América do Sul, Aysén, Chile

CERRO SUBMARINO – paisagens no final da Carretera Austral

No verão de 2020 nós, Paula e Ramon, tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Foram 3 meses percorrendo desde El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 37º dia de nossa viagem estávamos na Villa O’Higgins e fomos conhecer o Cerro Submarino, localizado ao lado do vilarejo.

A Villa O’Higgins é um pequeno vilarejo localizado no final da sublime Carretera Austral, com o mínimo de infraestrutura para atender moradores, turistas e viajantes. Está rodeada de belíssimas montanhas e lagos patagônios.

Você também pode ver esta trilha no YouTube.

Menu do post

• Período: início de fevereiro de 2020
  • Tracklog: Wikiloc

Melhor época

Na minha opinião, a melhor época para caminhar pelas trilhas da Patagônia é entre janeiro a abril, quando não há neve e as temperaturas estão mais agradáveis. Em dezembro ainda há uma probabilidade de alguma trilha estar fechada, devido ao excesso de neve que sobrou da última nevasca. Em maio a temperatura cai bastante e a neve ressurge no cenário.

Vale observar que:

• Toda a região próxima do campo de gelo Sul da Patagônia, que é o caso da Villa O’Higgins, tem um clima imprevisível, caracterizado principalmente pelas fortíssimas rajadas de ventos no verão.
  • Janeiro é quando tudo fica lotadíssimo. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico do clima durante o ano na Villa O’Higgins (fonte MSN).

Mês Temperatura (ºC) Precipitação máx. (mm) Neve (dias)
Janeiro
144
161

Como chegamos

Começamos nossa viagem pelo aeroporto de El Calafate, na Argentina. Depois de 7 dias por lá, partimos de ônibus para El Chaltén, saindo da rodoviária de El Calafate.

Ficamos 19 dias caminhando em El Chaltén, e então seguimos para a Villa O’Higgins pelo Cruce Internacional Glaciares.

O Cruce Internacional Glaciares é uma travessia entre Argentina e Chile, que cruza dois lagos e uma trilha. Os detalhes desta travessia está neste link.

Na Villa O’Higgins ficamos acampados no aconchegante Hostal El Mosco, de onde saímos caminhando até o início da trilha para o Cerro Submarino.

A trilha

8 horas
1780 metros
1700 metros

Saímos do Hostal El Mosco na Villa O’Higgins às 8h30min e fomos caminhando aproximadamente 2 km até o início da trilha. Fomos em direção à ponte do rio Mayer. Mas bem antes da ponte, logo que saímos da vila, desviamos para o rio Mosco.

Seguimos margeando o rio Mosco, com o rio à nossa direita, até uma ponte pênsil quase caída aparecer. Tivemos que criar coragem para atravessá-la.

ponte sobre o rio Mosco

Em 2020 a ponte estava em pedaços, e os chilenos estavam em obras no rio Mosco. Provavelmente em um futuro próximo, haverá um ponte novinha para este rio.

Um trabalhador parou para conversar conosco e pediu para avisá-lo quando voltássemos. Caso contrário ele ficaria preocupado e iria pedir para os Carabineros (polícia chilena) nos procurar. Ah pronto! Agora teríamos que procurá-lo no final da trilha.

No outro lado do rio, caminhamos com o rio à nossa direita. Fomos seguindo até encontrarmos uma cerca de arame. Ao lado da cerca, uma rua de terra subia a montanha. Foi aí que entramos para começar a trilha. Não havia absolutamente nenhuma sinalização.

Antes de sairmos da Villa O’Higgins, transferimos para o GPS alguns percursos disponíveis no Wikiloc para nos guiar. Os tracklogs foram bem úteis neste dia.

De repente a rua de terra passou a ser uma caminhada confusa no bosque. Na confusão cruzamos um riacho com muitas pedras ao lado, e continuamos subindo. Sempre subindo, sem parar. Até que enfim encontramos uma trilha e saímos um pouco do bosque. Uma esplêndida paisagem deu as caras, com montanhas nevadas crescendo no horizonte e a Villa O’Higgins sumindo lá embaixo.

paisagem subindo o Cerro Submarino

Entramos novamente em um pequeno bosque, e quando saímos começamos a caminhar ao lado de um riacho. A partir deste momento a caminhada era exposta ao Sol.

Aos poucos as pedras começam a tomar conta do solo e tudo só piora. Caminhamos pelo lado direito do rio, mas avaliando depois, talvez a margem esquerda fosse melhor, com menos pedras e mais gramado. Não vimos mais sinal da trilha. Se é que ela existia… Só vimos o Submarino ficando cada vez maior.

Cerro Submarino

Seguimos pela margem do riacho, e chegamos em uma pequena e tímida geleira. A montanha em formato de um submarino estava logo acima.

Montanha em formato de Submarino

Neste ponto largamos a trilha que tínhamos do Wikiloc e subimos pelo lado direito da geleira, passando por algumas manchas de neve.

caminhando no Cerro Submarino

Muito chata a subida, com muitas pedras, até que vimos um totem. Já era possível avistar o azul esverdeado do lago O’Higgins e as montanhas argentinas do outro lado.

Lago O’Higgins

Ficamos procurando o Fitz Roy, em vão, não era possível avistá-lo. Então decidimos subir mais um pouco, para tentar vê-lo. Foi uma pequena e demorada subida. Muito inclinada e com muitas pedras soltas. Chatíssima. Paramos exaustos no meio do caminho, e admiramos a vista.

paisagem no Cerro Submarino

Mas infelizmente não vimos o Fitz Roy. Talvez se tivéssemos subido pelo lado esquerdo da geleira, como estava na trilha do Wikiloc, teríamos visto o famoso pico argentino. De qualquer modo a paisagem é de tirar o fôlego.

Vista para o Lago Cisnes e Villa O’Higgins

Cansados, voltamos para a Villa O’Higgins pela mesma trilha que viemos.

voltando para a Villa O’Higgins

Quando chegamos na ponte pênsil, não vimos o senhor que falou conosco de manhã. Avisamos nosso retorno para outros dois trabalhadores que ali estavam. Não queríamos a polícia nos procurando na montanha.

Chegamos exaustos em Villa O’Higgins por volta das 19h30min. Tivemos forças para tomar banho, jantar e só. Fechamos os olhos e nanamos profundamente.

Descansamos um dia, para depois conhecermos mais um belo lugar desta região: o Glaciar Tigre.

Observações

• Faça download de tracklogs para o Cerro Submarino. Não há nenhuma sinalização na trilha e é bem confuso encontrar seu início. No final sugiro tentar caminhar pelo lado esquerdo do riacho. Nós fomos pelo lado direito e não conseguimos alcançar o cume.
  • A subida no Cerro Submarino é longa. Considerando as paradas levamos cerca de 11 horas. Sair cedo é obrigatório.
  • Nos disseram que no cume do Cerro Submarino é possível ver o Fitz Roy. Não sei se é verdade, mas se for verdade deve ser lindo.
  • Chegamos na Villa O’Higgins por El Chaltén, e demoramos 5 dias no imprevisível Cruce Internacional Glaciares. O modo mais fácil de chegar na Villa O’Higgins é de ônibus partindo de Cochrane.
  • A internet em toda Villa O’Higgins é muito fraca e rara. Há internet gratuita ao lado da biblioteca municipal.
  • Cartão de crédito é aceito na vila, mas levar dinheiro físico é mais garantido.
  • Não se esqueça da jaqueta impermeável e corta-vento. Villa O’Higgins fica próximo ao Campo de Gelo Sul da Patagônia, e o clima desta região é conhecido como imprevisível.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Custos

Seguem alguns custos em pesos chilenos (CLP), dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (fevereiro de 2020).

Gastos no Cruce Internacional Glaciares

• Cruce Internacional Glaciares, incluindo todos os transportes de El Chaltén a Villa O’Higgins, individual: $USD 120 ($BRL 480)
  • Camping, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 5 ($BRL 20)
  • Refeição, em Candelario Mancilla, individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Café da Manhã, em Candelario Mancilla, individual: $USD 11 ($BRL 44)
  • Quarto, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Pão, em Candelario Mancilla, unidade: $USD 1 ($BRL 4)

Gastos na Villa O’Higgins

• Pão, unidade: $CLP 200 ($BRL 1)
  • Empanada, unidade: $CLP 1500 ($BRL 8)
  • Café, na cafeteria Nortweste, unidade: $CLP 3000 ($BRL 16)
  • Mercado para Hostal, comida para cozinhar no Hostal, média diária individual: $CLP 9320 ($BRL 51)
  • Mercado para trilha, comida para trilha, média diária individual: $CLP 7000 ($BRL 38)
  • Camping El Mosco, diária individual: $CLP 7130 ($BRL 40)

Dados sabáticos até aqui

5900 km trilhados
142 cidades
8 países
2 ano e 8 meses

Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com

😉 Obrigada!!!!

Quer mais?

Tem muito mais aqui no blog e nas mídias:

Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!