Patagonia_Chile_Pucon
América do Sul, Araucanía, Chile

SANTUARIO EL CAÑI – bela vista de vulcões no Chile

 

.

No verão de 2021 nós, Paula e Ramon, tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Devido às restrições da pandemia do coronavírus, nossa 8ª viagem sabática foi uma jornada tímida de 2 meses percorrendo as trilhas próximas de Pucón, no Chile.

No 13º dia de nossa viagem, depois de aproveitarmos as Termas de Huife, uma das termas próximas de Pucón, passamos uma noite no Agrocamping La Auracaria, e no dia seguinte fomos caminhando até o Santuario El Cañi.

O Santuario El Cañi é uma área protegida privada, localizada a 20 km de Pucón, no Sul do Chile. Ficamos dois dias no Santuario, mas é perfeitamente possível conhecê-lo em 1 dia, percorrendo uma trilha dentro do bosque, passando por vários lagos e terminando em um estonteante mirante. A paisagem do mirante valeu muito a pena.

Você também pode ver esta trilha no YouTube:


Menu do post

  1. Resumo
  2. Clima
  3. Como chegamos
  4. Relato da trilha
  5. Observações
  6. Custos
  7. Outras fontes
  8. Dados sabáticos
  9. Valeu?
  10. Quer mais?

Resumo

  • País: Chile
  • Região: Araucanía
  • Comuna: Pucón
  • Início e Fim: Portaria Santuario El Cañi na estrada S-907
  • Distância total: 18 km
  • Duração: 1 dia
  • Período: final de dezembro de 2020
  • Previsão do tempo: Windguru

Clique aqui para voltar ao menu.


Clima

Na minha opinião, a melhor época para caminhar pelas trilhas desta região é entre janeiro a meados de abril, quando não há neve e as temperaturas estão mais agradáveis. Em dezembro ainda há uma probabilidade de alguma trilha estar fechada, devido ao excesso de neve que sobrou da última nevasca. Em maio a temperatura cai bastante e a neve ressurge no cenário.

Vale observar que em janeiro é quando tudo fica lotadíssimo, principalmente nas cidades. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Deixo aqui o link da previsão do tempo no Mirador Melidekiñ: Windguru.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico do clima durante o ano em Pucón, a 20 km do Santuario El Cañi (fonte MSN).

Mês Temperatura média (ºC) Precipitação máx. (mm)
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
13 a 25
13 a 26
12 a 23
9 a 18
7 a 13
5 a 10
4 a 10
4 a 11
5 a 13
6 a 16
7 a 19
10 a 22
34
31
43
69
105
165
133
130
90
74
45
46

Clique aqui para voltar ao menu.


Como chegamos

Em dezembro de 2020, começamos nossa 8ª viagem sabática pelo aeroporto de Santiago, capital do Chile. Depois de uma noite na grande metrópole chilena, partimos de ônibus para Pucón em uma longa viagem rodoviária de 11 horas.

Ficamos 1 mês na região de Pucón explorando as trilhas arredores e tentando ver o nublado Eclipse Solar Total de 2020.

Ficamos sabendo da existência do Santuario El Cañi e vimos que havia uma trilha que parecia similar ao Sendero Los Lagos do Parque Nacional Huerquehue. Decidimos conferir.

Para chegar ao início da trilha é possível pegar um ônibus que sai do terminal de ônibus Pullman, em Pucón. É o mesmo ônibus que vai para diversas termas, entre elas as Termas de Huife e as Termas Los Pozones. Havia os seguintes horários saindo de Pucón, disponíveis em dezembro de 2020, de segunda-feira ao sábado: 10h00, 12h30 e 17h00. Importante avisar o motorista, antes de embarcar, onde será a sua parada. O ônibus passa em frente à portaria do Santuário.

No nosso caso, não estávamos em Pucón quando decidimos ir até o Santuario. Estávamos acampados do Agrocamping La Auracaria, próximo às Termas de Huife. Poderíamos ter ido de ônibus do Agrocamping até o Santuario, mas era domingo e não havia transporte público. Então só nos restou caminhar 12 km na estrada S-907 até o Santuario.

Clique aqui para voltar ao menu.


Relato da trilha

Distância ida-e-volta
Desnível
Altitude máxima
18 km
1170 metros
1550 metros

Chegamos no início da trilha que leva ao Santuario no meio da tarde. Há uma recepção bem ao lado da estrada S-907. Fizemos nosso registro e pagamos uma entrada de $CLP 4000 cada um. Recebemos orientação e um bom mapinha da trilha que iríamos percorrer. Da recepção até o Santuario propriamente dito passamos por uma rua de terra mega inclinada, onde havia algumas casas e dois campings pagos. Como já era tarde, planejamos acampar no Camping La Loma, o primeiro que vimos.

A caminhada até o Camping La Loma é uma subida de 2 km e um desnível de 180 metros. Quase uma escada! Pelo menos havia sombras de árvores para amenizar o calor. O camping, protegido por árvores, é bem agradável. Disponibiliza chuveiro quente e tem até um fogão comunitário. 

No dia seguinte continuamos a subida na super hiper mega inclinada rua de terra, com uma e outra vista no caminho.

Patagonia_Santuario El Cani_Chile_Pucon
um pouco de paisagem durante a subida na rua de terra

A rua de terra termina em um refúgio de montanha chamado de Aserradero, onde efetivamente começa a trilha do Santuario El Cañi. Da portaria até o refúgio Aserradero são 4,4 km e um incrível desnível de 690 metros. Vale observar que este refúgio é pago, tem área de camping, não há chuveiro e o banheiro é seco. Apesar de ter uma paisagem agradável, acho que vale mais a pena ficar no Camping La Loma.

A subida agora segue em uma trilha dentro do bosque, com alguns lugares para descanso. E continua bem inclinada. Assim fomos até alcançarmos a Laguna Las Totoras, também conhecida como Laguna Seca. O nome Laguna Seca surgiu porque nos anos 70 a água da Laguna Las Totoras foi drenada para alimentar o gado do antigo proprietário da região.

Patagonia_Santuario El Cani_Chile_Pucon
Laguna Las Totoras

É proibido acampar, mas vimos bons lugares para isso, e pessoas que com 99% de certeza passaram a noite ao lado da laguna. Inclusive, quando chegamos vimos uma família curtindo o lago. E com certeza eles não começaram a caminhada naquele dia. Para quem tem pique de subir com a mochila, é um ótimo lugar para dormir.

Neste momento já havíamos superado um desnível de 910 metros e uma distância de 6 km, desde a portaria.

Depois da Laguna Las Totoras a subida enfim deu uma trégua e seguimos para a Laguna Negra. A Laguna Negra é uma bonita laguna, e é outro lugar proibido e bem agradável para acampar.

Santuario El Cani_Chile
Laguna Negra

Coletamos um pouco de água que escorria próxima à laguna, comemos um lanche no meio de vários mosquitos e seguimos.

Seguimos para cima em zigue-zague por 1 km em mais uma subida inclinada. Estávamos próximos de um mirante, conhecido como Mirador Melidekiñ. Conforme subíamos, vulcões surgiam entre as árvores. O dia, para ajudar, estava ótimo. Sem NENHUMA nuvem no céu.

Mirador de Cani
vista durante a subida ao Mirador Del Cañi

O total de desnível até o mirante foi de 1170 metros. E logo de cara, nos deparamos com a panorâmica de 3 gigantes vulcões, um ao lado do outro: Lanín, Quetrupillán e Villarrica. Simplesmente extraordinário.

Patagonia_Santuario El Cani_Chile_Pucon
Vista para os vulcões Lanín, Quetrupillán e Villarrica no Mirador del Cañi

Um pouco ao lado, quase escondido e tímido, estava o Vulcão Llaima. Vale muito, mas muito mesmo subir no Santuario El Cañi. Espetacular!

Depois de apreciarmos o mirante, voltamos para a Laguna Negra e fizemos um circuito de 2 km, um tanto quanto sem graça, passando por mais 4 lagunas de origem vulcânicas: Laguna El Risco, Laguna La Vaca Hundida, Laguna Escondida e Laguna Bella.

Patagonia_Santuario El Cani_Chile_Pucon
Laguna La Vaca Hundida
Santuario El Cani_Chile
Laguna Escondida

Dentro do Santuario havia mais um trecho de trilha passando por mais 5 lagunas. Este trecho está em “construção” e ainda não foi liberado oficialmente. Mas acredito que não deve acrescentar muito mais. Depois daquele mirante, tudo fica até sem graça.

Ignoramos este trecho de 5 lagunas, e voltamos pela mesma trilha que viemos até o camping La Loma, onde passamos mais uma noite.

Em resumo, escolha um dia sem nuvens para subir El Cañi. A paisagem é incrível.

Clique aqui para voltar ao menu.


Observações

  • Achamos que vale mais a pena acampar no camping La Loma, devido ao chuveiro quente, do que no refúgio Aserradero. Mas para quem quiser um pouco de paisagem, o Aserradero pode ser uma melhor opção.
  • Na alta temporada, quando há mais opções de horário de ônibus, pode ser viável ir e voltar de ônibus desde Pucón no mesmo dia. Nós começamos a caminhar 9h30min, desde o camping La Loma, e terminamos às 18h15min.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Clique aqui para voltar ao menu.


Custos

Seguem alguns custos em pesos chilenos (CLP) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio local e preço da época (dezembro de 2020).

  • Ônibus, de Pucón até o camping Agro La Auracaria, próximo às Termas de Huife, individual: $CLP 1800 ($BRL 10)
  • Camping Agro La Auracaria, próximo às Termas de Huife, diária individual: $CLP 5000 ($BRL 28)
  • Termas de Huife, day-use individual: $CLP 22000 ($BRL 124)
  • Santuario El Cañi, entrada individual: $CLP 4000 ($BRL 23)
  • Camping La Loma, próximo do Santuario El Cañi, diária individual: $CLP 4000 ($BRL 23)
  • Hostal Kutralwe, em Pucón, diária casal, quarto com banheiro privado e cozinha compartilhada: $CLP 19000 ($BRL 107)

Cotação comercial em 21/12/2020:
$USD 1,00 = $BRL 5,12 = $CLP 725,05

Clique aqui para voltar ao menu.


Outras fontes

Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo abaixo alguns links que encontrei sobre o Santuario El Cañi.

Site oficial do Santuario El Cañi

Trekking na montanha: Travessia do Santuário El Cañi (Chile) – mar/2018


Dados sabáticos até aqui

6400 km trilhados
154 cidades
8 países
3 anos e 6 meses

Clique aqui para voltar ao menu.


Este post vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.

Qualquer doação é bem-vinda!

Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉

R$1,00


Quer mais?

Tem muito mais aqui no blog e nas mídias:

Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.