Equipamentos

BARRACA 3F UL GEAR – review modelo Lanshan 2

Usamos a barraca chinesa 3F UL Gear, modelo Lanshan 2, durante nossas caminhadas pela Pacific Crest Trail em 2019 e pela Patagônia em 2020.

Características

A 3F UL Gear é uma empresa chinesa especializada em equipamentos de montanha ultra leves, principalmente em barracas e mochilas. Seus produtos podem ser encontrados no site do AliExpress.

Entre as barracas da 3F UL Gear, escolhemos o modelo Lanshan 2. Essa barraca não tem armação e a sustentação é feita com dois bastões de trekking. A-do-ra-mos a barraca. Compramos no AliExpress, entregue direto em sua casa. É razoavelmente leve, com 1250 gramas incluindo os specs. Projetada para duas pessoas é bem espaçosa.

Vale observar que não pagamos imposto desta barraca. Não sabemos direito como funciona a taxação de impostos de produtos vindo da China, mas nossos equipamentos de camping comprados até hoje não foram taxados para nós.

LRM_EXPORT_166618981304042_20190818_203543570sustentada por bastões de trekking

Além disso, compramos o modelo “quatro estações” (classificação informada pelo fabricante). Ou seja, a parede interna não é furada. Sen-sa-cio-nal. Tela de mosquiteiro nunca mais!!! O nosso quartinho ficou infinitamente mais quentinho. Como 99,99% de nossos campings são no frescor de uma montanha, as chances de passarmos calor é mínimo.

LRM_EXPORT_98993646555048_20190718_215053306
tela interna

Observe nas próximas fotos, que é possível ajustar a altura da porta da barraca para que ela fique bem rente ao solo (ideal para as noites mais frias) ou deixar um vão para arejar (no calor).

LRM_EXPORT_148636354828766_20190524_085504918
porta da barraca rente ao chão
LRM_EXPORT_166770753664505_20190818_203817951
acampando em terreno rochoso

Desafios

O grande desafio desta barraca é mantê-la de pé em terrenos arenosos e rochosos, onde os specs são inúteis. Nesses terrenos a ajuda de pesos, como pedras, será essencial para substituir os specs e manter a barraca estável. Nós já acampamos em cima de rocha e terrenos não muito firmes, mas com generosas pedras para nos ajudar. Deu tudo certo.

Outro possível problema é acampar em ambientes ventosos. Quando acampamos no Parque Eólico Tehachapi, nos Estados Unidos, ela quase decolou. Até hoje tivemos 2 noites que a barraca desmoronou. Além do parque eólico, a outra vez foi em El Chaltén na Argentina. Mas não carregar as pesadas armações durante vários dias, compensou essas duas noites ventosas. O Ramon que o diga…

img-20190531-wa001227353216.jpg
nossa barraca no Parque Eólico Tehachapi

Zíper

Qual o primeiro sinal de “envelhecimento” que a barraca nos sinalizou? Os zíperes. Os zíperes começaram a desalinhar e a emperrar. Não sei ao certo com quantas noites isso começou a acontecer, mas com a ajuda de duas pedras no meio da PCT, apertamos o cursor e conseguimos ir levando. Mas a melhor alternativa é trocar o cursor por um novo, assim que possível. Fizemos isso depois de 127 noites de uso, quando estávamos na Patagônia Argentina.

E claro! Manter os zíperes sempre limpos ajudará a prolongar sua vida útil.

Vida útil

Esta barraca está atualmente, maio de 2020, com 180 noites de uso (114 noites na Pacific Crest Trail e 66 noites na Patagônia). Ela continua funcional e continuaremos com ela nas próximas viagens.

Piso extra

Compramos à parte no AliExpress, uma esteira impermeável de folha de alumínio + espuma EVA, para ser posicionada como piso, entre o solo e a barraca. Ela pesa aproximadamente 180 gramas. Ajuda bastante na retenção de calor e proteção de nossos isolantes infláveis.

Chão de barraca
esteira para ser usada como piso da barraca

Gostou?

Tem muito mais aqui no blog e em nossas mídias:

Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.

Qualquer doação é bem-vinda!

A contribuição mínima é de apenas 1 real. Mas se quiser doar mais, é só aumentar o número aí embaixo, ao lado esquerdo do botão de pagamento. 😉

R$1,00

4 comentários em “BARRACA 3F UL GEAR – review modelo Lanshan 2”

  1. opa…acabei de ler seu comentário sobre o circuito O no Instagram. Tb não aguento estes lugares de natureza lotados de pessoas. Vou ter que arrumar outro lugar para iniciar. Alguma sugestão? 🙂

    Curtir

  2. Bacana! Tô querendo comprar esta mochila, mas a de 3 estações, para usar tb no Brasil (pq não gostam da tela de mosquiteiro?). Vcs tiveram que pagar imposto comprando no Aliexpress (estou com receio disto…). Sou iniciante e irei viajar sozinha. Mesmo assim pensei em comprar a barraca para duas pessoas. O que acha? Acha que esta é a melhor barraca para mim mesmo (vi outras: Naturehike cloud up, Naturehike Tanga e tb a É fácil de montar e desmontar (tendo em vista que não tenho experiência e vou sozinha)? Estou querendo começar pela Patagônia (Torres del Paine) (vi rapidamente seu post sobre PCT. Mto interessante!) Este bastão de apoio pode ser retrátil? Precisa de dois, ou um só serve? Como já estou beirando os 50, tenho outra dúvida. Quantos kilos voces costumam carregar nas costas? E quantos km andam por dia? qualquer dica é bem vinda (vou ter que comprar saco, fogareiro, comida, isolante). Não entendo quase nada. rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Patrícia! Vamos lá…

      1. TELA DE MOSQUITEIRO: antes nós só usávamos barraca com tela de mosquiteiro. Quando migramos para a tela 4 estações achamos ela sensacional. A tela 4 estações deixa a barraca bem mais quentinha e reduz MUITO a entrada do vento. Já passamos muito frio com a tela de mosquiteiro, principalmente quando ventava. Achamos a tela 4 estações uma benção. E inclusive nas montanhas do Brasil, a tela 4 estações vai muito bem. Só não vai bem na praia, por conta do calor…

      2. ALIEXPRESS: não pagamos imposto para esta barraca… Inclusive é bem pertinente sua pergunta. Nós não sabemos como funciona o imposto no Aliexpress. Já compramos saco de dormir, bastão de trekking, barraca e celular, sem pagar impostos. Porém compramos camiseta e tivemos que pagar imposto. Vai entender….

      3. BARRACA DUAS PESSOAS: tem muita gente que escuto que prefere usar uma barraca maior. Eu sempre acampei com meu marido com barraca de 2 pessoas e não tenho o que reclamar. Não sinto necessidade de mais espaço. Eu, pessoalmente, prefiro usar a barraca no tamanho justo, afinal de contas, quanto maior a barraca, mais pesada ela será.

      4. OUTRAS BARRACAS: já usamos a Naturehike Mongar e gostávamos dela também. As barracas que tem armação é mais fácil de serem montadas. Mas a armação pesa… E quando vc começar a caminhar, vai lembrar deste peso, pode ter certeza disto. Essa barraca Lanshan não é a mais fácil de armar no começo, mas com a prática vc se acostuma, como tudo na vida…kkkkk. Claro que em terrenos arenosos e rochosos montar a barraca Lanshan é um desafio à parte… Por dentro eu fiquei impressionada com o espaço interno, comparada com a Naturehike Mongar achei o espaço interno bem equivalente, se não for maior. Dificilmente nós iremos carregar uma barraca com armação novamente. Vale comentar que na PCT vimos muitas pessoas usando as barracas tipo a barraca Lanshan (só que na versão americana, claro!).

      5. TORRES DEL PAINE: Torres del Paine é lindíssimo. E para ser sincera acho um bom lugar para começar a trilhar. Ele tem uma ótima infra-estrutura. Particularmente eu prefiro lugares sem nenhuma infra-estrutura. Bem selvagem mesmo. Mas para quem está começando, eu recomendaria trilhas onde há refúgios, assim haverá apoio, e vc se sentirá bem segura e tranquila. O problemaço de Torres del Paine é a burocracia e o preço.

      6. BARILOCHE: se me perguntar, onde eu recomendo ir na Patagônia sem ou com experiência, minha resposta sem hesitação é o Parque Nacional Nahuel Huapi, em Bariloche. Lá há vários refúgios para te dar apoio, não paga entrada no parque, a moeda é argentina (mais barata), chega-se nas trilhas facilmente de busão saindo do centro de Bariloche, o lugar é magnífico, o clima é perfeito (muito Sol e sem nuvens no verão), Bariloche é uma cidade com uma excelente infra-estrutura (inclusive aeroporto), você verá glaciares, picos rochosos, rios, lagos, lagunas, paisagens incríveis… E se enjoar da trilha, há outras atrações como teleférico, comer uma boa carne, curtir uma praia… enfim… eu só tenho elogios para Bariloche.

      7. BASTÃO: o bastão para esta barraca tem que ser retrátil e são necessários dois bastões.

      8. KG e KM: minha mochila sem comida e água, tem aproximadamente 9 Kg. Para cada dia de caminhada levamos cerca de 750 g de comida cada um e a água costumo levar uns 500 mL (mas a água irá depender se a trilha tem água ou não….)…. mas vale observar que o Ramon leva a barraca e a cozinha (sou um pouco folgada….kkkkk). A mochila do Ramon, segundo ele, não ultrapassa 18 Kg, incluindo a comida. Outra observação importante é que o Ramon é calorento e eu, friorenta. Então carrego mais roupas que ele… E ele também é bem mais minimalista que eu… Não gostamos de caminhar muitos km por dia, e claro tudo depende do terreno. Mas fica entre 10 e 20 km.

      9. OUTROS EQUIPAMENTOS: vou tentar escrever mais posts de equipamentos por aqui. Vamos ver eu consigo….kkkkk

      Ufa! Acho que consegui responder tudo. Se faltar algo, pergunte por aqui.

      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.