Em 2019 decidimos fazer um pedacinho da Pacific Crest Trail, uma longa trilha de 4200 km, que percorre a costa oeste norte-americana, e vai do México ao Canadá. Esta trilha ficou popular após ser retratada no filme “Wild”.
O resumo desta caminhada está descrito no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
Neste relato segue nossa caminhada, pelo Sul da Califórnia, sentido Sul, de Green Valley até Agua Dulce.
Se quiser assistir como foi a trilha, veja o vídeo em nosso canal do YouTube:
Resumo da caminhada
- País: Estados Unidos
- Estado: Califórnia
- Cidades próximas: Green Valley, Lancaster, Agua Dulce
- Início: Green Valley (Casa de Luna)
- Fim: Agua Dulce (Hiker Heaven)
- Distância total: 39 km
- Duração: 2 dias
- Período do trekking: início de junho de 2019
Como chegamos
Depois de nosso terceiro trecho na Pacific Crest Trail, saímos da Casa de Luna, em Green Valley, e logo conseguimos uma rápida carona até o início da trilha, na San Francisquito Canyon Road.
Abastecimento
Início do trecho
No início do trecho ficamos em um trail angel chamado de Casa de Luna, localizado na vila Green Valley. Nesta vila há pelo menos dois mercados para comprar comida e gás. Na casa de Luna, é possível acampar em seu vasto quintal, servem café da manhã e jantar, e trabalha somente com doações.
Final do trecho
No final deste trecho chegamos em Agua Dulce, uma pequena vila onde está o Hiker Heaven, outro trail angel, que disponibiliza seu quintal para os hikers montarem suas barracas. Eles tem uma excelente estrutura, com banheiros químicos, dois chuveiros quentes, lavanderia, máquinas de costura, serviço de Correio, local para cortar cabelo, cozinha, sala de TV, sofás e um bom Wi-Fi. Voluntários levam os hikers de carro até a rua principal da cidade, onde há restaurantes e mercado. Tudo isso em troca de doações.
Roteiro
Fizemos a caminhada em 1 noite e 2 dias, completando 20 dias na Pacific Crest Trail, como segue:
- 478 mi (San Francisquito Canyon Road) a 463 mi (Bear Spring)
- 463 mi (Bear Spring) a 454 mi (Agua Dulce)
Abaixo, mapa com os pontos onde dormimos.
Dias 18 e 19: 478 mi (San Francisquito Canyon Road) a 463 mi (Bear Spring)
Total percorrido Tempo sem paradas Desnível |
24 km 9 horas ↑↓ 306 metros |
Jantamos na casa de Luna e conseguimos uma carona até início da trilha. Acampamos bem ao lado da rodovia. No dia seguinte bem cedo começamos nossa caminhada.
A paisagem continuou esverdeada, como no trecho anterior.

Subimos o morro e encontramos alguns córregos de água. Animados, planejamos acampar no meio do caminho até Agua Dulce, onde deveria ter água.
Quando começamos a descer o morro, constatamos o que não queríamos, não havia mais água. Sem opções, continuamos caminhando.
E eis que a mágica acontece, no final deste morro havia uma rodovia e um trail magic. Ken e Dennis ofereceram frutas, água gelada, isotônico, cerveja, chocolate, biscoitos, cadeiras para descansar e até energia para carregar celular. Tudo isso em troca de um bate-papo. Os trail angels são realmente sensacionais!
Enfrentamos mais uma subida, e depois de 1 1/2 hora chegamos em uma nascente de água, chamada de Bear Spring.
Encontramos um cantinho por lá para acamparmos. Tomamos banho de garrafa, e quando começamos a preparar a janta, começaram a aparecer vários hikers. Um atrás do outro, parando para se abastecerem de água. E a gente que queria dormir cedo…
Dia 20: 463 mi (Bear Spring) a 454 mi (Agua Dulce)
Total percorrido Tempo sem paradas Desnível |
14 km 4h30min ↓ 618 metros |
Dia de descida até Agua Dulce, com as mesmas paisagens do dia anterior, prevalecendo a cor verde.

Assim que chegamos em Agua Dulce conseguimos duas caronas seguidas, que nos levaram para o paraíso dos hikers, para o Hiker Heaven.
Um casal de trail angel fez um excelente trabalho com voluntários em sua casa. No quintal é possível montar a barraca, há dois chuveiros quentes, lugar para cortar cabelo, transporte para a cidade, serviço de correio, lavanderia, primeiros socorros, cozinha, sala de TV, internet de alta velocidade, computador… Foi simplesmente sensacional.
Dicas
- Dicas gerais da Pacific Crest Trail estão no post principal “Pacific Crest Trail – nosso pedacinho deste longo caminho“.
- Vale ir perguntando para as pessoas que cruzar na trilha como está a água adiante. Esta informação vale ouro no Sul da Califórnia.
- O restaurante mexicano, ao lado do mercado em Agua Dulce, serve uma refeição generosa com arroz e feijão para matar a saudades.
Custos
Seguem alguns custos em dólares americanos (USD) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio que fizemos.
- Mercado em Green Valley, comida para trilha, média individual diária: $USD 13 ($BRL 50)
- Restaurante Mexicano em Agua Dulce, prato individual: $USD 21 ($BRL 84)
- Mercado em Agua Dulce, comida para trilha, média individual diária: $USD 8 ($BRL 30)
Dados sabáticos
3060 km trilhados 68 cidades 5 países 2 anos |
Quer mais?
Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática desde 2017, focando no que mais gostamos de fazer: viajar trilhando.
Nos acompanhe também em: