Em 2019 decidimos fazer um pedacinho da Pacific Crest Trail, uma longa trilha de 4200 km, que percorre a costa oeste norte-americana, e vai do México ao Canadá. Esta trilha ficou popular após ser retratada no filme “Wild”.
O resumo desta caminhada está descrito no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
Neste relato segue nossa caminhada, pelo Sul da Califórnia, sentido Sul, de Silverwood Lake até Big Bear Lake, passando pelo San Bernardino National Forest e Silverwood Lake State Recreation Area.
Se quiser assistir como foi a trilha, veja o vídeo em nosso canal do YouTube:
Resumo da caminhada
- País: Estados Unidos
- Estado: Califórnia
- Cidades próximas: Wrightwood, Big Bear
- Início: Silverwood Lake
- Fim: Big Bear Lake
- Distância total: 85 km
- Duração: 6 dias
- Período: final de junho de 2019
Como chegamos
Depois de nosso quinto trecho na Pacific Crest Trail, o “correto” seria continuar na trilha caminhando do Inspiration Point, próximo à Wrightwood, até Silverwood Lake.
Mas este trecho seria em uma baixa altitude e como estávamos em meados de junho, o calor do verão estava cada vez mais intenso nesta região. Então, como sugestão de Greg, nosso trail angel em Wrightwood, pulamos o próximo trecho e fomos direto para o lago Silverwood, onde Greg nos deu uma carona.
Abastecimento
Início do trecho
No início do trecho, estávamos em Wrightwood. Onde há mercado, correio, loja de equipamentos, restaurantes e trail angels prontos para ajudar.
Uma informação importante para compartilhar: comprei uma jaqueta impermeável online na loja REI, e mandei entregar no correio de Wrightwood. Porém, no pacote não estava discriminado “General Delivery, PCT hiker” e o pacote foi extraviado. Não envie nada sem a denominação “General Delivery, PCT hiker” antes de seu sobrenome. Entrei em contato com a REI e a loja me retornou o dinheiro no cartão de crédito.
Aproveitamos o correio e enviamos várias peças de roupa de frio para o posto de correio em Big Bear Lake (472 Pineknot, Big Bear Lake, CA 92315), onde ficamos no final deste trecho. Tivemos o cuidado de inserir na caixa: “General Delivery, PCT hiker”, e deu tudo certo com o envio.
Final do trecho
Big Bear Lake é uma cidade maior que Wrightwood, Agua Dulce ou Green Valley. Tem boa infraestrutura, com mercados, farmácias e vários fast foods.
Roteiro
Fizemos o trekking em 5 noites e 6 dias, completando 35 dias na Pacific Crest Trail, como segue:
- 329 mi (Silverwood Lake State Recreation Area) a 326 mi (Chamise)
- 326 mi (Chamise) a 314 mi (North Fork Mojave River)
- 314 mi (North Fork Mojave River) a 308 mi (Deep Creek Hot Spring)
- 308 mi (Deep Creek Hot Spring) a 295 mi (Bench Trail Camp)
- 295 mi (Bench Trail Camp) a 286 mi (Little Bear Spring)
- 286 mi (Little Bear Spring) a 278 mi (Cougar Crest Trail, Big Bear Lake)
Abaixo, mapa com os pontos onde dormimos.
Dia 30: 329 mi (Silverwood Lake State Recreation Area) a 326 mi (Chamise)
- Total percorrido: 5 km
- Passamos por: San Bernadino National Forest
Dia de curta caminhada. Greg, nosso trail angel em Wrightwood, nos deixou no lago Silverwood, em uma área de uso diurno no San Bernadino National Forest.
Ficamos descansando ao lado do lago até o final da tarde. Às 17h30min nos deslocamos para o outro lado do lago, onde passamos a noite em um lugar mais isolado e tranquilo.

Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 31: 326 mi (Chamise) a 314 mi (North Fork Mojave River)
- Total percorrido: 19 km
- Passamos por: San Bernardino National Forest
Saímos do Silverwood Lake e continuamos em San Bernardino National Forest, passamos por um agradável riacho e depois de algumas horas chegamos no North Fork Mojave River.
Dia extremamente quente e ensolarado. Vimos poucos hikers indo em direção ao norte.

Ao lado do rio, havia uma boa área de acampamento, onde ficamos. Aproveitamos a água para tomar banho e lavar roupa.
Estávamos descansando, quando apareceu algo inesperado: um carro anfíbio pelo rio. Realmente, filtrar água nos Estados Unidos é obrigatório.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 32: 314 mi (North Fork Mojave River) a 308 mi (Deep Creek Hot Spring)
- Total percorrido: 10 km
- Passamos por:
- San Bernadino National Forest
Deep Creek Hot Spring
Dia de caminhada ao lado do rio, que teve seu nome alterado de Fork Mojave River para Deep Creek. Continuamos no San Bernadino National Forest.
Na maior parte do tempo caminhamos acima do rio, beirando seu cânion.

