A região metropolitana de Florianópolis, ou simplesmente Grande Florianópolis, é a região composta por 9 cidades, entre elas a capital do estado de Santa Catarina, e as cidades de Palhoça e São José. Na divisa entre essas duas últimas cidades se encontra o morro da Pedra Branca.
A Pedra Branca é uma rocha visível em boa parte da grande Florianópolis, e o acesso a seu cume é realizado por trilhas que saem tanto de Palhoça, como em São José.
Para conhecermos a belíssima paisagem vista de cima do morro da Pedra Branca, nós optamos acessar o morro por uma trilha que inicia no bairro Sertão do Maruim, próximo ao viaduto do Contorno Viário, em São José.
Você também pode ver esta trilha no YouTube.
Menu do post
Resumo
- País: Brasil
- Estado: Santa Catarina
- Cidade: São José
- Início e Fim: bairro Sertão do Maruim, em São José
- Distância total: 6 km (ida-e-volta)
- Duração: 2 horas (ida-e-volta descontando as paradas)
- Subida acumulada: 530 metros
- Descida acumulada: 530 metros
- Altitude máxima: 490 metros
- Realizado em: início de agosto de 2021
- Tracklog: Wikiloc
- Previsão do tempo: Windguru
- Vídeo do mapa em 3D: Relive
Segue o nosso percurso no mapa, e o perfil de elevação.

Clique aqui para voltar ao menu.
Clima
“Em Florianópolis, o verão é morno e opressivo; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13°C a 29°C e raramente é inferior a 8°C ou superior a 32°C.” (fonte Weather Spark em 13/7/2022)
Avaliando as informações do site Weather Spark e MSN, concluo que a melhor época para caminhar em uma trilha em Florianópolis, é aproximadamente entre maio a agosto. Neste período, a temperatura deverá estar mais amena, e haverá menos nuvens e chuvas.
Deixo aqui o link da previsão do tempo de hoje na Morro da Pedra Branca: Windguru.
E para você ter uma ideia melhor, abaixo segue um histórico do clima durante o ano em Florianópolis (fonte MSN, atualizado em 13/7/2022).
Mês | Temperatura (ºC) | Precipitação média (mm) |
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro |
23 a 29 23 a 29 22 a 28 20 a 26 17 a 23 16 a 22 15 a 21 16 a 22 17 a 23 18 a 25 20 a 27 22 a 29 |
236 207 167 93 96 87 90 87 147 136 114 152 |
Clique aqui para voltar ao menu.
Como chegamos
Estávamos passando um tempo na casa de um amigo em Palhoça, e decidimos conhecer algumas das trilhas da região. Como o morro da Pedra Branca é muito convidativo, pois o víamos todas as vezes que estávamos na rodovia, optamos por conhecê-lo. Chegamos no início da trilha, localizado no Ac. Camilo Francisco da Silva, bairro Sertão do Maruim em São José, do modo mais fácil possível: de carro.
Clique aqui para voltar ao menu.
A trilha
No início da trilha há um estacionamento 24 horas. Como fomos no dia da semana, estávamos somente nós por lá. Abrimos o portão e estacionamos. Depois apareceu um rapaz que nos cobrou R$ 5 para deixarmos o carro. Nos finais de semana deve ser uma boa muvuca por lá.
Ao lado do estacionamento dava para ver a bela Pedra Branca, para onde iríamos.

Começamos a caminhada às 11 horas, em uma trilha larga, que aos poucos foi se fechando. Passamos por uma bifurcação, e seguimos a placa que indicava que a trilha era o caminho da esquerda. Mas na prática, ambos os caminhos chegariam ao cume.
A trilha é praticamente toda dentro da mata, e tem uma boa inclinação. No total são cerca de 3 km, e um desnível de 460 metros.
Passamos por dois pontos de água, com direito à canaleta para coleta. Mas achei desnecessário pegar água. A trilha é tão curta, que a minha garrafinha de 500 mL foi mais que suficiente para subir e descer, sem a necessidade de reabastecê-la.
Antes de alcançarmos o cume, encontramos uma área de acampamento dentro da mata, e também passamos por outra bifurcação que levava para a Colônia Santana.
No finalzinho, a subida ficou um pouco pior, mais inclinada. E depois de pouco mais de 1 hora de caminhada, chegamos no cume da Pedra Branca.
No topo há uma clareira, que ajuda na apreciação da bela paisagem litorânea.

No cume, tivemos uma belíssima vista da Grande Florianópolis, e da Ilha de Santa Catarina.

Do outro lado, o morro Cambirela predominava na paisagem.

Depois de curtimos o cume, retornamos pelo mesmo caminho que viemos.
Clique aqui para voltar ao menu.
Observações
- No final de semana o morro da Pedra Branca deve ser lotado.
- Como a trilha é curta, esta é uma boa oportunidade para apreciar o nascer e pôr do Sol lá de cima.
- Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras trilhas
Tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais desta região, e aproveito para compartilhá-la com você. Abaixo os links das caminhadas que percorremos na Grande Florianópolis:
PRAIA DOS INGLESES à LAGOINHA – trilha de 11 km em Florianópolis
MORRO VERDE à COSTA DA LAGOA – 18 km de trilha em Florianópolis
LAGOINHA DO LESTE e MORRO DA COROA – uma das mais famosas trilhas de Floripa
MORRO CAMBIRELA – o ponto mais alto da grande Florianópolis
MORRO DA PEDRA BRANCA – trilha curta e linda paisagem na Grande Florianópolis (este post)
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras fontes
Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo aqui alguns posts, que encontrei em minha pesquisa, sobre a caminhada relatada neste post.
ND+- Conheça o Morro da Pedra Branca
TRILHASEMSC – Trilha do Morro da Pedra Branca
VIVA PEDRA BRANCA – Descubra todos os segredos da Trilha do Morro da Pedra Branca
Este post vale 1 real?
Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.
Qualquer doação é bem-vinda!
Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉
R$1,00
Afiliados
Outra forma de nos ajudar, é realizar compras nas lojas abaixo após clicar nos links deste post. Assim ganhamos comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.
Decathlon
AliExpress
Nike
Submarino
Nautika
Americanas
Gazin
Asus
Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!