Araucanía, Chile

CONGUILLIO – de Captrén a Truful-Truful

O Parque Nacional Conguillio é mais um parque gerenciado pela Conaf. Está na região de Araucanía no Chile, localizado a 125 km de Temuco e 700 km de Santiago.

As principais atrações são o vulcão Llaima e o lago Conguillio, que pode estar congelado no inverno rigoroso. A temperatura média no verão é de 15°C e no inverno varia entre 1 e 6°C.

O parque tem três acessos:

• Curacautin – laguna Captrén
  • Melipeuco – rio Truful Truful
  • Cherquenco – sendero Los Paraguas
mapa do Parque Nacional Conguillio

Oficialmente o parque está aberto a partir do dia 15 de novembro. Chegamos no parque no penúltimo final de semana de outubro, e vimos vários chilenos aproveitando os dias ensolarados.
Segundo o guardaparque, em janeiro e fevereiro, há ônibus saindo de Temuco direto para o parque diariamente. Facilitando muito a vida dos mochileiros.

Como chegamos

Optamos por ir ao parque pela entrada Captrén, para isso nos deslocamos até a cidade Curacautin.

Do terminal de Temuco, de onde estávamos, até Curacautin, são 2 horas de ônibus.

De Curacautin até Captrén saem ônibus somente durante a semana, com a seguinte grade de horários:

2a feira: 6h00, 9h00, 18h00
3a feira: 6h00, 18h00
4a feira: 6h00, 14h00, 18h00
5a feira: 6h00, 18h00
6a feira: 6h00, 9h00, 14h00, 18h00

Pegamos o ônibus das 18h00 e depois de 45 minutos ele nos deixou em um cruzamento que fica a 11 km da portaria da Conaf.

Roteiro

No total foram 5 noites acampando:

• 1 noite na estrada
  • 1 noite na laguna Captrén
  • 2 noites no camping Ñirres
  • 1 noite na Laguna Verde

dia 1: estrada

Na primeira noite improvisamos um acampamento, pois já estava tarde e estávamos muito longe do parque. Encontramos um lugar, logo após onde o ônibus nos deixou, ao lado de um riacho.

acampando na primeira noite

Acordamos no dia seguinte com a barraca congelada literalmente. Choveu um pouco à noite, e a água que caiu congelou. Vimos que a previsão do tempo preveu -3°C. E acho que fez mesmo. ❄

dia 2: estrada – Laguna Captrén

Acordamos e continuamos seguindo rumo ao parque. Depois de 30 minutos caminhando na estrada encontramos um camping pago. É uma boa opção para quem vier no ônibus das 18h00.

Depois de 1h45min de caminhada, conseguimos uma carona básica 🚙. Eram chilenos que iriam pedalar dentro do parque.

Mas depois de alguns km, a programação do fim de semana deles foi por água abaixo. A estrada que dá acesso ao parque estava coberta de neve, impossibilitando carros de prosseguirem. Deveria ter uns 20 cm de neve acumulada. Bem que havia notado vários carros voltando.

Chile_Conguillio
trecho da estrada onde a neve começou a acumular

Seguimos a pé na neve, até a administração da Conaf, que fica entre o vulcão Llaima e a laguna Captrén, que estava parcialmente congelada.

Ao lado da laguna havia uma barraca montada em um terreno plano. Como o camping oficial da Conaf estava a 6 km de distância, acabamos ficando por ali.

Chile_Conguillio
local onde acampamos perto da laguna Captrén

Laguna Captrén

Aproveitamos para explorar a trilha que dá uma volta na laguna. Infelizmente não conseguimos completá-la. O início da trilha foi tranquilo, mas na segunda metade havia muita neve e não dava para adivinhar se embaixo da neve havia uma trilha ou o próprio lago.

lago Captrén com neve

Como não queríamos cair em uma cilada, voltamos.

Sendero Los Carpinteros

No meio da trilha Captrén há o acesso à trilha Los Carpinteros. Encontramos alguns chilenos que falaram que essa trilha também estava com muita neve e acabaram se perdendo. Depois desta conversa e da experiência da laguna, nem tentamos Los Carpinteros. Mas é uma trilha interessante, pois termina depois de 8 km no outro lado do parque, bem próximo à laguna Conguillio.

Vulcão Llaima

Não subimos ao Llaima. Mas há uma trilha de 8 km que dá acesso ao vulcão Llaima e à trilha Los Paraguas.

vulcão Llaima

88 metros
1291 metros
Moderada

dia 3: laguna Captrén – Camping Los Ñirres

Do lago Captrén seguimos até o lago Conguillio. São 6 km de estrada que separam os dois lagos. Porém o caminho estava coberto de neve e demoramos 2h10min para fazer este percurso. O guardaparque nos informou que esse trecho é o último a ser liberado por causa da neve.

Conseguimos passar duas noites no Camping oficial do parque. Teoricamente o camping estava fechado, mas o guardaparque acabou nos deixando pernoitar por lá. Acho que foi com a cara do Ramon e ficou com pena de mim.

camping Ñirres

Ele deixou as portas do banheiro abertas e havia água fria congelante disponível, caso quiséssemos tomar banho. A partir de 15 de novembro, quando o parque estiver oficialmente aberto, o camping oferece água quente. Também oferece chalés como hospedagem. Ótima opção para quem quer um conforto e está de carro.

tarifas de hospedagem no Parque Nacional Conguillio

Mirador Sierra Nevada

Montamos nossa barraca no camping e aproveitamos o lindo dia de Sol para ver o mirante da Sierra Nevada.

Início da trilha da Sierra Nevada

O começo da trilha foi tranqüilo e seco. Conforme subimos a neve foi aparecendo e aumentando. Vimos até chilenos com ski!

Como havia neve, fizemos o caminho já trilhado por outras pessoas, seguindo suas pegadas. Não é a trilha oficial, mas foi um bom atalho.

indo para o mirante Sierra Nevada

Como estava tarde ficou faltando 1 km para chegarmos no mirante. Mas já foi o suficiente para termos uma bela paisagem do lago Conguillio.

Ida e volta, do camping ao mirante, foram 5h15min de caminhada.

Laguna Conguillio

Na frente do campin

Anúncios

3 comentários em “CONGUILLIO – de Captrén a Truful-Truful”