Argentina, Chubut

LAGO BAGGILT e REFÚGIO DO CERRO CÓNICO – além da Huella Andina

Depois das pequenas trilhas em Esquel, vimos que estávamos perto das duas últimas etapas da Huella Andina: 41 e 42. Apesar de não encontrarmos muita informação sobre este trajeto, vimos algumas fotos do lago Baggilt e nos interessamos. Fomos conferir.

Como chegamos

De Esquel pegamos um ônibus coletivo até a próxima cidade: Trevelin. O trajeto veicular é rápido, de aproximadamente 30 minutos. Como a previsão do tempo era de chuva para os próximos dias, ficamos alguns dias no camping La Chacay, em Trevelin. Quando o tempo melhorou, pegamos o mesmo ônibus que sai de Esquel, e fomos até a Aldea Escolar, que é um bairro rural mais afastado, onde começa a etapa 41 da Huella Andina. É importante verificar na internet o horário do ônibus.

Resumo do trekking

3. lago Baggilt ao refúgio Cerro Cónico
  4. refúgio Cerro Cónico à Huella Andina 42
  5. Huella Andina 42 a Ruca Nehuen

Dia 1: Aldea Escolar – Huella Andina 42

Total percorrido Tempo sem paradas Subida Descida Altitude máxima Dificuldade 20 km 3h30min 660 metros 230 metros 820 metros Leve Moderada
Segue a elevação do dia 1. dia 1 Também passamos por:
  • Ruca Nehuen
O ônibus nos deixou em frente de uma escola da Aldea Escolar, onde inicia a etapa 41 da Huella Andina. Este trecho é praticamente todo em rua de terra. Mas com uma bela paisagem do vale. No final da etapa 41, parece que teríamos que sair da estrada, mas não sabemos, pois conseguimos uma carona que nos deixou em Ruca Nehuen, que é uma saída da estrada RN259, onde começa a etapa 42. Tínhamos a informação que neste ponto haveria um local de acampamento, mas fomos enganados. O planfeto que pegamos no Centro de Informações de Trevelin precisa ser atualizado. Sem muito o que fazer, seguimos para a etapa 42, subindo uma rua adjacente da RN259. Uma placa informava que levaríamos 6 ½ horas até o lago Baggilt, e já eram 2 horas da tarde. Portanto não chegaríamos com a luz solar até o lago. Seguimos subindo, sempre de olho em algum bom lugar para montarmos nossa barraca. A caminhada estava bem agradável, com alguns momentos de vista para o vale. Em certo momento surgiu uma canaleta com água, e então aproveitamos para acampar em um gramado próximo à canaleta.

Dia 2: Huella Andina 42 – lago Baggilt

Total percorrido Tempo sem paradas Subida Descida Altitude máxima Dificuldade 12 km 3h20min 810 metros 560 metros 1140 metros Leve Moderada
Segue a elevação do dia 2. dia 2 Também passamos por:
  • lago Chico
Saímos de nosso acampamento improvisado do dia anterior e seguimos na última etapa da Huella Andina, subindo a mesma rua de terra do dia anterior. No caminho encontramos um micro-ônibus abandonado, que nos lembrou o filme “Into the Wild“. Quando estávamos quase chegando no lago Baggilt, vimos um veículo, vindo em nossa direção, reduzindo a velocidade. Era o guarda-fauna. O lago Baggilt não pertence a um parque nacional, por isso a autoridade local não é um guarda-parque. Logo vi que ele não estava com uma cara muito simpática. Nos cumprimentou e logo perguntou qual era nossa ideia. Respondi que era conhecer lago Baggilt. E então ele falou que não é permitido acampar no lago. Imediatamente fizemos cara de cachorro sem dono. Com dó ele abriu uma exceção e nos permitiu acampar. Mas teríamos que montar a barraca somente quando anoitecer e ir embora assim que o Sol nascer. Não entendemos o raciocínio de tudo isso. Ele alegou que a área é um lugar de impacto zero. Não ficamos discutindo, mas um lugar com acesso veicular, com vacas em todo o caminho cagando à vontade e com a Huella Andina convidando os turistas para conhecer o lago… impacto zero? E o que o horário de montar a barraca tem a ver? Muito estranho. Chegamos no lago e aliviados, concluímos que valeu a pena ficar dois dias em estrada de terra. Primeiro passamos por um lago menor, conhecido como lago Chico, com um belo espelho d’água. Depois fomos para o lago Baggilt, propriamente dito. Outro belo espelho d’água surgiu, cercado por árvores, e com o Cerro Cónico e seu glaciar ao fundo. No lago várias moscas voavam próximas da superfície, e vimos peixes saindo para o almoço. Para nosso espanto, encontramos uma casa que deveria ser do guarda-fauna!! Ficamos mais confusos ainda para entender o tal impacto zero… Encontramos 3 argentinos, que não foram vistos pelo guarda-fauna. Eles estavam continuando a trilha que daria para um refúgio perto do glaciar do Cerro Cónico. Hummm… deu uma vontade… Se quiser assistir como foi a trilha, veja em nosso canal do YouTube:

Dia 3: lago Baggilt – refúgio do Cerro Cónico

Total percorrido Tempo sem paradas Subida Descida Altitude máxima Dificuldade 5,5 km 2h20min 510 metros 290 metros 1380 metros Moderada
Segue a elevação do dia 3. dia 3 Acordamos com um belo dia ensolarado e espelho d’água do lago. Decidimos conhecer o tal refúgio que os 3 argentinos nos falaram no dia anterior. A trilha continua beirando o lago, dentro do bosque. Logo deparamos com algumas árvores caídas, dificultando a visualização do caminho. Quase a totalidade da trilha não há nenhuma sinalização, e em vários momentos perdemos a trilha. Essa trilha é uma exceção e não está no Maps.Me, e nunca havíamos visto nenhuma divulgação do Cerro Cónico. Fomos contornando o lago, até chegarmos em sua outra ponta, quando começamos a nos distanciar dele, e ir em direção ao Cerro Cónico. Encontramos um riacho, e fomos seguindo-o para cima, até que em um momento cruzamos-o para o outro lado. E continuamos subindo até sairmos do bosque. Foram só as árvores abrirem o espaço, para avistarmos o glaciar do Cerro Cónico. E então surge um pequeno vale, cercado por morros e pelo Cerro Cónico e seu glaciar. Córregos com água de um azul verde-água, percorrem o gramado do vale. E bem no meio, lá está ele, o refúgio Joaquín Hardt, construído em 2009. Um refúgio muito bem cuidado, limpo e conservado. Espaço para 4 pessoas dormirem, 1 mesa para refeições e 3 cadeiras, 1 mesa de apoio e 1 calentador à lenha. Um bilhete nos avisa que deveríamos ter avisado o Clube Andino de Esquel. Até o dia anterior não sabíamos da existência do refúgio, e até aquele momento desconhecíamos que Esquel tinha um Clube Andino. Valeu muito a pena conhecer este belo lugar. Se quiser assistir como foi a trilha, veja em nosso canal do YouTube:

Dia 4: refúgio do Cerro Cónico – Huella Andina 42

Total percorrido Tempo sem paradas Subida Descida Altitude máxima Dificuldade 16 km 5 horas 560 metros 1110 metros 1380 metros Moderada Pesada
Segue a elevação do dia 4. dia 4 Voltamos pelo mesmo caminho que viemos, e acampamos no mesmo local que o primeiro dia.

Dia 5: Huella Andina 42 – Ruca Nehuen

Total percorrido Tempo sem paradas Subida Descida Altitude máxima Dificuldade 5,5 km 1h20min 65 metros 460 metros 770 metros Leve
Segue a elevação do dia 5. dia 5 Voltamos para estrada e pegamos um ônibus de volta à Esquel, que passa somente às 2a, 4a e 6a feiras, segundo uma local, às 10h30min.

Dicas

• É possível ir de ônibus direto para o começo da etapa 42 da Huella Andina. Necessário confirmar os dias do ônibus em Esquel.
  • Não há local de acampamento em Ruca Nehuen.
  • Baixe a trilha até o refúgio do Cerro Cónico antes de ir. É uma trilha pouco sinalizada e demarcada.

Custos

Até este momento de nossa Exploração Argentina 18/19, gastamos uma média individual de R$ 99 por dia. Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.
  • Camping La Chacay, Trevelin, diária individual: $ARS 400 ($BRL 40)
  • Ônibus ida de Trevelin à Aldea Escolar, individual: $ARS 24 ($BRL 2)
  • Ônibus volta de Ruca Nehuen a Esquel: $ARS 91 ($BRL 9)
Cotação comercial em 20/2/2019: $USD 1,00 = $BRL 3,72 = $ARS 39,86

Este conteúdo vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Abaixo há algumas alternativas de contribuição:

YOUTUBE

Se inscreva, comente, mande um Valeu, e assista nosso canal do YouTube.

BOOKING

Reserve sua hospedagem no Booking, ou alugue um carro na Unidas através de nossos links: Booking do Mochilão Sabático e Unidas do Mochilão Sabático. Você não paga mais nada por isso, e ganhamos uma pequena comissão.

AFILIADOS

Ao realizar compras nas lojas abaixo, após clicar em seus respectivos links, ganhamos uma pequena comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.

Lojas de departamento

eDestinos
Assistente de Viagem

Quer mais?

Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar trilhando. Nos acompanhe também em: