Em 2019 decidimos caminhar um pedacinho da Pacific Crest Trail, uma longa trilha de 4200 km, que percorre a costa oeste norte-americana, e vai do México ao Canadá. Esta trilha ficou popular após ser retratada no filme “Wild”.
O resumo desta caminhada está descrito no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
Neste relato segue nossa caminhada, pelo centro da Califórnia na Sierra Nevada, sentido Sul, de Kennedy Meadows North até Tuolumne Meadows, caminhando por Stanislaus National Forest, Toiyabe National Forest e Yosemite National Park.
Se quiser assistir como foi a trilha, veja o vídeo em nosso canal do YouTube:
Resumo da caminhada
- País: Estados Unidos
- Estado: Califórnia
- Cidades próximas: Bridgeport, Lee Vining, Mammoth Lakes
- Início: Sonora Pass, Kennedy Meadows North
- Fim: Tuolumne Meadows
- Distância: 119 km
- Duração: 7 dias
- Período: início de setembro de 2019
Como chegamos
Acordamos cedo em Kennedy Meadows North, onde terminamos nosso décimo quinto trecho na Pacific Crest Trail, e às 8h30min fomos caminhando até a rodovia para tentarmos uma carona até Sonora Pass, onde passa a trilha.
Nem deu tempo de chegarmos na rodovia, e um carro parou, nos oferecendo carona, sem ao menos termos acenado com a mão. Eram mãe e filha que estavam indo encontrar com seu marido/pai na PCT. Estávamos com sorte. Ganhamos até biscoito caseiro para começarmos bem a caminhada.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Abastecimento
Início do trecho – Kennedy Meadows North
No início do trecho estávamos no resort Kennedy Meadows North, que tem um esquema para PCT hikers. Com USD 45, oferece um quarto compartilhado, chuveiro, lavanderia, internet e transfer de volta para trilha. Normalmente o transfer acontece às 10h30min e às 15h30min, mas como o fluxo de hikers estava baixo no final de agosto, só havia transfer às 15h30min. Outra opção é se hospedar em cabanas com banheiro e cozinha. As menores custam USD 100. Infelizmente estavam todas ocupadas e acabamos dormindo em uma cabana com 3 quartos por USD 135. Um luxo. Além da hospedagem, Kennedy Meadows tem um restaurante e um bom mercadinho.
Final do trecho – Mammoth Lakes
No final do trecho há a possibilidade de comprar comida e gás no Tuolumne Meadows Store, que fica na estrada que vai para o Yosemite Valley. Outra opção é ir para Lee Vining, uma cidade pequena próxima. Nós conseguimos uma carona até Mammoth Lakes, uma cidade maior com boa infraestrutura. Restaurantes, hotéis, mercado, loja de equipamentos, hospital e dentista. Ficamos hospedados em dois hotéis: Motel 6 e Shilo Inns. Quase o mesmo preço, mas o Shilo Inn tem um bom café-da-manhã e um quarto bem superior. Também há a opção de camping próximo aos hotéis. Infelizmente uma dor de dente apareceu e tive que fazer uma visitinha no dentista… Foi doído pagar a conta.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Roteiro
Fizemos a caminhada em 6 noites e 7 dias, totalizando 98 dias na Pacific Crest Trail, como segue:
- 1017 mi (Sonora Pass – Kennedy Meadows North) a 1006 mi (Kennedy Canyon)
- 1006 mi (Kennedy Canyon) a 996 mi (Dorothy Lake)
- 996 mi (Dorothy Lake) a 982 mi (Stubblefield Canyon)
- 982 mi (Stubblefield Canyon) a 973 mi (Benson Lake)
- 973 mi (Benson Lake) a 962 mi (creek)
- 962 mi (creek) a 948 mi (Glen Aulin Campground)
- 948 mi (Glen Aulin Campground) a 942 mi (Tuolumne Meadows Store – Mammoth Lakes)
Abaixo, segue mapa com os pontos azuis onde dormimos:
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 1: 1017 mi (Sonora Pass – Kennedy Meadows North) a 1006 mi (Kennedy Canyon)
Total Passamos por |
18 km Stanislaus National Forest Toiyabe National Forest Emigrant Wilderness Hoover Wilderness |
Nossa carona nos deixou no Sonora Pass, exatamente onde terminamos o trecho anterior. Subimos a montanha, com um vento intenso, e conforme subíamos, montanhas com pitadas de neve apareciam no horizonte.
Passamos ao lado de uma bela poça de água, que estava sendo formada pelo derretimento da neve rosada. Uma cor azul claro surgia na área onde a água estava sobreposta à neve. Uma bela imagem. E ainda havia um lugar para acampar ao lado.

Quando chegamos no ponto mais alto do dia, ao lado do Leavitt Peak, tivemos uma grata imagem. Aparecia no outro lado da montanha uma linda paisagem, com 5 lagos, montanhas ao redor e pitadas de neve no horizonte.

Seguimos em frente, agora descendo a montanha pedregosa sem árvores e com vento. A paisagem continuava linda. Sierra Nevada promete!
Descemos pelo Kennedy Canyon até encontrarmos um bosque e um rio, onde acampamos ao lado.
Na hora de preparar um purê de batatas instantâneo, Ramon lembrou que esqueceu de verificar o gás em Kennedy Meadows North. Estávamos com gás insuficiente para os 7 dias deste trecho. Teríamos que improvisar nos próximos dias.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 2: 1006 mi (Kennedy Canyon) a 996 mi (Dorothy Lake)
Total Passamos por |
16 km Hoover Wilderness Yosemite National Park |
Caminhamos ao lado de paredões rochosos e subimos até o Dorothy Lake Pass, onde fica a fronteira com o Yosemite National Park.
O início da caminhada no parque foi carimbada com vários lagos e paredes rochosas com toque de neve.

Acampamos no Dorothy Lake, onde havia um local de fogueira. Aproveitamos para economizar o gás e fizemos fogo no local apropriado.

Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 3: 996 mi (Dorothy Lake) a 982 mi (Stubblefield Canyon)
Total Passamos por |
23 km Yosemite National Park |
Caminhamos no Jack Main Canyon, pelo bosque com paredões rochosos ao lado, e o riacho Falls Creek do outro.

Fomos até Wilma Lake, um lago sem graça se comparado com o Dorothy Lake.

Depois de Wilma subimos o morro granítico e descemos até o rio Stubblefield Canyon, onde acampamos após cruzá-lo.
Não dormimos sós, além de duas barracas, veados rodeavam a área de acampamento.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 4: 982 mi (Stubblefield Canyon) a 973 mi (Benson Lake)
Total Passamos por |
14 km Yosemite National Park |
Logo cedo dois veados brigavam para comer a grama onde o Ramon urinou. Não é a primeira vez que vimos essa preferência dos veados.
Subimos e descemos a montanha até Kerrick Canyon, onde cruzamos o Rancheria Creek. Seguimos ao lado deste riacho por um bom tempo, até que a PCT vira à direita, deixando o riacho para trás.
Caminhamos mais um sobe e desce, passando ao lado de pequenos lagos.

Descemos até o Benson Lake. Este lago fica a 600 metros da Pacific Crest Trail e é bem agradável. Possui uma longa praia de areia e é cercado por paredes rochosas. Vários outros hikers também aproveitaram para acampar neste lago.

Quando anoiteceu, um sino começou a balançar e fazer barulho. Havíamos visto, nos dias anteriores, uma vaca com um sino no pescoço. Sem dúvidas era um animal domesticado. E era um que não dormia, fez barulho por toda a noite. Pelo menos espantou o urso.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 5: 973 mi (Benson Lake) a 962 mi (creek)
Total Passamos por |
18 km Yosemite National Park |
Ao acordarmos descobrimos o animal que estava com o sino. Era um cavalo. Um cavalo com sino seguido por mais dez cavalos sem sino. Um deles se aproximou de mim e fizemos amizade. Acho que ele esperava ganhar algum snack. Ficou esperando…
Após o Benson Lake começa uma boa subida. A primeira parada foi no belo lago Smedberg, rodeado por rochas.

Continuamos subindo com o Volunteer Peak à nossa direita, até o passo de montanha Benson, onde passamos para o outro lado da montanha.

Descemos até Matterhom Canyon, quando começou a trovejar e cair algumas gotas do céu. Decidimos acampar por lá mesmo, antes de subirmos novamente. Após 30 minutos de montarmos nossa barraca, o céu clareou novamente.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 6: 962 mi (creek) a 948 mi (Glen Aulin Campground)
Total Passamos por |
23 km Yosemite National Park |
Continuamos subindo até o Miller Lake, onde fomos recepcionados por um belo espelho d’água. E este foi um dos poucos atrativos de hoje.

Saímos do Miller Lake, cruzamos alguns riachos, passamos por um vale gramado e descemos até Glen Aulin Campground.
Um pouco antes de chegarmos no Campground passamos por uma área rochosa com uma bela vista do paredão ao nosso lado direito.
O Glen Aulin Campground fica ao lado do Tuolumne River e de uma de suas cachoeiras. Há algumas casas fechadas e outras em construção, não sei ao certo para que servem. Também há banheiros secos e anéis de pedra para fogueira. Com sorte nosso gás acabou neste dia, após aquecer a água de nossa janta, então não foi necessário fazer fogo.

Logo que começamos a armar nossa barraca, uma guarda-parque apareceu para conferir nosso Permit e se estávamos com Bear Cannister. Foi nossa segunda checagem na PCT. A primeira foi quando acampamos no Lassen Volcanic National Park.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 7: 948 mi (Glen Aulin Campground) a 942 mi (Tuolumne Meadows Store – Mammoth Lakes)
Total Passamos por |
8 km Yosemite National Park |
Caminhada curta até o Tuolumne Meadows e até a estrada que vai até o Yosemite Valley. Conforme caminhávamos, mais turistas apareciam.
Caminhamos ao lado do Tuolumne River, passamos por áreas rochosas, apreciamos as montanhas e as quedas d’água no caminho.

No Tuolumne Meadows havia algumas casas antigas, onde agora são museus, além de uma fonte de água histórica.
Seguimos até a estrada e fomos até a loja Tuolumne Meadows Store, onde há um mercado e lanchonete. Lá mesmo conseguimos uma carona em menos de 20 minutos, até Mammoth Lakes.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dicas
- Dicas gerais da Pacific Crest Trail estão no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
- Neste trecho começa um trecho frio da Pacific Crest Trail, programe carregar roupas de frio.
- Grocery Outlet é um mercado bem barato no Mammoth Lakes. Vale a pena comprar por lá.
- No Tuolumne Meadows Store é possível comprar comida para o próximo trecho, evitando o deslocamento para a cidade.
- No Tuolumne Meadows é possível ir até o Yosemite Valley e realizar o primeiro trecho da John Muir Trail que não coincide com a Pacific Crest Trail. Para isso é necessário solicitar permissão para o guarda-parque que fica próximo ao Tuolumne Meadows Store.
- Nossas roupas de frio só foram necessárias na High Sierra, quando a Sierra Nevada atinge altitudes superiores a 3000 metros. Planeje seu vestiário de frio entre Kennedy Meadows General Store, no Sul, até Kennedy Meadows North .
- Caminhamos por Sierra Nevada no mês de setembro, quando praticamente toda a neve havia derretido e o volume de água nos rios estava bem baixo. Pense na possibilidade de deixar a Sierra Nevada por último, caso o nível de neve ou água esteja muito alto. A caminhada será bem mais agradável.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Custos
Seguem alguns custos em dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.
- Hospedagem em Kennedy Meadow North: $USD 45 ($BRL 177)
- Mercado em Kennedy Meadow North, comida para trilha, média diária individual: $USD 8 ($BRL 33)
- Motel 6, hospedagem em Mammoth Lakes, diária casal com café da manhã: $USD 103 ($BRL 406)
- Lanche, combo em Carls Junior, em Mammoth Lakes: $USD 12 ($BRL 46)
- Mercado Grocery Outlet em Mammoth Lakes, comida para trilha, média diária individual: $USD 4 ($BRL 17)
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dados sabáticos
4317 km trilhados 84 cidades 5 países 2 anos e 3 meses |
Clique aqui para voltar ao início do post.
Quer mais?
Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar caminhando.
Nos acompanhe também em: