Brasil, Santa Catarina, Sul

MONTE VERDE à COSTA DA LAGOA – trilha de 18 km em Florianópolis

A Costa da Lagoa está localizada no município de Florianópolis em Santa Catarina, e fica no lado noroeste da Lagoa de Conceição. É uma pequena vila onde você irá encontrar restaurantes, cachoeira, trilhas e pescadores. Não há um caminho veicular na Costa da Lagoa, e ela só pode ser acessada de barco ou a pé.

Para o acesso a pé, há duas trilhas principais: uma cujo ponto inicial é o Canto dos Araçás, e outra acessada pelo bairro Ratones, no norte da Ilha. A primeira é mais longa, porém, de menor dificuldade. Já a segunda atravessa um morro, e exige mais preparo físico. Uma terceira trilha, menos conhecida, sai do bairro Monte Verde, passa pelo Morro Manuel Lacerda e pela Cachoeira da Costa da Lagoa.

Para conhecermos esta região, nós juntamos a primeira e a terceira trilhas citadas acima: começamos a caminhada no bairro Monte Verde, passamos pela Costa da Lagoa, e terminamos no Canto dos Araçás.

Você também pode ver esta trilha em nosso canal do YouTube:


Menu do post

  1. Resumo
  2. Clima
  3. Como chegamos
  4. Relato da trilha
  5. Observações
  6. Outras trilhas
  7. Outras fontes
  8. Valeu?

Resumo

  • País: Brasil
  • Estado: Santa Catarina
  • Cidade: Florianópolis
  • Início: bairro Monte Verde
  • Fim: Canto dos Araçás
  • Distância total: 18 km
  • Duração: 7 horas, descontando as paradas
  • Subida acumulada: 820 metros
  • Descida acumulada: 870 metros
  • Altitude máxima: 438 metros
  • Realizado em: final de julho de 2021
  • Tracklog: Wikiloc
  • Previsão do tempo: Windguru
  • Vídeo do mapa em 3D: Relive

Segue o nosso percurso no mapa, e o perfil de elevação.

Florianopolis_Costa da Lagoa
elevação da caminhada

Clique aqui para voltar ao menu.


Clima

“Em Florianópolis, o verão é morno e opressivo; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13°C a 29°C e raramente é inferior a 8°C ou superior a 32°C.” (fonte Weather Spark em 12/6/2021)

Avaliando as informações do site Weather Spark e MSN, concluo que a melhor época para caminhar em uma trilha em Florianópolis, é aproximadamente entre maio a agosto. Neste período, a temperatura deverá estar mais amena, e haverá menos nuvens e chuvas. Porém para quem quer dar um agradável ti-bum no mar, terá que enfrentar a chuva e o calor dos meses do verão. Sem falar na muvuca…

Deixo aqui o link da previsão do tempo de hoje na Canto dos Araçás: Windguru.

E para você ter uma ideia melhor, abaixo segue um histórico do clima durante o ano em Florianópolis (fonte MSN, atualizado em 12/6/2021).

Mês Temperatura (ºC) Precipitação máx. (mm)
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
23 a 29
23 a 29
22 a 28
20 a 26
17 a 24
16 a 22
15 a 21
16 a 23
17 a 23
19 a 25
20 a 27
22 a 29
242
213
167
93
96
81
90
87
147
136
120
158

Clique aqui para voltar ao menu.


Como chegamos

Em Florianópolis dei uma olhada no Maps.Me, e vi que havia uma trilha saindo do bairro Monte Verde e terminava na Costa da Lagoa. Ficamos curiosos, e fomos conferir. Baixei alguns tracklogs, e um Uber nos levou para o início de uma trilha, que ficava próxima da rua Mané Vicente.

Clique aqui para voltar ao menu.


Relato

Ao chegarmos na rua Mané Vicente constatamos que o início da trilha, que havíamos planejado, ficava dentro de uma propriedade privada. Havia um portão impedindo o acesso de veículos, mas ao lado do portão havia uma entrada livre para pedestres. Entramos por esta entrada, caminhamos alguns metros, e logo iniciamos a trilha. 

Depois entendemos que o ideal seria termos ido por um outro acesso, que começa no Servidão Belo Horizonte, que parece ser melhor e mais curto. Não recomendo ir pelo caminho que fizemos. Primeiro porque provavelmente a entrada que estava aberta, pode ser fechada em qualquer momento, e segundo porque não há nenhum atrativo que compense começar por lá. 

De qualquer modo vou descrever nossa experiência por aqui.

A princípio estávamos em uma trilha denominada como Travessão no Maps.Me. O Travessão nos levaria até o centrinho da Lagoa da Conceição, mas queríamos ir até a Costa da Lagoa, e depois ir até o Canto dos Araçás. Então seguimos pela trilha do Travessão, que é uma trilha bem demarcada, e depois saímos dela para seguirmos por uma trilha mais fechada, sentido Costa da Lagoa. 

Ainda no Travessão, acompanhamos por um tempo o rio Vadik, cruzando-o. E para não falar que essa trilha não tinha nenhum atrativo, passamos por uma pequena piscina natural que daria um bom refresco no verão. Em pleno inverno não nos arriscamos a nos molhar.

Seguindo uma trilha que nos pareceu um atalho, saímos do Travessão, e surpreendentemente encontramos uma área de acampamento. Havia pia com torneira, uma cama com 2 colchões de solteiro, uma mesa com banco de madeira, e até um lugar para tomar banho. Depois da área de acampamento, a trilha ficou muito fechada. Então acabamos voltando para a trilha Travessão.

Continuamos no Travessão por mais 1 km, até que viramos para a esquerda, sentido norte, rumo à Costa da Lagoa. A trilha contorna o Morro Manuel Lacerda, e fica bem fechada. A caminhada foi muito ruim. Sempre dentro do bosque, sem nenhuma paisagem, mas com muita água.

Em um ponto, para nossa alegria, vimos um pouco de paisagem. Lá encontramos um homem e seu cachorro procurando um cavalo.

Caminhamos mais um pouco e encontramos uma trilha bem aberta, que liga a Costa da Lagoa até o bairro Saco Grande (servidão Belo Horizonte), bairro vizinho ao Monte Verde. Lá tivemos uma vista mais interessante da cidade.

Lagoa da Conceicao_Florianopolis
vista da Ilha de Santa Catarina

Continuamos em direção à Costa da Lagoa e encontramos uma cerca bem capenga, improvisada com um amontoado de troncos. Pulamos a cerca, e depois dela, a trilha ficou bem fechada com uma mata acima da cintura. Visivelmente ninguém mais caminha por lá. Fomos descendo até a Costa da Lagoa. Foi um trecho bem chato, mas ainda nos proporcionou um visual interessante da Lagoa. 

Santa Catarina
vista para Lagoa da Conceição em Florianópolis

No final da trilha, passamos pela cachoeira Costa da Lagoa, um lugar bem visitado. Uma generosa piscina artificial é formada na base da cachoeira. Confesso que já estava bem cansada e não aproveitei muito o lugar. Sem falar no frio.

florianpopolis_santa catarina
Cachoeira da Lagoa da Conceição

Chegamos na comunidade da Costa da Lagoa. Havia alguns restaurantes na beira da Lagoa Conceição, mas fora da temporada e no meio da semana, estavam fechados. Como o dia estava acabando, apertamos o passo, e fomos caminhando até o Canto dos Araçás. Se procurássemos, também conseguiríamos um barco para voltar.

trilha Costa da Lagoa
trilha da Costa da Lagoa

Os 5 km de trilha que liga a Costa da Lagoa até o Canto dos Araçás é bem tranquila e frequentada, mas só é acessível a pé. Outra opção para se chegar na Costa da Lagoa é via lacustre com barcos.

No caminho víamos algumas placas sobre o caminho, uma bruxa, e até uma casa construída por escravos tombada pelo Patrimônio Histórico.

trilha costa da lagoa
a Bruxa do Engenho

No Canto dos Araçás casarões mais luxuosos dominaram o caminho.

Fomos caminhando até o ‘centrinho’ da Lagoa de Conceição. Paramos em um restaurante para, enfim, matarmos nossa fome. Escolhemos um hotel pelo Booking, e fomos de Uber até a nosso descanso daquele dia.

Clique aqui para voltar ao menu.


Observações

  • Achei a trilha saindo da rua Mané Vicente um pouco ruim. Primeiro porque o acesso pode ser impedido a qualquer momento. Segundo não há muita paisagem. E para mim, a paisagem é essencial em uma trilha. Terceiro, a navegação é um pouco confusa em alguns momentos devido à mata fechada.
  • O caminho que fizemos está mapeado no aplicativo Maps.Me. Mas caso queira, você também pode baixar nosso trajeto pelo Wikiloc.
  • Há vários pontos de água no caminho. Vi uma piscina natural, que deve ser bem convidativa no verão.
  • Encontramos uma área de acampamento no caminho, mas devido à proximidade de uma metrópole eu não me arriscaria dormir naquele local.
  • O trecho da trilha descendo o morro, antes de chegarmos na Cachoeira da Lagoa da Conceição estava muito fechado. Claramente ninguém caminhava por lá. Foi bem chato.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Clique aqui para voltar ao menu.


Outras trilhas

Tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais desta região, e aproveito para compartilhá-la com você. Abaixo os links das caminhadas que percorremos na Grande Florianópolis:

PRAIA DOS INGLESES à LAGOINHA – trilha de 11 km em Florianópolis

MORRO VERDE à COSTA DA LAGOA – 18 km de trilha em Florianópolis (este post)

LAGOINHA DO LESTE e MORRO DA COROA – uma das mais famosas trilhas de Floripa

MORRO CAMBIRELA – o ponto mais alto da grande Florianópolis

MORRO DA PEDRA BRANCA – trilha curta e linda paisagem na Grande Florianópolis

Clique aqui para voltar ao menu.


Outras fontes

Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo aqui alguns posts, que encontrei em minha pesquisa, sobre a caminhada relatada neste post.

Guia Florianópolis – resumo da trilha

De Olho na Ilha – resumo da trilha


Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.

Qualquer doação é bem-vinda!

Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉

R$1,00

Afiliados

Outra forma de nos ajudar, é realizar compras nas lojas abaixo após clicar nos links deste post. Assim ganhamos comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.

Decathlon
AliExpress
Nike
Submarino
Nautika
Americanas
Gazin
Asus


Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.