.
Entre setembro e dezembro de 2021 viajamos por 90 dias na Colômbia. E no 31º dia de nossa viagem fomos conhecer o Vulcão Puracé.
O vulcão Puracé está localizado no departamento colombiano de Cauca, na cordilheira andina central. Pertence ao Parque Nacional Natural Puracé, e está a uma distância de 52 km ao sudeste da cidade de Popayán, e a aproximadamente 600 km ao sul de Bogotá.
É possível acessar seu cume através de uma trilha curta de 7 km. É o único vulcão ativo do parque, e um dos vulcões mais ativos da Colômbia. Segundo o site Global Volcanism Program , sua última erupção foi em março de 2022. E no ano de 2023 seu acesso estava fechado devido ao aumento da atividade sísmica.
Você também pode ver nossa caminhada até o cume do Vulcão Puracé no YouTube.
Menu do post
- Resumo
- Clima
- Como chegamos
- Parque Nacional Natural Puracé
- Vulcão Puracé
- Observações
- Custos
- Outras atrações
- Outras fontes
- Valeu?
Resumo
- País: Colômbia
- Departamento: Cauca
- Cidade próxima: Popayán
- Início e Fim: Mina de Azufre desativada
- Distância total: 7 km (ida-e-volta)
- Duração: 1 dia
- Altitude mínima: 4060 metros
- Altitude máxima: 4646 metros
- Realizado em: meados de outubro de 2021
- Tracklog: Wikiloc
- Previsão do tempo: Windguru, Mountain Forecast
- Vídeo: Youtube
Segue o nosso percurso no mapa:
Clique aqui para voltar ao menu.
Clima
A melhor época para visitar qualquer montanha é na época seca, quando o céu está menos encoberto e as chances de apreciar bonitas paisagens são maiores. Além disso o fator vento, principalmente em altas altitudes, deve ser avaliado.
Segundo o site da ColParques, na região do Vulcão Puracé os meses secos são janeiro, fevereiro, agosto e setembro.
Porém segundo informações do site Weather Spark, referente à cidade Popayán, a cidade mais próxima do Parque Nacional Natural Puracé, os meses secos são junho, julho, agosto e setembro. Porém nestes meses os ventos estão bem fortes, impossibilitando uma subida agradável ao vulcão.
Já a Nawel Travel, recomenda como melhor período os meses de outubro a janeiro. Segundo esta agência, entre maio e setembro pode chover forte com ventos de até 80 km/h.
Considerando as informações das três fontes acima, concluo que o mês de outubro é o mês menos piorzinho para a subida ao Vulcão Puracé.
Nós subimos o vulcão em meados de outubro, e apesar de não ter chovido, havia muita nuvem atrapalhando o visual.
Clique aqui para voltar ao menu.
Como chegamos
No 25º dia de nossa viagem pela Colômbia, depois de conhecermos o belo rio Caño Cristales, iniciamos nosso deslocamento para o vulcão Puracé.
Saímos de La Macarena, onde fica o Caño Cristales, e fomos até San Vicente de Calgua em um veículo 4×4. Em San Vicente pegamos um táxi comunitário que nos levou até Florencia, onde dormimos uma noite. De Florencia fomos de carro até Pitalito, onde trocamos de veículo. Depois de Pitalito chegamos em San Agustin.
Depois de ficarmos duas noites para conhecermos as atrações da região de San Agustin, partimos em um buseta da Cootranshuila, para Popayán. De San Agustin até Popayán foram 5 horas de viagem. O começo e o final se dá em asfalto, mas no meio, quando atravessávamos o Parque Nacional Puracé, o asfalto virou uma estrada de terra bem esburacada. Nesta estrada de terra vimos uma anta.

Quando faltavam cerca de 2 horas para chegarmos na cidade, paramos em uma lanchonete para almoço, e então seguimos viagem até Popayán.
Popayán
Temperatura: 14 a 25 °C
Altitude: 1760 msnm
Popayán é a capital do departamento de Cauca. É uma cidade grande, com um centro histórico predominantemente branco, e é conhecida como Ciudad Blanca.

A praça principal, cartão postal da cidade, é rodeada pela torre do relógio, prefeitura, palácio Arzobispal, e banco da Colombia. Na prefeitura, há um lugar para buscar informações turísticas da região. Foi lá que pegamos o contato de uma agência para subirmos o vulcão Puracé.
Clique aqui para voltar ao menu.
Parque Nacional Natural Puracé
O Parque Nacional Puracé fica a aproximadamente 1,5 horas de Popayán. É uma área vulcânica, onde nascem os principais rios da Colômbia: Magdalena, Cauca, Patía e Caquetá. Também há 30 lagoas tranquilas e claras, ideais para contemplação.
Dentro de sua paisagem ergue-se a cadeia vulcânica dos Coconucos, também conhecida como Serranía de los Coconucos, composta por 11 vulcões. Destes, destacam-se o Pão de Açúcar (5.000 msnm), o Puracé (4.780 msnm), o único ativo, e o Coconuco (4.600 msnm). Vale observar, que apesar de informações da internet informarem que o Vulcão Puracé tem 4780 metros de altitude, nosso gps marcou somente 4646 msnm. No início do século XX, toda a Serranía permanecia nevada; hoje, nem mesmo o morro mais alto, o Pão de Açúcar, retém neve.
Possui algumas trilhas, todas curtas, como: trilha ao vulcão Puracé (7 km), trilha das Orquídeas (800 metros), trilha da Cadeia Vulcânica (6,5 km), e trilha da cachoeira San Nicolás (2 km).
Sua entrada é controlada, e é obrigatório a contratação de guias. Os guias são indígenas da região e ficam no povoado Puracé, onde eu entendi que é o lugar onde se deve pagar a entrada do parque nacional (além do próprio guia). Há um ônibus que sai de Popayán e passa no povoado Puracé, mas pelo o que eu pesquisei o ideal é visitar o Parque Puracé de veículo, pois do ponto de ônibus até o início de qualquer trilha a caminhada é longa. Nem sei se alguém visita o parque a pé.
Vimos algumas fotos na web, avaliamos a beleza natural, as complicações e os preços, e decidimos conhecer somente o vulcão Puracé. As demais atrações do Parque Nacional Natural Puracé, para nós, não nos interessou a ponto de gastarmos mais dinheiro.
Clique aqui para voltar ao menu.
Vulcão Puracé
Contratamos um tour para subirmos o vulcão Puracé. Às 5 horas da manhã o carro passou em nossa hospedagem, e em seguida passou para buscar mais uma passageira.
Saímos de Popayán, a 1760 metros de altitude, sempre subindo a montanha. Às 6 horas passamos pelo povoado de Puracé. No caminho nosso guia já nos esperava em cima de uma moto. Ele foi na frente com sua moto, e a gente se encontrou na Minas de Enxofre às 6h50. Estávamos a 3900 metros de altitude. Essa mina funcionou por 80 anos e está desativada desde 2019. Em seu restaurante nos serviram café da manhã e almoço, previamente combinados com a agência e inclusos no preço do tour.
Às 7h20mim voltamos para o carro e subimos mais uns 6 km na estrada, paramos algumas vezes para a foto.

E às 8h10min paramos em um local com várias antenas, onde deixamos o carro, a 4080 metros de altitude. Antes de iniciarmos a caminhada, tivemos uma bela vista do Nevado de Huila no horizonte, mas logo as nuvens cobriram toda a região. E infelizmente, às 9 horas não víamos mais nada.

Começamos a caminhar em um caminho novinho de pedras e cimento. Antes da pandemia este caminho era na terra encharcada.
Depois fomos por uma trilha empinada até o cume. A falta de ar começou a apertar. Todo o caminho, inclusive de carro, é todo exposto, proporcionando belas vistas, isso se não houver nuvens.
Fomos subindo e passamos ao lado de uma fumarola, com solo esverdeado.

No final da subida, às 10 horas, chegamos na cratera do Vulcão Puracé. As nuvens deram uma trégua e conseguimos ver uma cratera sorridente para nós.

Demos a volta da cratera, passamos pelo cume de 4646 metros de altitude, encoberto pelas nuvens, e descemos. Descemos bem mais rápido do que subimos.

Voltamos para o restaurante para almoçar, e aproveitei para tomar um analgésico, pois uma dor de cabeça começou a aparecer. Era a alta altitude cobrando seu preço.
Indo embora de Popayán
Voltamos para Popayán, e fomos direto para o terminal, onde pegamos uma buseta para nosso próximo destino: Cali. Demoramos 4 horas para chegarmos em Cali.
Clique aqui para voltar ao menu.
Observações
- A beleza natural comparada com o que pagamos pelo tour não valeu a pena. Infelizmente na Colômbia, para praticamente todas as atrações naturais a contratação de guia é obrigatória. Me pareceu que a política neste país, ao invés de explorar o turismo, é explorar o turista.
- Como a caminhada se dá em altitudes superiores a 4000 metros, leve um analgésico para aliviar possíveis dores de cabeça, e tome bastante água.
- Pela minha pesquisa, me parece que o mês de outubro é o mais propício para subir o Vulcão Puracé.
Clique aqui para voltar ao menu.
Custos
Seguem alguns custos em pesos colombianos (COP) e equivalentes em reais (BRL), conforme câmbio local e preço da época (outubro de 2021):
Transporte
- Buseta, de San Agustin até Popayán, individual: $COP 35.000 ($BRL 58)
- Buseta, de Popayán até Cali, individual: $CLP 25.000 ($BRL 38)
Hospedagem
- Hostel San Agustin, em San Agustin, diária casal: $COP 55.000 ($BRL 91)
- Hostel San Nicolas, em Popayan, diária casal: $COP 54.000 ($BRL 82)
- Hotel D’Oscar, em Cali, diária casal: $CLP 65.000 ($BRL 98)
Restaurantes
- Restaurante, em San Agustin, prato feito individual: $COP 7.000 ($BRL 12)
- Restaurante, em Popayan, jantar individual: $COP 32.300 ($BRL 49)
- Restaurante, em Cali, almoço individual: $COP 18.500 ($BRL 28)
Tour
- Tour Vulcão Puracé, inclui guia, transporte, entrada e alimentação, individual: $COP 215.000 ($BRL 324)
- Entrada para o Museu Natural, em Popayán, individual: $COP 4.000 ($BRL 6)
Cotação comercial em 05/10/2021:
$USD 1,00 = $BRL 5,48 = $COP 3.783,28
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras atrações
Tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais da Colômbia, e aproveito para compartilhá-la com você. Abaixo os links de outros lugares que conhecemos neste país:
DESIERTO DE LA TATACOA – caminhando na aridez colombiana
CAÑO CRISTALES – o rio mais lindo do mundo
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras fontes
Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo abaixo alguns links que encontrei sobre o vulcão Puracé.
Site oficial do Parque Nacional Natural Puracé
Clique aqui para voltar ao menu.
Este post vale 1 real?
Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.
doe@mochilaosabatico.com
Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉
R$10,00
Afiliados
Outra forma de nos ajudar, é realizar compras nas lojas abaixo após clicar nos links deste post. Assim ganhamos comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.
Decathlon
AliExpress
Nike
Nautika
Pratí – alimentos naturais
Asus
Xiaomi
Nos acompanhe
Nos acompanhe em nossas mídias socias e/ou receba nosso conteúdo por e-mail se cadastrando abaixo:
Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada
