América do Norte, Califórnia, Estados Unidos

PACIFIC CREST TRAIL #15 – South Lake Tahoe (1090 mi) a Kennedy Meadows North (1017 mi)

Em 2019 decidimos caminhar um pedacinho da Pacific Crest Trail, uma longa trilha de 4200 km, que percorre a costa oeste norte-americana, e vai do México ao Canadá. Esta trilha ficou popular após ser retratada no filme “Wild”.

O resumo desta caminhada está descrito no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.

Neste relato segue nossa caminhada, pelo centro da Califórnia na Sierra Nevada, sentido Sul, de South Lake Tahoe até Kennedy Meadows North, caminhando por Eldorado National Forest, Lake Tahoe Basin Management Unit, Stanislaus National Forest e Humboldt-Toiyabi National Forest.

Continuamos caminhando um trecho da bela Tahoe Rim Trail, uma trilha de longa distância de 266 km, nos Estados Unidos. Um dia, quem sabe, voltamos para percorrê-la totalmente.

Se quiser assistir como foi a trilha, veja o vídeo em nosso canal do YouTube:

Resumo da caminhada

• Duração: 7 dias
  • Período: final de agosto de 2019

Como chegamos

Estávamos em South Lake Tahoe, onde terminamos nosso décimo quarto trecho da Pacific Crest Trail, e saímos de nossa hospedagem no Travel Inn.

Em frente ao nosso hotel havia um ponto de ônibus. Nosso plano era pegar um ônibus até a saída da cidade, para então tentar uma carona. Enquanto esperávamos o ônibus, decidimos pedir carona. Vai que dá certo… E deu! Foram necessários 5 minutos para um carro parar e nos levar para o início da trilha.

Abastecimento

Início do trecho – South Lake Tahoe

No início do trecho aproveitamos a cidade de South Lake Tahoe, para descansarmos dois dias. E foi ótimo. Nesta cidade há ônibus coletivo, mercados, loja esportiva, motéis com preço mais acessível, restaurantes, banco e lavanderia. E ainda há o lago Tahoe para se refrescar.

Final do trecho – Kennedy Meadows North

No final do trecho chegamos no resort Kennedy Meadows, que tem um esquema para PCT hikers. Com USD 45, oferece um quarto compartilhado, chuveiro, lavanderia, internet e transfer de volta para trilha. Normalmente o transfer acontece às 10h30min e às 15h30min, mas como o fluxo de hikers estava baixo no final de agosto, só havia transfer às 15h30min. Outra opção é se hospedar em cabanas com banheiro e cozinha. As menores custam USD 100. Infelizmente estavam todas ocupadas e acabamos dormindo em uma cabana bem cara, com 3 quartos por USD 135. Além da hospedagem, Kennedy Meadows tem um restaurante e um bom mercadinho.

Roteiro

Fizemos a caminhada em 6 noites e 7 dias, totalizando 91 dias na Pacific Crest Trail, como segue:

1. 1090 mi (Echo Summit) a 1082 mi (Showers Lake)
  2. 1082 mi (Showers Lake) a 1070 mi (Lost Lakes)
  3. 1070 mi (Lost Lakes) a 1060 mi (Tributary of Pleasant Valley Creek)
  4. 1060 mi (Tributary of Pleasant Valley Creek) a 1049 mi (Sherrold Lake)
  5. 1049 mi (Sherrold Lake) a 1038 mi (Carson-Iceberg Wilderness)
  6. 1038 mi (Carson-Iceberg Wilderness) a 1026 mi (East Fork Carson River)
  7. 1026 mi (East Fork Carson River) a 1017 mi (Sonora Pass – Kennedy Meadows North)

Abaixo, segue mapa com os pontos azuis onde dormimos:

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 1: 1090 mi (Echo Summit) a 1082 mi (Showers Lake)

13 km
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Tahoe Rim Trail

Metade da trilha neste dia foi dentro da floresta com pouca paisagem e subindo. Continuamos caminhando o trecho onde a Pacific Crest Trail e a Tahoe Rim Trail coincidem.

Encontramos algumas pessoas na trilha, entre elas um diretor da PCT Association. Ele nos falou que estão trabalhando para desviar a trilha naquele trecho mais para cima da montanha, pois há mais paisagens. Os norte-americanos caprichando cada vez mais no caminho.

No meio da floresta ouvimos um forte barulho, olhamos para cima e um jato passou. Parecia que estava rompendo o céu. Isso nos fazia lembrar que estávamos em um dos lugares mais ricos do planeta.

Nos últimos km saímos da floresta e um belo vale apareceu. Rochas e vegetação se revezando, neve nas áreas superiores, água escorrendo pelas paredes e muitas flores coloridas compunham o cenário.

vale florido na Pacific Crest Trail

Caminhamos por este vale até o pequeno Showers Lake, onde acampamos juntos com outras pessoas.

acampando no Showers Lake

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 2: 1082 mi (Showers Lake) a 1070 mi (Lost Lakes)

19 km
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Tahoe Rim Trail
Mokelumne Wilderness

Logo nos primeiros passos do dia, os pernilongos começaram a nos incomodar. Tivemos que parar para passarmos repelente. Quase despercebido, provavelmente um pequeno lago à nossa esquerda era o chamariz para os mosquitos.

Foi uma bela caminhada por um vale, com um gramado verde e florido, neve rosada acima, córregos de água escorrendo pelas pedras e vários turistas de um dia.

caminhando na PCT

Passamos pelo Meiss Cabin, uma preservada cabana construída por um antigo morador. Neste ponto o Tahoe Rim Trail se separa da PCT.

Meiss Cabin

Continuamos em mais um belo vale até chegarmos em nosso primeiro Centro de Informações na Pacific Crest Trail, ao lado de uma estrada e estacionamento. Estávamos no Carson Pass. Fomos muito bem recebidos, com refrigerantes, brownies e frutas. Praticamente um trail magic!

Mais alguns lagos e chegamos no Lost Lakes, onde acampamos com alguns campistas que chegaram de carro. Os Lost Lakes ficam na beira de uma estrada de terra. É um lago bonito com algumas árvores mortas em seu meio.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 3: 1070 mi (Lost Lakes) a 1060 mi (Tributary of Pleasant Valley Creek)

16 km
Mokelumne Wilderness

Terminamos a subida de ontem, com uma bela vista para os Lost Lakes, onde acampamos na noite anterior.

vista para Lost Lakes

O Upper Blue Lake também apareceu para azular mais o dia.

Upper Blue Lake

Depois da subida sempre vem uma descida. Descemos com paisagens, em um ambiente mais seco que o dia anterior. Entramos no bosque, passamos por alguns riachos e lagos. Cavalos passaram por nós, até chegarmos no Tributary of Pleasant Valley Creek, onde acampamos solitários ao lado de um riacho.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 4: 1060 mi (Tributary of Pleasant Valley Creek) a 1049 mi (Sherrold Lake)

18 km
Humboldt-Toiyabi Nat. Forest

Saímos da floresta e tivemos a vista para o Raymond Canyon, cercado de paredões rochosos de vários tons de cor.

paredões rochosos no caminho

Passamos também pelo Reynolds Peak, outra parede de pedra e terminamos o dia ao lado do Sherrold Lake, com o Ebbetts Peak logo acima.

Sherrold Lake

Dormimos solitários vendo uma bandeira dos USA soberana, no pico Ebbetts.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 5: 1049 mi (Sherrold Lake) a 1038 mi (Carson-Iceberg Wilderness)

18 km
Stanislaus National Forest
Carson-Iceberg Wilderness

Logo após 1 km de nosso acampamento, passamos por uma estrada asfaltada, no Ebbetts Pass.

Esta estrada vai até Markleeville, mas naquele horário, nenhum carro passava. Este ponto é famoso por sempre ter um Trail Magic. Mas no final de agosto, os thru-hikers já haviam passado e sem eles, os Trail Magics não existem.

A trilha continua com belas paisagens, desta vez passamos pelo Noble Canyon e Noble Lake.

Noble Lake

Depois foi a vez do Bull Canyon, com o Bull Lake aparecendo no horizonte.

Bull Lake lá longe no horizonte

Entramos no Stanislaus National Forest e no Carson-Iceberg Wilderness, onde acampamos novamente solitários, ao lado de um riacho.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 6: 1038 mi (Carson-Iceberg Wilderness) a 1026 mi (East Fork Carson River)

19 km
Carson-Iceberg Wilderness

De manhã passamos por uma área de pasto com muitas vacas ao lado da trilha. A maior parte do dia foi com paisagens de montanhas e sem lagos.

No final da caminhada nos deparamos com uma imensa parede rochosa, era a Whitecliff. Foi praticamente a única paisagem do dia.

Whitecliff

Neste trecho encontramos 7 hikers indo para a mesma direção que nós. Acredito que eles acamparam a 3 km adiante de nós, um pouco antes da subida do dia seguinte. Nós acampamos ao lado de um riacho.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 7: 1026 mi (East Fork Carson River) a 1017 mi (Sonora Pass – Kennedy Meadows North)

14 km
Stanislaus National Forest
Carson-Iceberg Wilderness

Dia de subida. Mas até que a subida não foi tão ruim. Foi um desnível de aproximadamente 750 metros, mas com a mochila quase sem comida, subimos tranquilamente a montanha.

Conforme subíamos, a paisagem crescia. No ponto mais alto víamos à direita o Sonora Peak, atrás, as montanhas de onde viemos, na frente, montanhas com pitadas de neve.

paisagens na PCT

Descemos até Sonora Pass, na Highway 108. Vimos de longe um casal tentando carona. Antes de tentarmos a nossa carona, fomos ao banheiro. Quando colocamos o pé na estrada, o casal conseguiu uma carona e nós fomos na carona dele! Foi a segunda carona mais rápida de nossa Pacific Crest Trail. Só perdeu para a nossa primeira, no Walker Pass.

Fomos até o resort Kennedy Meadows North, um lugar que tem um esquema para os hikers, restaurante, um bom mercado, lavanderia e internet paga.

Dicas

Custos

Seguem alguns custos em dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.

• Ônibus Municipal em South Lake Tahoe, individual: $USD 2 ($BRL 8)
  • Lavanderia em South Lake Tahoe: $USD 3,50 ($BRL 14)
  • Motel Travel Inn em South Lake Tahoe, diária casal sem café-da-manhã: $USD 54 ($BRL 211)
  • Mercado Safeway em South Lake Tahoe, comida para trilha, média diária individual: $USD 7 ($BRL 29)
  • Hospedagem em Kennedy Meadow North: $USD 45 ($BRL 177)
  • Mercado em Kennedy Meadow North, comida para trilha, média diária individual: $USD 8 ($BRL 33)

Dados sabáticos

4197 km trilhados
83 cidades
5 países
2 anos e 2 meses

Quer mais?

Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar caminhando.