América do Sul, Araucanía, Chile

PARQUE NACIONAL HUERQUEHUE – o parque dos lagos

.
O Parque Nacional Huerquehue fica a 821 km de Santiago, 145 km de Temuco e 35 km de Pucón. Está localizado na região de Araucanía no Chile, na província de Cautín, cidades de Cunco e Pucón.

placa do parque

O parque tem aproximadamente 20 lagos e as principais atrações são: Laguna Verde, Laguna Toro, Cânion Renahue e a montanha San Sebastián.

Visitamos o Parque Nacional Huerquehue em três oportunidades: outubro de 2017, dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

mapa do parque

Menu do post

  1. Clima
  2. Como chegamos
  3. Camping
  4. As trilhas
  5. Observações
  6. Custos
  7. Outros relatos
  8. Valeu?

Clima

A região tem um clima chuvoso entre maio a setembro. Em 2017 foi um ano atípico e choveu bastante em outubro também. Na época, muitas trilhas estavam fechadas pela Conaf devido ao excesso de neve. Segundo o guarda-parque a previsão de liberação de todas as trilhas é em meados de dezembro. Mas para garantir é melhor ir entre janeiro até meados de abril. Já vi muita trilha com neve em dezembro nos Andes chileno.

Deixo aqui o link da previsão do tempo no cume do Cerro San Sebastián: Windguru.

Vale observar que em janeiro é quando tudo fica lotadíssimo. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico do clima durante o ano em Pucón, cidade localizada a 35 km do Parque Nacional Huerquehue (fonte MSN).

Mês Temperatura média (ºC) Precipitação máx. (mm)
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
13 a 25
13 a 26
12 a 23
9 a 18
7 a 13
5 a 10
4 a 10
4 a 11
5 a 13
6 a 16
7 a 19
10 a 22
34
31
43
69
105
165
133
130
90
74
45
46

Clique aqui para voltar ao menu.


Como chegamos

Para quem não tem carro, que foi o nosso caso, o acesso mais fácil para se chegar ao parque é de ônibus saindo de Pucón. E para chegar em Pucón, também usamos um ônibus que sai da capiltal Santiago.

Em Pucón, ficamos hospedados no Hostal Rukwa em 2017. E em 2021 foi a vez do Hostal Kutralwe. Ambos estavam, na época, classificados por nós como categoria BBB: Bom, Bonito e Barato.

De Pucón sai diariamente um ônibus da empresa Caburgua, que vai até a portaria do Parque Nacional Huerquehue. A grade de horários do ônibus em janeiro de 2021 era:

Saída de Pucón: 8h30 / 16h00
Saída do Parque: 9h30 / 17h10

O trajeto do ônibus de Pucón até a portaria do parque, é de aproximadamente 1 hora.

Clique aqui para voltar ao menu.


Camping

A Conaf tem um camping com chuveiro quente, em frente ao lago Tinquilco, no lado da portaria do parque.

Além do camping da Conaf, há alguns campings privados dentro e fora do parque. Dentro do parque o mais visitado é o camping Olga. E do lado externo, ficamos em 2021 no agradável Camping Rapa Nui, a 1 km da entrada do parque. Todos estão à beira do lago Tinquilco.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Lago Tinquilco no Camping Rapa Nui

Clique aqui para voltar ao menu.


As trilhas

O Parque Nacional Huerquehue pode ser percorrido a pé por suas trilhas oficiais: Sendero Ñirrico, Sendero Los Lagos, Sendero Los Huerquehues, Sendero San Sebastian e Sendero Quinchol. Vamos comentar um pouco sobre cada uma dessas trilhas.

Sendero Ñirrico

A caminhada no parque começa na mini trilha Ñirrico, de 800 metros. A atração nesta trilha é o tímido mirante do lago Tinquilco.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Lago Tinquilco (dez/2020)

Saindo desta trilha voltamos para a estrada e passamos por outras propriedades e campings privados, até chegarmos em outra casa da Conaf. Até aqui foram 1h10min.

Estrada entre as trilhas Ñirrico e Los Lagos (out/2017)

Sendero Los Lagos

A partir da casa da Conaf, começa os 9 km de ida-e-volta da trilha Los Lagos, que nos leva até o lago Verde.

