Cano Cristales_La Macarena_Colombia
América do Sul, Colômbia, Meta

CAÑO CRISTALES – o rio mais lindo do mundo

.
Entre setembro e dezembro de 2021 viajamos por 90 dias na Colômbia. No 24º dia de nossa viagem fomos conhecer o que muitos consideram, inclusive eu, o rio mais lindo do mundo: o rio Caño Cristales.

Caño Cristales pertence ao Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena, e está localizado no departamento de Meta, na região natural de La Orinoquía.

Por muitos anos a região de Caño Cristales estava dominada pelos guerrilheiros da FARC, e o rio era a piscina privada de um ex-chefe da guerrilha. Por isso, apesar de sua impressionante e singular beleza, o rio não foi uma atração turística por praticamente uma década.

Após um acordo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha, o rio Caño Cristales foi aberto à visitação por volta de 2016, e hoje é um dos pontos turísticos naturais mais importantes da Colômbia.

Você também pode ver esta trilha no YouTube.


Menu do post

  1. Resumo da caminhada
  2. Melhor época
  3. Como chegamos
  4. Como chegar
  5. Caño Piedra
  6. Caño Cristales
  7. Observações
  8. Custos
  9. Outras fontes
  10. Valeu?

Resumo da caminhada

  • País: Colômbia
  • Departamento: Meta
  • Cidade: La Macarena
  • Início e Fim: La Macarena
  • Distância total: 8 km (ida-e-volta)
  • Duração: 1 dia
  • Subida acumulada: 330 metros
  • Descida acumulada: 340 metros
  • Altitude mínima: 270 metros
  • Altitude máxima: 370 metros
  • Realizado em: início de outubro de 2021
  • Previsão do tempo: Windguru
  • Vídeo: Youtube

Segue o nosso percurso no mapa, e o perfil de elevação.

elevação cano cristales
elevação

Clique aqui para voltar ao menu.


Melhor época

Na cidade La Macarena, onde fica o rio Caño Cristales, durante o ano inteiro, o tempo é opressivo e com precipitação. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 21 °C a 31 °C e raramente é inferior a 20 °C ou superior a 34 °C. Ou seja… é um lugar úmido e quente praticamente todo o ano.

O que define o melhor período do ano para visitar Caño Cristales é a quantidade de chuva e a época de reprodução da planta aquática endêmica Macarenia clavigera, responsável pelo tom colorido do rio Caño Cristales.

Sendo assim, a melhor época para visitar Caño Cristales é de junho a novembro. Nesta época o período é chuvoso, o que proporciona um bom volume de água no rio e, coincide com o período de não reprodução das plantas aquáticas. De dezembro a maio, período de reprodução das plantas, não é possível apreciar as cores do rio.

Dizem que os dois melhores meses ficam para setembro e outubro. 

Clique aqui para voltar ao menu.


Como chegamos

No 20º dia de nossa viagem pela Colômbia, estávamos visitando o deserto de La Tatacoa, localizado na cidade de Villavieja, no departamento de Huila, a aproximadamente 290 km a sudoeste da capital Bogotá.

Villavieja
Temperatura: 23 a 35 °C
Altitude: 430 msnm

De Villavieja fomos em um veículo 4×4 por pouco mais de uma hora até Neiva, onde dormimos uma noite.

Neiva
Temperatura: 23 a 33 °C
Altitude: 442 msnm

Em Neiva há transportes até La Macarena, passando por San Vicente del Caguan. É possível ir em um dia de viagem, saindo às 4 horas da madrugada de Neiva, parando em San Vicente para almoçar e chegando em La Macarena por volta das 18 horas. Como achamos que seria muito cansativo, optamos por dormir uma noite em San Vicente.

Então saímos de Neiva às 11h30min. Seguimos por uma estrada tortuosa em uma bonita serra. Subimos a serra até a divisa de províncias, onde passamos por um controle militar com homens armados de metralhadoras. Pediram os documentos de todos, e autorizaram nossa passagem. Depois percebi que eles passaram um rádio para o próximo ponto de controle, avisando que havia dois estrangeiros naquele carro. Estávamos em uma área que era dominada pelos guerrilheiros da FARC a alguns anos atrás. Depois li em algum lugar que alguns ex FARC voltaram a se armar e viviam naquela região… Sugiro que, para quem quiser ir para La Macarena de carro, como nós fomos, pesquisem antes de ir se a região está segura.

Entramos em uma estrada vicinal, e seguimos serra abaixo. No caminho passamos próximos de uma base da ONU e do povoado de Miravalles, onde ex-combatentes da FARC vivem integrados à sociedade. Paramos para almoçar às 15h30min.

É importante levar papel higiênico. Nas duas paradas que tivemos, tive que improvisar com lenço de papel. E quem tiver náusea, tente reservar com um dia de antecedência o banco ao lado do motorista.

Conforme saímos da montanha, a estrada foi ficando menos tortuosa. Chegamos às 18h30 em San Vicente del Caguan.

San Vicente del Caguan
Altitude: 280 msnm

San Vicente del Caguan pertence ao departamento de Caquetá, e tem cerca de 73 mil habitantes. Fiquei impressionada com o tamanho da cidade. Esperava uma cidade bem menor.

Dormimos uma noite em San Vicente, e no dia seguinte pegamos outro carro, de mesmo porte e da mesma empresa, rumo à La Macarena. O carro partiu às 9h30.

Colombia
os carros saindo de San Vicente

A estrada era mais tranquila, com menos curvas, e paisagem rural. Não tivemos controle militar no caminho. Fizemos a primeira parada às 10h30 no povoado em Los Pozos. A parada para almoço foi às 12h30min, na ETCR Playa Rica, outro lugar onde ex-combatentes da FARC estão em um processo para se integrar à sociedade.

Esta viagem foi cansativa pois o motorista colocou música alta e foi cantando todo o caminho. Mas se é para ficar acordado no volante, pode cantar à vontade. Canto até junto se precisar.

Após 6 horas de viagem, às 15h30min, enfim chegamos exaustos na pequena cidade de 33 mil  habitantes La Macarena, localizada a 231 msnm. La Macarena é a cidade onde está localizado o rio Caño Cristales, e onde ficaríamos hospedados.

Bom… foi assim que chegamos a La Macarena. Mas eu NÃO RECOMENDO, pois o percurso que fizemos passa por uma área de conflitto entre militares e guerrilheiros. Tive essa consciência somente depois de ter completado a viagem.

Então agora vou te falar o melhor modo de chegar em Caño Cristales.

Clique aqui para voltar ao menu.


Como chegar

O melhor modo de chegar em La Macarena é por via aérea. Em uma pesquisa que fiz, encontrei a operadora Satena, realizando voos para La Macarena desde Bogotá, Cali ou Medellín. Quando estive em La Macarena vi um avião parado no pátio do aeroporto da cidade. É um avião bem pequeno. Mas com certeza é mais seguro que atravessar a selva colombiana, em uma estradinha, “protegida” por militares carregando metralhadoras.

Também é importante informar que a maioria dos turistas que chegam em La Macarena, chegam por via aérea em um pacote fechado, incluindo hospedagem e guia. Nós pertencíamos à minoria.

Clique aqui para voltar ao menu.


Caño Piedra

Como não dá para ir a pé até Caño Cristales, e é obrigatória a contratação de guia, fomos procurar um tour assim que chegamos em La Macarena. Infelizmente não conseguiram fechar um grupo para nos encaixar no dia seguinte e tivemos que esperar. A maioria dos turistas chega a La Macarena por avião, e já vem com um pacote fechado. Para quem chega de supetão, como nós, corre o risco de ter que aguardar formar um grupo. Pelo menos a estadia na cidade era barata.

Como teríamos um dia de folga, fomos ver o que poderíamos fazer. Nos aconselharam a ir até Caño Piedra, uma piscina natural próxima da cidade.

Às 10 horas fomos até a praça central, e perguntamos por lá se alguém poderia nos levar até Caño Piedra. Não demorou para nos oferecerem um transporte. Uma moto puxando uma carreta com assentos nos levou por 8 km em uma rua de terra cheia de buracos até Caño Piedra. Fomos subindo, até que encontramos um “pedágio” de COP 2500 cada um. Pagamos o pedágio, e o motorista da moto nos levou até uma casa, onde ele estacionou. Ele foi praticamente um guia. Muito simpático, nos acompanhou durante o restante do dia.

Fomos caminhando até uma piscina natural belíssima de águas cristalinas. A trilha é super curta. Na piscina, um grupo de mulheres se banhavam. Nós caminhamos um pouco ao lado do leito do rio, e depois voltamos para dar um ti-bum na sensacional piscina.

La Macarena_Colombia
Caño Piedra

Quando fomos embora, havia uma mulher na casa onde a moto estava estacionada, pedindo dinheiro para ajudar a cuidar de seus animais. Vimos peru, arara e loro. Deu até para brincar com o lorito. Uma gracinha. Demos o que tínhamos de trocado para a mulher, e fomos embora.

Na volta paramos em um hotel, que fica no alto da colina e subimos em um mirante, com um preço de COP 3000 cada um.

E assim voltamos para La Macarena às 13 horas. À tarde uma chuva tentou, em vão, espantar o calor colombiano.

Clique aqui para voltar ao menu.


Caño Cristales

Ficamos um dia aguardando a formação de um grupo para irmos ao Caño Cristales. E no final das contas, a espera foi boa, pois no no dia que fomos ao Caño Cristales, o céu estava ótimo, sem chuvas e com Sol. O nível do rio também estava excelente.

O dia começou às 7h30min, quando encontramos a Doris no aeroporto. A Doris era a dona da agência onde contratamos o tour. Houve desistências, e acabamos indo somente eu e Ramon com o guia. Praticamente um tour privado.

Aerporto La Macarena_Colombia_Cano Cristales
aeroporto de La Macarena

No aeroporto nos deram algumas instruções sobre a boa conduta em Caño Cristales. Para nossa surpresa não é permitido levar garrafas plásticas de água. Só entra squeeze ou garrafas térmicas. Tivemos que pedir emprestado à Doris. Também não é permitido levar protetores solares, o que é compreensível, para não contaminar o rio.

A agência nos forneceu nossos almoços ecologicamente embrulhados em folhas de bananeira. Fez falta um saco plástico para levar a comida dentro da mochila.

Do aeroporto fomos a pé até o porto, que ficava bem próximo de lá, e às 8h20min pegamos uma canoa, e percorremos um curto trecho do rio Guayabero. Foram somente 15 minutos de navegação.

Cano Cristales_Colombia
canoas no rio Guayabero

Saímos da canoa, e várias caminhonetes aguardavam os turistas. Pegamos um carro que nos levou por uma estrada de terra, por aproximadamente 20 minutos, até uma casa onde há um controle de entrada para as trilhas. Aproveitei para ir ao banheiro. No final, ninguém revistou nossas mochilas, e poderíamos ter levados nossas garrafinhas de água.

Cano Cristales_La Macarena_Colombia
casa de controle do Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena

Às 9 horas começamos a caminhada. Há algumas opções de trilha, fomos por um circuito de aproximadamente 8 km. Logo no começo vimos as primeiras tímidas algas responsáveis por darem a coloração rosada do rio: Macarenia Clavigera.

No início da caminhada o guia nos surpreendeu com seu conhecimento botânico. A cada planta ele parava, e nos dava informações interessantes sobre cada espécie. Caminhamos por um solo rochoso, que segundo o guia vai até a Venezuela.

Às 9h50 chegamos na primeira ponte, onde apreciamos um braço do Caño Cristales, conhecido como Caño Escondido. Continuamos caminhando sobre rochas, até às 10h20, quando chegamos na segunda ponte, onde está a Cascada La Virgem.

cano cristales_La macarena
Cascada La Virgen

Saímos de um braço de Caño Cristales para outro braço, e fomos apreciando as cores do rio até a Cascada Los Pianos. Mais alguns metros acima da cascada, foi possível nos refrescarmos no cantinho de uma queda d’água. Estávamos na metade da caminhada e no ponto mais alto do dia, a aproximadamente 350 metros de altitude. Eram 11 horas quando um cachorro apareceu, e nos  fez companhia até o final do dia.

Depois de um breve refresco em Los Pianos, descemos beirando o rio, apreciando suas cores. Nas partes com menos algas, o contraste com o solo amarelo arenoso deixava tudo mais bonito.

Cano Cristales_La Macarena_Colombia
contraste de cores no rio Caño Cristales

Às 11h30min passamos por mais uma ponte, e chegamos na Cascada Los Cuarzos, onde paramos para almoçar, e aproveitamos a deliciosa piscina natural da cachoeira. O simpático cachorro também almoçou as sobras de comida, e fez sua refeição do dia.

Deixamos a Cascada Los Cuarzos, e caminhamos em um trecho onde há a maior concentração de algas, conhecida como El Tapete.

Cano Cristales_La Macarena_Colombia
El Tapete

Seguimos no caminho, e o guia nos mostrou uma pequena fonte de petróleo.

Às 13h15min paramos para mais um banho em outra deliciosa piscina do rio.

Continuamos descendo o rio, e vimos vários buracos nas rochas, por onde o rio passa, que me lembrou ofurôs. As formações rochosas e o colorido do rio estavam bem bonitos. Este setor do rio Caño Cristales é conhecido como Los Ochos.

Cano Cristales_La Macarena_Colombia
Los Ochos

Às 14 horas tomamos nosso último e refrescante banho. Ficamos quase 30 minutos dentro da água, e depois fomos até a casa de uma senhora, onde tomamos uma cerveja gelada. Antigamente esta senhora e sua casa davam suporte para os guerrilheiros da FARC, hoje dão suporte para os turistas.

De lá voltamos caminhando, e às 15h20min reencontrarmos a caminhonete. Voltamos para La Macarena, onde chegamos às 16 horas.

No dia seguinte fomos embora de La Macarena do mesmo modo que viemos, porém depois de chegarmos em San Vicente, seguimos para nosso próximo destino: o vulcão Puracé.

Apesar de ser extremamente caro conhecer o rio Caño Cristales, foi algo único que vi na vida, e que jamais esquecerei. Não sei se há outro rio mais belo no mundo, mas, sem dúvidas, é o rio mais belo que já vi.

Se eu pudesse mudar algo nesta viagem, eu teria ido de avião direto para La Macarena, e depois saído de lá por terra, para conhecer o deserto de La Tatacoa. Foi extremamente cansativo chegar em La Macarena de carro.

Clique aqui para voltar ao menu.


Observações

  • Para ver o rio Caño Cristales em seu esplendor, tem que ter uma mistura de planejamento, dinheiro e sorte. Além de se planejar em visitá-lo na melhor época do ano, que vai de junho a novembro, também precisará de sorte no dia. Em um dia muito chuvoso, o volume de água do rio pode ficar muito alto impedindo a visualização das plantas aquáticas. Além disso, dias ensolarados são mais propícios para se apreciar um espetáculo da natureza.
  • Não vá por via terrestre, pode ser bem perigoso devido à forte influência de ex-guerrilheiros da FARC na região. Por via aérea é bem mais seguro.
  • Planeje seu aéreo com antecedência, pois parece que as passagens para La Macarena, além de caras, são escassas.
  • Fique pelo menos duas noites em La Macarena. É bom ter pelo menos um dia reserva para evitar de visitar o parque em dia chuvoso. Só não sei como fica o pagamento para o guia, caso você altere a data da visita de um dia para o outro.
  • Avalie a possibilidade de comprar os serviços de guia com antecedência. Nós tivemos que aguardar pelo menos um dia para formar um grupo.
  • É bom levar um repelente para passar a noite em La Macarena.
  • Teoricamente não é permitido entrar com garrafas plásticas, então leve um squeeze.
  • Também não é permitido o uso de protetor solar não biodegradável no Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena. Na dúvida, é bom ir com proteção física (camiseta de manga comprida).

Clique aqui para voltar ao menu.


Custos

Seguem alguns custos em pesos colombianos (COP) e equivalentes em reais (BRL), conforme câmbio local e preço da época (outubro de 2021):

Transporte

  • Ônibus, de Bogotá até Neiva, individual: $COP 60.000 ($BRL 100)
  • Carro, de Neiva até San Vicente de Calguan, individual: $CLP 60.000 ($BRL 100)
  • Carro, de San Vicente del Calguan até La Macarena, individual: $CLP 60.000 ($BRL 100)
  • Aéreo, de Bogotá a La Macarena, ida-e-volta, individual, valor de 2023: $CLP 390.000 ($BRL 454)

Hospedagem

  • Hotel Limaco, em Neiva, diária casal: $COP 60.000 ($BRL 95)
  • Hotel Amazonia, em San Vicente de Calguan, diária casal: $CLP 90.000 ($BRL 150)
  • Hotel Los Cristales, em La Macarena, diária casal: $CLP 35.000 ($BRL 58)

Passeios e entradas

  • Pedágio Caño Piedra, individual: $COP 2.500 ($BRL 4)
  • Mirante a caminho de Caño Piedra, individual: $COP 3.000 ($BRL 5)
  • Transporte para Caño Piedra, para duas pessoas: $CLP 80.000 ($BRL 133)
  • Tour Caño Cristales, incluindo guia, transporte, entrada e alimentação, individual: $CLP 350.000 ($BRL 581)

Cotação comercial em 05/10/2021:
$USD 1,00 = $BRL 5,48 = $COP 3.783,28

Clique aqui para voltar ao menu.


Outras fontes

Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo abaixo alguns links que encontrei sobre Caño Cristales:

Site Oficial do Parque Nacional Natural Sierra de La Macarena

Companhia aérea que faz o rota para La Macarena

Fotos comparativas de diferentes volumes de água no rio.

Relato do blog Trekmundi.

Blog Travelgrafia


Este conteúdo vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Abaixo há algumas alternativas de contribuição:

YOUTUBE

Se inscreva, comente, mande um Valeu, e assista nosso canal do YouTube.

BOOKING

Reserve sua hospedagem no Booking, ou alugue um carro na Unidas através de nossos links: Booking do Mochilão Sabático e Unidas do Mochilão Sabático. Você não paga mais nada por isso, e ganhamos uma pequena comissão.

AFILIADOS

Ao realizar compras nas lojas abaixo, após clicar em seus respectivos links, ganhamos uma pequena comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.

Lojas de departamento
AliExpress
Polishop

Lojas esportivas
Decathlon
Nike
Speedo
Nautika
Penalty
Stanley
Olympikus

Eletrônicos
Asus
Xiaomi

Viagem
Sky Airline
eDestinos
Assistente de Viagem

Clique aqui para voltar ao menu.


Nos acompanhe

Nos acompanhe em nossas mídias sociais e/ou receba nosso conteúdo por e-mail se cadastrando abaixo:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.