Paramos cedo, ao lado do Deep Creek Hot Spring, uma fonte de água termal, distribuída em algumas pequenas piscinas, e no meio das piscinas de águas quentes, uma super piscina natural de água fria.

Era uma quinta-feira e encontramos várias pessoas de um dia por lá. A única “coisa” diferente, é que neste local estar vestido é opcional, então várias corpos nus desfilavam entre um ti-bum e outro. Até o momento, o lugar mais legal da Pacific Crest Trail.
Apesar de ser oficialmente proibido acampar neste local, várias pessoas dormiram por lá, inclusive nós.
Neste dia conversamos com um hiker, que nos falou que este ano está sendo recorde de temperaturas altas no Sul da Califórnia e recorde de neve em Sierra Nevada. Que sorte a nossa. 😒
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 33: 308 mi (Deep Creek Hot Spring) a 295 mi (Bench Trail Camp)
- Total percorrido: 21 km
- Passamos por:
- San Bernadino National Forest
Holcomb Creek
Seguimos margeando o Deep Creek do alto, até cruzarmos-o por uma ponte. Todo o trajeto ao lado do rio foi agradável, de cima no cânion víamos todo o percurso do rio e suas piscinas naturais sendo formadas no caminho.

Na ponte há acesso para carros, e várias pessoas estavam curtindo o dia de Sol e calor. À beira do rio estava bem fresco e também é possível pescar. Descansamos embaixo da ponte para seguir mais uma hora na PCT.
Nos despedimos do rio Deep Creek, caminhamos por uma área bem seca e árida, e logo encontramos o Holcomb Creek, onde acampamos no Bench Trail Camp.
Ao lado deste riacho, acampamos sozinhos, e cumprimos nossa rotina de banho e lavagem de roupa.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 34: 295 mi (Bench Trail Camp) a 286 mi (Little Bear Spring)
- Total percorrido: 14 km
- Passamos por:
- San Bernadino National Forest
Holcomb Creek
Caminhamos próximos ao Holcomb Creek todo o dia, sem novas paisagens.
O melhor do dia foi lancharmos ao lado do pássaro azul California Scrub-Jay, que ficou nos rodeando à procura de nossas migalhas.

Seguimos até o decepcionante Little Bear Spring Camp, um local de acampamento longe da água e sem sombras.
Acabamos voltando um pouco na trilha e acampando perto de uma estrada, perto da água e com sombra. Estamos vendo cada vez menos hikers na trilha. O calor do verão indicava que passava da hora de sair do deserto.
Clique aqui para voltar ao início do post.
Dia 35: 286 mi (Little Bear Spring) a 278 mi (Cougar Crest Trail – Big Bear Lake City)
Total percorrido: 16 km
Dia de leve subida, com uma boa descida no final. Caminhamos subindo na floresta, até avistarmos o Big Bear Lake, quando começarmos a descer.

Fomos até a bifurcação com o Cougar Crest Trail, onde desviamos para chegar no Big Bear Lake. Era domingo, e até chegarmos na cidade encontramos com várias pessoas na trilha.
Próximo ao lago nos aproximamos de um Centro de Turismo e fomos a pé até o outro lado, onde fica a cidade.
Em nosso aplicativo gratuito da PCT, apontava o Big Bear Hostel como uma barata opção para os hikers. Mas estávamos no final de junho, e quando chegamos no Hostel descobrimos que estava fechado. Acabamos ficando no aconchegante Robinhood Resort, por US$ 65 a noite.
Dicas
- Dicas gerais da Pacific Crest Trail estão no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
- Vale ir perguntando para as pessoas que cruzar na trilha como está a água adiante. Esta informação vale ouro no Sul da Califórnia.
- Se programe para não estar nesta região no final de junho, pois esta época é baixa temporada para os hikers. Encontrar hospedagem barata na cidade é um desafio.
Custos
Seguem alguns custos em dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.
- Correio, envio de roupas extras de Wrightwood para o Post Office do Big Bear Lake: $USD 11 ($BRL 42)
- Mercado em Wrightwood, comida para trilha, média individual diária: $USD 9 ($BRL 34)
- Hospedagem, The Robinhood Resort, em Big Bear, diária casal: $USD 65 ($BRL 260)
- Restaurante, Teddy Bear, em Big Bear, 2 pratos com salmão, batatas, salada e refrigerante: $USD 40 ($BRL 160)
Dados sabáticos
3280 km trilhados 71 cidades 5 países 2 anos |
Quer mais?
Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar trilhando.
Nos acompanhe também em: