América do Sul, Aysén, Chile

CERRO ALTAVISTA – uma bela montanha no final da Carretera Austral

No verão de 2020 nós, Paula e Ramon, tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Foram 3 meses percorrendo desde El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 34º dia de nossa viagem estávamos na Villa O’Higgins e fomos caminhar pelo belíssimo Cerro Altavista.

O Cerro Altavista fica ao lado do vilarejo e há uma trilha bem demarcada que percorre a lateral da montanha. É um caminho recheado de paisagens, com vista para o vale, montanhas, lagos e lagunas, que nos guia até a borda do Rio Negro. É possível explorar esta montanha em um bate-e-volta de 1 dia desde o vilarejo.

Villa O’Higgins é um pequeno vilarejo localizado no final da sublime Carretera Austral, com o mínimo de infraestrutura para atender moradores, turistas e viajantes. Está rodeada de belíssimas montanhas e lagos patagônios.

Você também pode ver a trilha no Cerro Altavista no YouTube.

Menu do post

• Período: início de fevereiro de 2020
  • Tracklog: Wikiloc

Melhor época

Na minha opinião, a melhor época para caminhar pelas trilhas da Patagônia é entre janeiro a abril, quando não há neve e as temperaturas estão mais agradáveis. Em dezembro ainda há uma probabilidade de alguma trilha estar fechada, devido ao excesso de neve que sobrou da última nevasca. Em maio a temperatura cai bastante e a neve ressurge no cenário.

Vale observar que:

• Toda a região próxima do campo de gelo Sul da Patagônia, que é o caso da Villa O’Higgins, tem um clima imprevisível, caracterizado principalmente pelas fortíssimas rajadas de ventos no verão.
  • Janeiro é quando tudo fica lotadíssimo. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico do clima durante o ano na Villa O’Higgins (fonte MSN).

Mês Temperatura (ºC) Precipitação máx. (mm) Neve (dias)
Janeiro
144
161

Como chegamos

Começamos nossa viagem pelo aeroporto de El Calafate, na Argentina. Depois de 7 dias por lá, partimos de ônibus para El Chaltén, saindo da rodoviária de El Calafate.

Ficamos 19 dias caminhando em El Chaltén, e então seguimos para a Villa O’Higgins pelo Cruce Internacional Glaciares, passando por estradas de rípio, lagos e trilha.

Na Villa O’Higgins ficamos acampados no aconchegante Hostal El Mosco.

A trilha

6h20min
1060 metros
630 metros

O acesso à trilha fica na saída da Villa O’Higgins, em direção ao porto da Bahia Bahamondez, cruzando a ponte sob o rio Mayer.

Villa Ohiggins_Patagonia_Chile
ponte do rio Mayer

Assim que cruzamos a ponte, vimos à direita um placa indicando a entrada da trilha. Só um detalhe: tivemos que pular uma cerca de madeira.

No começo a trilha segue margeando o rio Mosco, até que entramos em um curto bosque e começamos a subir. Toda a trilha é praticamente aberta, recheadas de paisagens.

Até o final do dia, passamos por quatro mirantes no caminho. Os mirantes são indicados por uma placa, mas nada mais são que uma indicação que devemos parar um pouco para contemplar a paisagem. Apesar de bem demarcada e visível, uma vez ou outra, foi necessário um pouco de atenção para não sairmos do caminho.

Mirador Glaciares Huemul e Mosco

Patagonia_Chile_Villa OHiggins

Conforme subíamos, os mirantes começaram a aparecer. No primeiro mirante avistamos de longe à direita, os glaciares Huemul e Mosco. Abaixo começava a surgir a pequena Laguna El Loco.

Mirador Laguna El Loco

Cerro Altavista

A subida continua até o mirante da Laguna El Loco. Esta laguna fica logo abaixo da encosta da montanha. O interessante foi observar a vegetação querendo crescer na lateral da laguna, como bolas surgindo na superfície.

paisagens surpreendentes no Cerro Altavista

A paisagem ao redor é de tirar o fôlego. O dia estava ótimo, com Sol e poucas nuvens. Aos poucos a Villa O’Higgins sumia de nossas vistas.

Mirador Laguna El Toro

patagonia_Chile_Villa Ohiggins

Começa pequenos sobe-e-desces com muita paisagem no caminho, até o mirante da Laguna El Toro.

uma das vistas no Mirador Laguna El Toro

Confrontando a paisagem e o Maps.Me não consegui encontrar a tal Laguna El Toro. Mas vamos combinar que não fez a mínima diferença neste dia deslumbrante, né?

Mirador Lago Negro

Villa Ohiggins_Patagonia_Chile

Agora descendo mais que subindo, chegamos no mirante do Lago Negro. Vimos somente a pontinha do lago e lá embaixo também vimos um pedacinho do rio Negro correndo entre as árvores. Nesta altura, a Villa O’Higgins já fugira de nossos olhares, mas as montanhas nevadas marcaram presença por toda a trilha. Graças ao Sol radiante, calor, poucas nuvens e nenhum vento, tivemos um belíssimo dia. Raridade nesta região.

Patagonia_Chile_Villa OHiggins
belas vistas durante a trilha

Continuamos mais alguns metros na trilha, e vimos que após o Rio Negro havia um curral que nos pareceu muito bem cuidado.

um curral próximo do rio Negro

Faltava 1 km para o final, vimos o horário, a descida empinada até o rio Negro, imaginamos como seria a subida de retorno, e…. decidimos voltar para a vila desde aquele ponto.

Estávamos cansados. Antes de irmos para o Cerro Altavista, não contei aqui, perdemos umas três horas tentando encontrar a trilha para o vizinho Cerro Submarino. Nossas pernas estavam pedindo descanso naquela hora e decidimos atender o pedido delas.

Patagonia_Chile_Villa OHiggins
retornando pela mesma bela trilha que viemos

Retornamos pela mesma trilha que viemos. E no dia seguinte continuamos a explorar a região. Fomos até o refúgio Puesto Rivera, localizado dentro do Parque Glaciar Mosco.

Observações

• Chegamos na Villa O’Higgins por El Chaltén, e demoramos 5 dias no imprevisível Cruce Internacional Glaciares. O modo mais fácil de chegar na Villa O’Higgins é de ônibus partindo de Cochrane.
  • A internet na Villa O’Higgins é muito fraca e rara. Há internet gratuita ao lado da biblioteca municipal.
  • Cartão de crédito é aceito na vila, mas levar dinheiro físico é mais garantido.
  • Não se esqueça da jaqueta impermeável e corta-vento. Villa O’Higgins fica próximo ao Campo de Gelo Sul da Patagônia, e o clima desta região é conhecido como imprevisível.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Custos

Seguem alguns custos em pesos chilenos (CLP), dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (fevereiro de 2020).

Gastos no Cruce Internacional Glaciares

• Cruce Internacional Glaciares, incluindo todos os transportes de El Chaltén a Villa O’Higgins, individual: $USD 120 ($BRL 480)
  • Camping, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 5 ($BRL 20)
  • Refeição, em Candelario Mancilla, individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Café da Manhã, em Candelario Mancilla, individual: $USD 11 ($BRL 44)
  • Quarto, em Candelario Mancilla, diária individual: $USD 15 ($BRL 60)
  • Pão, em Candelario Mancilla, unidade: $USD 1 ($BRL 4)

Gastos na Villa O’Higgins

• Pão, unidade: $CLP 200 ($BRL 1)
  • Empanada, unidade: $CLP 1500 ($BRL 8)
  • Café, na cafeteria Nortweste, unidade: $CLP 3000 ($BRL 16)
  • Mercado para Hostal, comida para cozinhar no Hostal, média diária individual: $CLP 9320 ($BRL 51)
  • Mercado para trilha, comida para trilha, média diária individual: $CLP 7000 ($BRL 38)
  • Camping El Mosco, diária individual: $CLP 7130 ($BRL 40)

Dados sabáticos até aqui

5840 km trilhados
142 cidades
8 países
2 ano e 8 meses

Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com

😉 Obrigada!!!!

Quer mais?

Tem muito mais aqui no blog e nas mídias: