O Parque Estadual do Jaraguá, com seus 1.135 metros de altitude, é o ponto mais alto da cidade mais populosa do Brasil: São Paulo. Está localizado no bairro do Jaraguá a oeste da serra da Cantareira.
Apesar da cidade ter 12 milhões de habitantes, o Parque estava bem tranquilo no domingo que visitamos.
Os melhores meses para visita são entre abril a setembro, na época mais seca.

A entrada é gratuita e o parque fica aberto diariamente. Você pode ir de carro até o pico ou ir de ônibus municipal (tem um ponto na frente do parque) e subir pela trilha do Pai Zé até o pico.
Não há lanchonetes no parque, mas tem algumas barracas na portaria que serve cachorro quente e snacks; e outras barracas perto do pico, servindo churrasco, picolé, algodão doce, sucos e refrigerantes.

São 4 trilhas que compõe o parque: trilha do Lago, trilha do Pai Zé, trilha do Silêncio e trilha da Bica.
Trilha do Lago
Ao entrar no parque, o primeiro ponto é o lago, que é a casa de vários patos.

Trilha do Pai Zé
É a trilha principal que leva até o Pico do Jaraguá.

A trilha para ir e subir leva cerca de 2 horas, com direito à parada de fotos e tomar refrigerante. Não é uma trilha difícil, inclusive vimos muitas crianças fazendo a trilha, algumas se divertindo e outras reclamando, mas todas andando.

Você irá encontrar macaquinhos no meio da trilha. Eles sabem que onde tem humanos há comida farta e por isso chegam bem próximos de nós.
Ao chegar na antena, você terá uma bela vista da cidade de São Paulo. Infelizmente no dia que fomos o tempo estava bastante nublado.

Vista da estrada que dá acesso ao Pico do Jaraguá (SP)
Trilha da Bica
A trilha da Bica é uma trilha curta que leva à uma bica com água potável. Acredito que deve ser uma das poucas bicas com água potável na cidade de São Paulo.

TRILHA DO SILÊNCIO
A trilha do silêncio é uma trilha adaptada para cadeirantes bem fácil de andar. Apesar de ouvirmos bastante som de carro e motos no início da trilha, a vegetação vai abafando os ruídos conforme a trilha vai chegando no final.
Casarão Afonso Sardinha
Dentro do Parque fica o Casarão Afonso Sardinha, construído em 1580 na época dos escravos. É uma pena que não é possível visitar o casarão internamente.

Observações e Links

Observações:
- Vá com roupa confortável para andar nas trilhas.
- Leve papel higiênico. Tem bastante sanitários no parque, porém foi difícil encontrar um com papel higiênico. Sabonete nem pensar.
- Também há lugar para as pessoas fazerem um churrasco e para as crianças brincarem. No dia que fomos tinha até uma festa de confraternização com direito à decoração com balões.
- Quem quiser se aventurar a começar a acampar, tente o Pico da Onça, localizado em São Francisco Xavier (SP).
Link útil:
http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/
Este post vale 1 real?
Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.
Qualquer doação é bem-vinda!
Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉
R$1,00
Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!