América do Sul, Aysén, Chile

MIRADORES DA VILLA O’HIGGINS – o último vilarejo da Carretera Austral

No verão de 2020 tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Foram 3 meses percorrendo desde El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 33º dia de nossa viagem estávamos na Villa O’Higgins e fomos conhecer os mirantes próximos da vila, localizados no Parque Glaciar Mosco.

A Villa O’Higgins é um pequeno vilarejo localizado no final da sublime Carretera Austral, com o mínimo de infraestrutura para atender moradores, turistas e viajantes. Está rodeada de belíssimas montanhas e lagos patagônios.

O Parque Glaciar Mosco é o último parque da Carretera Austral que pode ser visitado a pé e é administrado pelo município da Villa O’Higgins. As principais atrações são: Miradores Cerro Santiago, Mirador La Bandera, Mirador del Valle, Refugio Puesto Rivera, rio Mosco, Mirador La Dormilona e Glaciar Mosco. Neste post iremos detalhar a trilha para o Miradores Cerro Santiago e Mirador La Bandera.

Você também pode ver os mirantes da Villa O’Higgins no YouTube.

Menu do post

• Período: início de fevereiro de 2020
  • Tracklog: Wikiloc

Melhor época

Na minha opinião, a melhor época para caminhar pelas trilhas da Patagônia é entre janeiro a abril, quando não há neve e as temperaturas estão mais agradáveis. Em dezembro ainda há uma probabilidade de alguma trilha estar fechada, devido ao excesso de neve que sobrou da última nevasca. Em maio a temperatura cai bastante e a neve ressurge no cenário.

Vale observar que:

• Toda a região próxima do campo de gelo Sul da Patagônia, que é o caso da Villa O’Higgins, tem um clima imprevisível, caracterizado principalmente pelas fortíssimas rajadas de ventos no verão.
  • Janeiro é quando tudo fica lotadíssimo. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico do clima durante o ano na Villa O’Higgins (fonte MSN).

Mês Temperatura (ºC) Precipitação máx. (mm) Neve (dias)
Janeiro
144
161

Como chegamos

Começamos nossa viagem pelo aeroporto de El Calafate, na Argentina. Depois de 7 dias por lá, partimos de ônibus para El Chaltén, saindo da rodoviária de El Calafate.

Ficamos 19 dias caminhando em El Chaltén, e então seguimos para a Villa O’Higgins pelo Cruce Internacional Glaciares.

O Cruce Internacional Glaciares é uma travessia entre Argentina e Chile, que cruza dois lagos e uma trilha. Os detalhes desta travessia está neste link.

Trilha

Parque Glaciar Mosco

ótima estrutura de madeira no Parque Glaciar Mosco

A entrada da trilha fica na própria vila, no Parque Glaciar Mosco. Esse parque tem uma portaria com uma pequena área de lazer, e uma recepção. Além da trilha para os mirantes, o parque engloba a trilha que vai até o refúgio Puesto Rivera, o refúgio mais próximo do glaciar Mosco. A entrada é gratuita e é necessário fazer um registro rápido na recepção.

Mirador Cerro Santiago

Patagonia Chile
vista para a Villa O’Higgins

A trilha começa extremamente fácil, sob um caminho de madeira, com escadas e corrimão. Subimos um pouco e chegamos no primeiro mirante, o Mirador Cerro Santiago, com direito à bancos e teto de madeira. Já tínhamos uma bela visão do vilarejo e das montanhas.

Bifurcação para Glaciar Mosco

Logo após o mirante do Cerro Santiago, há uma bifurcação, onde à direita a trilha desvia para o Mirador del Valle e refúgio Puesto Rivera, onde pretendíamos ir nos dias seguintes. Neste dia seguimos pela esquerda.

Outros Miradores do Cerro Santiago

Mais um pouco de subida e outro desvio para esquerda, onde dois tímidos mirantes tentam mostrar algo entre as árvores. Nada demais, mas como é um minúsculo desvio, não custa nada conferir.

Um dos miradores no Parque Glaciar Mosco

Mirador La Bandera

Depois dos tímidos miradores, a trilha começa a ter cara de trilha. Sem madeiras, sem escadas, sem corrimões. E a inclinação também dá uma caprichada. Em alguns momentos até usei as mãos como ligeiros apoios, só para garantir. Desde a vila até o Mirador La Bandera, o desnível foi de 480 metros de altitude.

Parque Glaciar Mosco_Villa OHiggins
chegando no Mirador La Bandera

A trilha é bem demarcada até o final, onde uma bandeira, claro, balançava freneticamente na velocidade do vento super gelado.

Villa OHiggins
Mirador La Bandera

E obviamente, é a melhor vista da caminhada. À esquerda, o lago O’Higgins, para os chilenos, ou lago San Martin, para os argentinos. Foi neste lago que navegamos para chegar na vila, pelo Cruce Internacional Glaciares.

vista no Mirador La Bandera

Também vimos o lago Ciervo atrás da Villa O’Higgins, lago Cisnes à direita e montanhas nevadas no horizonte.

Registramos o momento e voltamos pelo mesmo caminho que viemos.

Descansamos uma noite no vilarejo, e no 34º dia de nossa viagem fomos conhecer o belo Cerro Altavista.

Observações

• Chegamos na Villa O’Higgins por El Chaltén, e demoramos 5 dias no imprevisível Cruce Internacional Glaciares. O modo mais fácil de chegar na Villa O’Higgins é de ônibus partindo de Cochrane.
  • A internet em toda Villa O’Higgins é muito fraca e rara. Há internet gratuita ao lado da biblioteca municipal.
  • Cartão de crédito é aceito na vila, mas levar dinheiro físico é mais garantido.
  • Não se esqueça da jaqueta impermeável e corta-vento. Villa O’Higgins fica próximo ao Campo de Gelo Sul da Patagônia, e o clima desta região é conhecido como imprevisível.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Custos

Seguem alguns custos em pesos chilenos (CLP), dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (fevereiro de 2020).

Gastos no Cruce Internacional Glaciares

• Cruce Internacional Glaciares, incluindo todos os transportes de El Chaltén a Villa O’Higgins, individual: $USD 120 ($BRL 480)
  • Camping, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 5 ($BRL 20)
  • Refeição, em Candelario Mancilla, individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Café da Manhã, em Candelario Mancilla, individual: $USD 11 ($BRL 44)
  • Quarto, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Pão, em Candelario Mancilla, unidade: $USD 1 ($BRL 4)

Gastos na Villa O’Higgins

• Pão, unidade: $CLP 200 ($BRL 1)
  • Empanada, unidade: $CLP 1500 ($BRL 8)
  • Café, na cafeteria Nortweste, unidade: $CLP 3000 ($BRL 16)
  • Mercado para Hostal, comida para cozinhar no Hostal, média diária individual: $CLP 9320 ($BRL 51)
  • Mercado para trilha, comida para trilha, média diária individual: $CLP 7000 ($BRL 38)
  • Camping El Mosco, diária individual: $CLP 7130 ($BRL 40)

Dados sabáticos até aqui

5840 km trilhados
142 cidades
8 países
2 ano e 8 meses

Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com

😉 Obrigada!!!!

Quer mais?

Tem muito mais aqui no blog e nas mídias: