Extrema é uma cidade mineira, que fica a 109 km de São Paulo, 474 km de Rio de Janeiro e 478 km de Belo Horizonte, com população estimada de 33 mil habitantes.
O clima de Extrema é considerado como subtropical de altitude cwb, com inverno seco e verão ameno. Para quem quiser curtir as paisagens de Extrema, a melhor época para ir é nos meses menos chuvosos: de abril a agosto.

Os principais pontos turísticos que visitamos são: Pico do Lopo Guará, Pedra das Flores e rampas de Voo Livre.
Rampa Voo Livre
O primeiro lugar que conhecemos em Extrema foi a rampa de Voo Livre.

Chega-se na rampa de carro ou por uma trilha que sai da cidade. Para os desavisados, a trilha é bem puxada. Na última vez que fomos em 2012 a mata estava bem fechada, pois poucas pessoas fazem esse pedaço da trilha. Deixamos o carro na cidade e andamos pela trilha apé até a rampa. Mas o mais divertido foi perder a chave do carro no meio do caminho, ter que voltar de ônibus até São Paulo, pegar a chave reserva em casa e voltar de ônibus até Extrema para resgatar o carro. Foi super divertidooooo.
Pico do Lopo
O Pico do Lopo fica na Serra do Lopo, que faz parte do complexo da Serra da Mantiqueira, assim como a Serra Fina e Pedra do Baú.

Para chegar no Pico do Lopo, temos que passar pela rampa de Voo Livre, seja de carro ou a pé, e pegar uma trilha antes de um portal. Outra opção é seguir em frente ao portal e parar o carro em alguma pousada. É mais seguro.

A trilha é bem tranquila, fácil e rápida. Rapidamente chega-se na Pedra das Flores, onde já se tem uma bela paisagem.

Para chegar no Pico do Lopo anda-se só mais um pouco a partir da Pedra das Flores.


Observações e links
Dicas:
- Como não me sinto segura em deixar o carro pernoitando na rua, quando vou acampar deixo o carro estacionado em alguma pousada, pagando uma pequena taxa ao proprietário.
- Ao lado da Pedra das Flores há um bom lugar para acampamento selvagem. Lembre de levar água suficiente, pois não há ponto de água neste ponto.
- Perto da rodoviária há um bom supermercado, onde é possível comprar o lanche para trilha e ir a banheiro.
- Ainda não fizemos o rafting no rio Jaguari, mas é uma boa dica de diversão.
- Outra opção de trilha com um perfil parecido à Serra do Lopo é o Pico da Onça, localizado em São Francisco Xavier (SP). Para quem gostar, vale a pena conferir.
Links úteis:
Mais fotos
Este post vale 1 real?
Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.
Qualquer doação é bem-vinda!
Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉
R$1,00
Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!