O trajeto é bem inclinado e sinalizado, com trechos construídos em madeira para facilitar a caminhada, e outros trechos com muita lama. A caminhada é praticamente dentro de um bosque, protegida do Sol.

Abaixo seguem os dados do Sendero Los Lagos somado ao Sendero Ñirrico, ida-e-volta:

Distância
Tempo sem paradas
Subida acumulada
Descida acumulada
Altitude máxima
20 km
8 horas
1850 metros
1850 metros
1520 metros

Você também pode assistir esta trilha no YouTube:

Durante a trilha Los Lagos, passamos pelas seguintes atrações: Mirador 1, Mirador 2, Cascada Nido de Águilas, Cascada Trufulco, Lago Chico, Laguna Toro, Laguna Huerquehue, Laguna Los Patos e Laguna Verde.

A primeira atração é o Mirador 1. A uma altitude de 953 metros, as árvores dão uma brecha e temos uma bela vista para o lago Tinquilco e o vulcão Villarrica ao fundo.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
vista do Mirador 1 para o Lago Tinquilco e vulcão Villarrica (dez/2020)

Continuando a subida pelo bosque passamos pelo Mirador 2, a 1094 metros de altitude. É a mesma paisagem do primeiro mirante, só que um pouco mais alta. A paisagens destes mirantes são as melhores de todo o Sendero Los Lagos.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
segundo mirante do Sendero Los Lagos (dez/2020)

Continuando a subida há uma indicação para a Cascada Nido de Águilas. Vale a pena conhecê-la, pois o desvio é bem curto.

cascada Nido de Águilas (out/2017)

Não muito distante da cachoeira anterior, há outro pequeno desvio para a Cascada Trufulco.

cascada Trufulco (out/2017)

Depois da Cascada Trufulco a lama começou a ficar mais intensa.

lama na trilha Los Lagos (out/2017)

Depois da forte subida, chegamos no lago Chico, onde há uma ponte para cruzá-lo. Em outubro de 2017, logo depois deste lago, a neve começou a tomar conta da trilha, se misturando com a lama.

Lago Chico (out/2017)

Entre o Lago Chico e a Laguna Toro, a inclinação da trilha ficou bem mais suave. A foto da Laguna Toro foi a melhor foto de 2017, com a neve quase invadindo a água.

laguna Toro (out/2017)

A trilha segue contornando a Laguna Toro, e no verão muitos aproveitavam as águas refrescantes da lagoa para um ti-bum.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
banhistas na Laguna Toro (dez/2020)

Depois da Laguna Toro há duas opções: seguir por uma conexão para a Laguna Verde, ou continuar subindo por um circuito até as Lagunas Huerquehue e Los Patos. Em outubro de 2017 este trecho estava com muita neve e seguimos para a Laguna Verde, retornando depois para a portaria. O circuito completo fizemos somente em dezembro de 2020.

Para quem pretende passar somente um dia no parque e voltar à Pucón de ônibus no final da tarde, aconselho fazer as contas para avaliar se dá tempo de conhecer as Lagunas Huerquehue e Los Patos. Acho que vai ficar bem corrido.

A Laguna Huerquehue fica a 2 km de subida em um bosque a partir da Laguna Los Toros. Uma caminhada tranquila e agradável, mas nada demais.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Laguna Huerquehue (dez/2020)

Depois da Laguna Huerquehue, a subida deu uma trégua e seguimos por 1,5 km até a Laguna Los Patos.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Laguna de Los Patos (dez/2020)

Depois da Laguna de Los Patos, começamos a descer novamente. Caminhando mais 2 km e chegamos na Laguna Verde. Em outubro de 2017, a Laguna estava quase totalmente congelada e coberta de neve. Havia até um patinho morto no lago. 😢

laguna Verde (out/2017)

Já em dezembro de 2020 pessoas se banhavam em suas águas.

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Laguna Verde (dez/2020)

Sendero Los Huerquehues e Termas Rio Blanco

Não seguimos adiante depois da Laguna Huerquehue. Mas o parque continua pelos 21 km da trilha Los Huerquehues e acaba nas Termas Rio Blanco. São 2 dias de trekking até as Termas, acampando no setor Renahue. Em dezembro de 2020 o guarda-parque nos confessou que eles estão pensando em desabilitar esta trilha. Provavelmente é muita manutenção para pouca procura.

Sendero San Sebastián

A trilha San Sebastián leva até o cume da montanha. A sua entrada está a 500 metros da portaria do parque. É uma trilha bem demarcada e bem empinada, com 1070 metros de desnível em 6,5 km.

Abaixo seguem os dados ida-e-volta, do Sendero San Sebastián somado ao desvio do Sendero Quinchol na descida:

Distância
Tempo sem paradas
Subida acumulada
Descida acumulada
Altitude máxima
15 km
6 horas
1420 metros
1620 metros
1910 metros

Você também pode assistir esta trilha no YouTube:

A maior parte da trilha é dentro do bosque e não há água no caminho. No meio do trajeto passamos pelo belo Pampa Quinchol. O Pampa Quinchol é um campo aberto com vista para o vulcão Villarrica. Um extenso gramado verde, araucárias e flores vermelhas enfeitavam o cenário.

Voltamos para o bosque e tivemos uma leve descida, a única até aqui. Depois deste trecho as árvores vão ficando para trás e até neve apareceu. Caminhamos nesta trilha em janeiro de 2021. O último trecho da trilha é a mais empinada e com muitas pedras. A paisagem vai se agigantando.

No cume tivemos uma extraordinária vista panorâmica dos lagos Tilquilco e Caburgua; Lagunas San Manuel, Verde, Torto e Chico; vulcões do Parque Nacional Villarrica (Villarrica, Quetrupillán, Quinquilil e Lanín), do Parque Nacional Conguillío (Llaima), Nevados del Sollipulli e Choshuenco. Isso se o tempo ajudar. 🌞

Parque Nacional Huerquehue_Chile
Cerro San Sebastián

Sendero Quinchol

A Trilha Quinchol tem 5 km e fica no meio do Sendero San Sebastián. Não vale a pena percorrê-la. É dentro do bosque, pouco demarcada. Havia somente um minúsculo trecho sem árvores. Em janeiro de 2021, essa era uma das poucas trilhas que fizemos e não estava no MapsMe.

Clique aqui para voltar ao menu.


Observações

  • Se for pegar o ônibus até o parque, chegue pelo menos 15 minutos antes. O ônibus pode lotar e você não vai querer ficar de pé.
  • O ideal é acampar alguns dias no parque, para explorá-lo mais.
  • Visite o parque no verão, a partir de meados de dezembro. Há mais chances de todas as trilhas estarem liberadas, os lagos descongelados e os espelhos d’água fantásticos.
  • Antes de subir o Sendero San Sebastián verifique a previsão do tempo. A subida só vale a pena se tiver paisagem. Segue link da previsão do tempo do Cerro San Sebastián: Windguru

Clique aqui para voltar ao menu.


Custos

Seguem alguns custos em pesos chilenos (CLP) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (janeiro de 2021).

  • Ônibus de Pucón ao Parque, ida-e-volta: $CLP 4000 ($BRL 22)
  • Entrada no Parque Nacional Huerquehue, individual: $CLP 7200 ($BRL 40)
  • Camping Rapa Nui, a 1 km do Parque Huerquehue, diária individual: $CLP 7000 ($BRL 39)
  • Hostal Kutralwe, em Pucón, diária para casal, quarto e banheiro privado: $CLP 20000 ($BRL 112)

Cotação em 29/12/2020:
$USD 1,00 = $BRL 5,19 = $CLP 715

Clique aqui para voltar ao menu.


Outros relatos

Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler relatos de outros viajantes também. Deixo abaixo alguns links que encontrei na web sobre o Parque Nacional Huerquehue:

Trilhas e una playita: Parque Nacional Huerquehue, no Chile – Saia Pelo Mundo

Trilhas do Parque Nacional Huerquehue no Chile | vida sem paredes


Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.

Qualquer doação é bem-vinda!

Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉

R$1,00


Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.