.
Quando acabamos nossa volta pelos lagos Nonthué, Queñi e Lácar, tivemos um arrependimento: não ter conhecido o Cerro Malo.
Como chegamos
Em San Martín de Los Andes pegamos o ônibus que vai até Hua Hum, e pedimos para o motorista nos deixar no camping Nonthué, que é o camping mais próximo do início da trilha. O ônibus sai do terminal diariamente em dois horários: 9h30min e 18 horas. São aproximadamente 1h20min em estrada de terra, na Ruta Provincial 48.Resumo do trekking
- País: Argentina
- Cidade próxima: San Martín de Los Andes
- Início: camping Nonthué
- Fim: camping Nonthué
- Distância total: 19 km
- Duração: 1 dia
- Subida acumulada: 1282 metros
- Descida acumulada: 1282 metros
- Altitude máxima: 1941 metros
- Período do trekking: meados de janeiro de 2019
- Dificuldade: Moderada Pesada.
Trilha
O camping Nonthué é bem grande. Para você ter uma ideia, para irmos ao banheiro, tínhamos que caminhar 10 minutos. Que preguiça… De nossa barraca até a Ruta 48, foram quase 2 km, depois são mais 500 metros na estrada, até o início da trilha.
A trilha é uma subida contínua sem descanso até o cume. Boa parte fica dentro do bosque, bem protegida do Sol.
Cruzamos o riacho Nonthué duas vezes. A primeira vez foi no começo da caminhada, e a segunda, um pouco antes de sairmos do bosque.
A segunda vez é um bom momento para se abastecer de água e fazer um lanche. Será o último lugar com sombra antes do cume.
Duas coincidências aconteceram enquanto descansávamos à beira do riacho: reencontramos um casal que vimos no Cerro Acol e quatro jovens voluntários que conhecemos em Ruca Ñire. O mundo da montanha é realmente pequeno. Todos seguiram para o cume, cada um no seu ritmo.
Depois do último cruzamento do riacho, as árvores ficam para trás, e a subida segue em um terreno pedregoso.
Fizemos um contorno pela lateral da montanha, um pouco abaixo da crista, e logo vimos trechos com neve.
Chegamos ao cume! E como todos os cumes que subimos nesta região, uma impressionante paisagem. Reconhecemos os vulcões Lanín, Villarrica, Quetrupillan, El Mocho e Osorno.
Abaixo os lagos Lácar, Nonthué e Queñi.
Todo o esforço valeu a pena.
Se quiser assistir como foi a trilha, veja em nosso canal do YouTube:
Dicas
- Em Bariloche não encontramos bons câmbios para trocar dinheiro. É melhor trocar em cidades como Villa La Angostura ou San Martín de Los Andes.
- Comece a trilha o mais cedo possível, para evitar o forte Sol.
- Se tiver, leve seu bastão de trekking.
- É obrigatório o registro para fazer as trilhas no Parque Lanin, apesar de não percebemos nenhum controle e fiscalização. O registro é fácil e rápido, e pode ser feito online, no site do próprio parque.
- Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.
Custos
Até este momento gastamos uma média individual de R$ 86 por dia. Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.- Ônibus de San Martín de los Andes ao Puerto Hua Hum, individual: $ARS 242 ($BRL 26)
- Camping Nonthué, diária individual: $ARS 280 ($BRL 30)
Este conteúdo vale 1 real?
Doe! Não para mim, mas para quem está precisando. Indico aqui um Centro Beneficente da minha cidade. A minha mãe acompanha o trabalho deste centro, e por isso eu confio:
Chave PIX da Casa de Lucas: 74.333.816/0001-73
Nos acompanhe
Nos acompanhe em nossas mídias sociais e/ou receba nosso conteúdo por e-mail se cadastrando abaixo:
