Depois de uma trilha cansativa até o cume do Cerro Volcánico, tiramos um dia para caminhar tranquilo até o glaciar Ventisquero Negro e as quedas d’água Garganta del Diablo, duas atrações do Monte Tronador.
Estamos no vilarejo Pampa Linda, localizada no Parque Nacional Nahuel Huapi, um dos primeiros parques nacionais criados da Argentina.
O Parque Nacional Nahuel Huapi está localizado a noroeste da Patagônia. Os 710.000 hectares que compõem seu território estão localizados nas províncias Neuquén e Río Negro, e em cidades como San Carlos de Bariloche, Dina Huapi, Villa Traful e Villa La Angostura.
Como chegamos
Chegamos em Pampa Linda por uma bela travessia de 6 dias, atravessando montanhas e lagoas, desde Colonia Suiza.
Pampa Linda é um pequeno vilarejo e encontramos 4 hospedagens: um hotel quase luxuoso, um albergue, um camping organizado e um camping agreste. Todos um ao lado do outro. Refeições são servidas no hotel, no albergue e no camping organizado.
Optamos por ficar no camping organizado Los Vuriloches.
Resumo do trekking
- País: Argentina
- Cidade: Bariloche
- Início: Pampa Linda
- Fim: Pampa Linda
- Distância total: 12 km
- Duração: 1 dia
- Subida acumulada: 680 metros
- Descida acumulada: 680 metros
- Altitude máxima: 1133 metros
- Período do trekking: início de fevereiro de 2019
- Dificuldade: Leve Moderada
Trilha
Quase todo o percurso pode ser percorrido de carro em uma estrada de terra, desde Pampa Linda. Como não conseguimos carona, tivemos que ir caminhando.
Foram 7 km com uma leve subida para chegarmos no mirante dos glaciares Manso e Ventisquero Negro. Abaixo dos glaciares, o lago Manso sendo formado.
Pedaços do glaciar Manso se desprendem frequentemente e caem penhasco abaixo, até encontrarem um platô. Nesta descida, estes pedaços de gelo se misturam com terra, ficando com uma aparência escura. De tanto gelo que caiu neste platô, formou-se um novo glaciar, o Ventisquero Negro.
Não é possível chegar próximo ao glaciar ou de seu lago, mas um mirante proporciona uma bela vista do conjunto.
Mais 1 km e a estrada de terra acaba na confeitaria Ventisquero, onde inicia a trilha ao mirante da Garganta del Diablo. A Garganta del Diablo é composto por quedas d’água provenientes do derretimento de um glaciar do Cerro Tronador.
Ao chegar no mirante, tivemos uma conclusão: é melhor ver a Garganta del Diablo de longe. De perto, vimos somente uma das quedas d’água e não vimos o glaciar. Uma das melhores visões é perto da confeitaria mesmo.
Se quiser assistir como foi a trilha, veja em nosso canal do YouTube:
Dica
- Ventisquero Negro e Garganta del Diablo são duas atrações abertas para o público todo o ano. Agências de turismo em Bariloche organizam passeios diários até Pampa Linda. Passeio imperdível para quem está em Bariloche.
Custos
Até este momento de nossa Exploração Argentina 18/19, gastamos uma média individual de R$ 87 por dia.
Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.
- Camping Los Vuriloches, em Pampa Linda, diária individual: $ARS 350 ($BRL 36)
- Refeição, na Hosteria Pampa Linda, individual com bebida: $ARS 600 ($BRL 62)
- Torta de Limão, na Confeitaria Ventisquero, um pedaço: $ARS 150 ($BRL 15)
Cotação comercial em 8/1/2019:
$USD 1,00 = $BRL 3,72 = $ARS 37,29
Dados sabáticos
2390 km trilhados 60 cidades 4 países 1 ano e 8 meses |
Quer mais?
Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar trilhando.
Nos acompanhe também em: