América do Norte, Califórnia, Estados Unidos

PACIFIC CREST TRAIL #14 – Truckee (1153 mi) a South Lake Tahoe (1091 mi)

Em 2019 decidimos caminhar um pedacinho da Pacific Crest Trail, uma longa trilha de 4200 km, que percorre a costa oeste norte-americana, e vai do México ao Canadá. Esta trilha ficou popular após ser retratada no filme “Wild”.

O resumo desta caminhada está descrito no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.

Neste relato segue nossa caminhada, pelo centro da Califórnia na Sierra Nevada, sentido Sul, de Truckee até South Lake Tahoe, passando por Tahoe National Forest, Eldorado National Forest e Lake Tahoe Basin Management Unit.

Este trecho foi muito, muito, mas muito bonito. Vale observar que caminhamos, a partir da metade do terceiro dia, um trecho da Tahoe Rim Trail, uma trilha de longa distância de 266 km, nos Estados Unidos. Um dia, quem sabe, voltamos para percorrê-la totalmente.

Assim que possível, o vídeo desta caminhada estará disponível em nosso canal do YouTube.

Resumo da caminhada

  • País: Estados Unidos
  • Estado: Califórnia
  • Cidades próximas: Truckee, South Lake Tahoe, Reno
  • Início: Hwy 40 Donner Pass Road, Truckee
  • Fim: Echo Lake, South Lake Tahoe
  • Distância: 101 km
  • Duração: 7 dias
  • Período: meados de agosto de 2019

Como chegamos

Estávamos em Truckee, onde terminamos nosso décimo terceiro trecho, e fomos pedir carona no Donner Pass Road, próximo ao mercado Safeway. Não demorou nem 10 minutos e conseguimos carona para voltar à trilha. Um casal nos deixou onde a PCT cruza com o Donner Pass Road. Para nós, o ideal seria termos ficado no Highway 80, onde terminamos o trecho anterior, mas decidimos ficar onde a carona nos levasse. Assim acabamos perdendo algumas milhas entre a Highway 80 e Donner Pass Road. Nada significativo.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Abastecimento

Início do trecho – Truckee

O início do trecho foi em Truckee, uma cidade de tamanho médio, com um centro charmoso, onde encontramos vários restaurantes e Post Office. A 2 km do centro há outro correio, um supermercado Safeway, loja de artigos esportivos, MCDonald, outros restaurantes e lavanderia. Só não encontramos hospedagem abaixo de USD 130, então acabamos ficando no camping Donner Memorial State Park, que fica a 1 km do MCDonald. O que era para ser um lugar para descansar, acabou sendo muito cansativo. Quando chegamos na cidade caminhamos cerca de 9 km, entre ir ao correio, mercado, banco, restaurante e camping.

Final do trecho – South Lake Tahoe

Aproveitamos a cidade de South Lake Tahoe, no final do trecho, para descansarmos dois dias. E foi ótimo. Nesta cidade há ônibus coletivo, mercados, loja esportiva, motéis com preço mais acessível, restaurantes, banco e lavanderia. E ainda há o receptivo lago Tahoe para se refrescar.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Roteiro

Fizemos a caminhada em 6 noites e 7 dias, totalizando 84 dias na Pacific Crest Trail, como segue:

  1. 1153 mi (Hwy 40 Donner Pass Road – Truckee) a 1150 mi
  2. 1150 mi a 1138 mi (Whisky Creek)
  3. 1138 mi (Whisky Creek) a 1127 mi (North Fork Blackwood Creek)
  4. 1127mi (North Fork Blackwood Creek) a 1119 mi (Richardson Lake)
  5. 1119 mi (Richardson Lake) a 1109 mi (Fontanillis Lake)
  6. 1109 mi (Fontanillis Lake) a 1098 mi (Aloha Lake)
  7. 1098 mi (Aloha Lake) a 1091 mi (Highway 50 – South Lake Tahoe)

Abaixo, segue mapa com os pontos azuis onde dormimos:

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 1: 1153 mi (Hwy 40 Donner Pass Road – Truckee) a 1150 mi

Total
Passamos por
6 km
Tahoe National Forest

A princípio queríamos acampar logo no início da trilha, no lago Mary, mas sem perceber passamos a entrada para o lago e subimos a montanha. No caminho passamos por várias pessoas fazendo manutenção na trilha. Basicamente todos jovens, entre homens e mulheres.

Conforme subíamos, vimos com pesar o lago Mary lá embaixo. Sem a menor vontade de voltar na trilha, seguimos em frente.

Mary Lake

Pelo aplicativo teríamos água daqui 9 km, e seria nessa água que tentaríamos acampar. Mas por sorte, depois de 5 km encontramos um córrego de água e um local próximo para montarmos nossa barraca.

Ficamos no topo de uma colina, com bela paisagem, curtindo o pôr do Sol e apreciando a lua cheia.

anoitecendo na Pacific Crest Trail

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 2: 1150 mi a 1138 mi (Whisky Creek)

Total
Passamos por
19 km
Tahoe National Forest
Granite Chief Wilderness

Acordamos e a lua cheia ainda estava lá, no lado oposto de ontem, iluminando o céu enquanto o Sol ainda não aparecia.

Dia de belas paisagens com montanhas nevadas no horizonte e flores no caminho.

lindas flores vermelhas

Logo no início vimos um macho de House Finch, uma ave norte americana com cabeça rosada.

House Finch

Para potencializar a beleza do dia, cruzamos novamente por centenas de borboletas. Foram alguns metros trilhando a Pacific Crest Trail, encantados com esses insetos.

presenciamos uma migração de borboletas

Subimos até um centro de ski, que estava inativo devido ao verão. O centro de ski fica ao lado de um paredão rochoso conhecido como Granite Chief e onde começa uma área ambiental de mesmo nome, Granite Chief Wilderness.

Descemos até o Whisky Creek onde acampamos. Gostaríamos de ter caminhado mais um pouco, até os Five Lakes, mas meus pés davam sinal de cansaço e ficamos no riacho mesmo. No final do dia mais dois hikers acamparam próximos de nós.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 3: 1138 mi (Whisky Creek) a 1127 mi (North Fork Blackwood Creek)

Total
Passamos por
18 km
Tahoe National Forest
Granite Chief Wilderness
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Tahoe Rim Trail

Alguns minutos na trilha e chegamos na bifurcação que vai até o 5 Lakes. Curiosos, saímos uns 20 minutos da Pacific Crest Trail e chegamos em um lago sem graça. Decepcionados, nem fomos ver os outros lagos.

No caminho pegamos no flagra um roedor devorando um pinhão. Havíamos visto vários pinhões destroçados em vários trechos da PCT. Agora sabíamos quem era o culpado.

Começamos uma subida até outro centro de ski e seus teleféricos. Lá de cima o Tahoe Lake aparecia, cada vez maior no horizonte.

vista para o Lake Tahoe no horizontal

Saímos do Granite Chief Wilderness, entramos na bela Tahoe Rim Trail e descemos até em uma área de acampamento aconchegante, ao lado do North Fork Blackwood Creek. No final do dia mais 3 barracas se juntaram a nós.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 4: 1127mi (North Fork Blackwood Creek) a 1119 mi (Richardson Lake)

Total
Passamos por
13 km
Tahoe National Forest
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Eldorado National Forest
Tahoe Rim Trail

Dia um tanto quanto chato, na floresta e sem paisagens. Mas pelo menos foi curto e com reencontros.

Um pouco antes de chegarmos no Richardson Lake, encontramos com a Bird, uma hiker que conhecemos na Casa de Luna, em nosso terceiro trecho na Pacific Crest Trail. Ela nos contou que conseguiu ir até o Mount Whitney, o ponto mais alto dos Estados Unidos fora do Alasca e Hawaii, e no Keasarge Pass, o ponto mais alto da PCT. Vale observar que o Mount Whitney não faz parte da PCT, mas os PCT hikers podem fazer este desvio, e é o que a maioria faz. Mas depois destes dois pontos, ela pulou boa parte da Sierra Nevada, pois achou muito perigoso e ficou com muito medo. Nos despedimos de Bird e 12h30min chegamos no camping do dia. Como disse, caminhada curta.

O lago Richardson, localizado no Eldorado National Forest, não é muito bonito. É de tamanho médio e rodeado por árvores. O acesso à água é fácil, mas não nos atrevemos a nadar, pois o vento gelado nos desanimou. Para os locais, o lago é uma boa pedida, pois é possível chegar na área de camping com carro. Encontramos uma família com um esperto cachorro. Ganhamos panquecas, frutas e vinho.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 5: 1119 mi (Richardson Lake) a 1109 mi (Fontanillis Lake)

Total
Passamos por
16 km
Eldorado National Forest
Desolation Wilderness
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Tahoe Rim Trail

Continuamos no Tahoe Rim Trail e boa parte do dia foi uma caminhada na floresta. Encontramos várias pessoas no caminho, e que não eram PCT hikers, o que era sinal que o trecho valia a pena.

E não deu outra, passamos pelos Velma Lakes e logo chegamos no extraordinário Fontanillis Lake. Um grande lago, com boa profundidade e águas claras, bem apetitoso para um ti-bum. Do lago sai um riacho que abastece os Velma Lakes logo abaixo.

Fontanillis Lake

Passamos o riacho e a Pacific Crest Trail segue beirando o lago. Do lado oposto, uma formação rochosa com neve incrementavam a paisagem. Sem dúvidas, os melhores metros da trilha até o momento.

A área de acampamento deste lago fica um pouco acima de umas pedras, ao lado da trilha. Um pouco acima de nosso camping era possível avistar os lagos Velma e o Tahoe Lake no horizonte.

vista para Velma Lakes e Tahoe Lake

Outros hikers se juntaram conosco. Eles estavam trilhando o Tahoe Rim Trail.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 6: 1109 mi (Fontanillis Lake) a 1098 mi (Aloha Lake)

Total
Passamos por
18 km
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Eldorado National Forest
Tahoe Rim Trail

Eleito o dia mais bonito de nossa Pacific Crest Trail até o momento.

Ao lado do Fontanillis Lake está o Dicks Lake. É um lago com boa área de acampamento, mas não é tão bonito quanto o Fontanillis.

Depois do Dicks Lake começa uma subida até o Dicks Pass. Foi a subida para um passo de montanha mais fácil de nossas vidas, a inclinação não era muito acentuada e a trilha estava com a manutenção em dia. Em alguns momentos parecia que estávamos subindo uma escada. Quando faltavam alguns passos para o Dicks Pass, Ramon percebeu que o seu chapéu havia caído. Teve que voltar para procurá-lo e com sorte o encontrou.

A vista do outro lado da montanha no Dicks Pass é deslumbrante, vários lagos e montanhas nevadas.

vista do Dicks Pass

O Dicks Lake é bem mais bonito visto de cima.

Dicks Lake

Na descida vimos os simpáticos Half Moon Lake e o Alta Morris Lake.

Half Moon Lake e Alta Morris Lake

E fizemos uma parada de descanso no tímido Gilmore Lake. A trilha segue margeando o belo Susie Lake com suas águas cristalinas.

Depois de Susie a PCT margea o Heather Lake. De um lado o lago e do outro um paredão de pedras. Foram os passos mais bonitos da PCT.

Heather Lake

Finalizamos o dia no gigante Aloha Lake e suas ilhotas rochosas. Mais um belíssimo lago no caminho.

Aloha Lake

Fomos até a outra ponta do lago e acampamos ao lado de outras barracas.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dia 7: 1098 mi (Aloha Lake) a 1091 mi (Highway 50 – South Lake Tahoe)

Total
Passamos por
11 km
Lake Tahoe Basin Manag. Unit
Eldorado National Forest
Tahoe Rim Trail

Depois de um belo amanhecer no Aloha Lake, começamos um dia de descida, rumo à cidade.

amanhecer no Aloha Lake

Nosso acampamento ficava bem onde a PCT se distancia do Aloha Lake. Subimos um pouco, para depois com começar a descida.

No caminho passamos pelo Tamarak Lake. E logo quando começamos a descer, o Echo Lake apareceu.

Echo Lake

O Echo Lake é um lago grande onde funciona um resort. Ao lado do lago havia vários chalés de madeira com varanda. Eram como casas de veraneio. No lago, um serviço de taxi boat levavam os turistas para lá e para cá. No outro lado do lago estava o estacionamento, um banheiro seco, uma lojinha de conveniência, turistas e muitos carros estacionados.

Seguimos mais um pouco na trilha e paramos na Highway 50. Dedo polegar apontado para cima e 15 minutos depois parou um carro tipo perua, com duas senhoras e um cachorro. Sentamos no chão, entre os bancos dianteiros e a cama de casal. Muito simpáticas até ofereceram carona de volta para trilha, caso quiséssemos retornar no final do dia. Agradecemos, mas nossa intenção era descansar em um quarto naquela noite. Também queríamos uma cama de casal.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dicas

  • Dicas gerais da Pacific Crest Trail estão no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
  • Achamos a hospedagem em Truckee bem cara. Uma opção mais em conta é acampar no Donner Memorial State Park.
  • Se programe para acampar no Fontanillis Lake ou Aloha Lake ou em ambos. São lugares muito lindos para somente passar sem parar.

Clique aqui para voltar ao início do post.

Custos

Seguem alguns custos em dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.

  • Restaurante MCDonald, em Truckee, 2 combos: $USD 34 ($BRL 134)
  • Lavanderia, em Truckee: $USD 5 ($BRL 21)
  • Mercado Safeway em Truckee, comida para trilha, média diária individual: $USD 7 ($BRL 27)
  • Ônibus Municipal em South Lake Tahoe, individual: $USD 2 ($BRL 8)
  • Lavanderia em South Lake Tahoe: $USD 3,50 ($BRL 14)
  • Motel Travel Inn em South Lake Tahoe, diária casal sem café-da-manhã: $USD 54 ($BRL 211)
  • Mercado Safeway em South Lake Tahoe, comida para trilha, média diária individual: $USD 7 ($BRL 29)

Clique aqui para voltar ao início do post.

Dados sabáticos

4080 km trilhados
82 cidades
5 países
2 anos e 2 meses

Clique aqui para voltar ao início do post.

Quer mais?

Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar caminhando.Nos acompanhe também em: