Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina no sul do Brasil, é maioritariamente constituída pela Ilha de Santa Catarina, com seus 54 km de comprimento. É famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses na extremidade norte da ilha.
E foi na Praia dos Ingleses que iniciamos mais uma caminhada nesta linda região, passando pelo morro das Feiticeiras, praia Brava, morro da Cachoeira, morro do Rapa, e terminando na praia da Lagoinha. Por alguns momentos, também passamos pelo Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela.
Você também pode ver esta trilha no YouTube.
Menu do post
Resumo
- País: Brasil
- Estado: Santa Catarina
- Cidade: Florianópolis
- Início: praia dos Ingleses
- Fim: praia da Lagoinha do Norte
- Distância total: 11 km até Lagoinha
- Duração: 7 horas, descontando as paradas
- Subida acumulada: 440 metros
- Descida acumulada: 440 metros
- Altitude máxima: 240 metros
- Realizado em: final de julho de 2021
- Tracklog: Wikiloc
- Previsão do tempo: Windguru
- Vídeo do mapa em 3D: Relive
Segue o nosso percurso no mapa, e o perfil de elevação.

Clique aqui para voltar ao menu.
Clima
“Em Florianópolis, o verão é morno e opressivo; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13°C a 29°C e raramente é inferior a 8°C ou superior a 32°C.” (fonte Weather Spark em 13/7/2022)
Avaliando as informações do site Weather Spark e MSN, concluo que a melhor época para caminhar em uma trilha em Florianópolis, é aproximadamente entre maio a agosto. Neste período, a temperatura deverá estar mais amena, e haverá menos nuvens e chuvas. Porém para quem quer dar um agradável ti-bum no mar, terá que enfrentar a chuva, o calor e a muvuca do verão.
Deixo aqui o link da previsão do tempo de hoje na Morro da Cachoeira: Windguru.
E para você ter uma ideia melhor, abaixo segue um histórico do clima durante o ano em Florianópolis (fonte MSN, atualizado em 13/7/2022).
Mês | Temperatura (ºC) | Precipitação média (mm) |
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro |
23 a 29 23 a 29 22 a 28 20 a 26 17 a 23 16 a 22 15 a 21 16 a 22 17 a 23 18 a 25 20 a 27 22 a 29 |
236 207 167 93 96 87 90 87 147 136 114 152 |
Clique aqui para voltar ao menu.
Como chegamos
Estávamos em Floripa, e decidimos conhecer algumas de suas trilhas. Uma delas foi no lado norte da ilha de Santa Catarina, próximo à praia dos Ingleses, passando pelo morro das Feiticeiras, morro da Cachoeira, morro do Rapa, e praia da Lagoinha do Norte. Nós continuamos a caminhada até a praia das Canasvieiras, onde estávamos hospedados.
Para chegarmos no início da trilha, fomos de Uber até a ponta norte da praia dos Ingleses, na rua das Gaivotas.
Clique aqui para voltar ao menu.
A trilha
Começamos a caminhada na ponta norte da praia dos Ingleses, na rua das Gaivotas. No início da trilha havia uma placa que indicava que estávamos no Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela. É isso mesmo, criaram um trecho no Brasil do Caminho de Santiago!
O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela tem 21 km de extensão, e vai desde o Santuário Sagrado Coração de Jesus, próximo à praia dos Ingleses, até a Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras. Durante nossa caminhada cruzamos algumas vezes por ele. Mais detalhes do caminho você pode ver neste link: Amigos do Caminho.
Nosso trajeto foi um pouco diferente do Caminho de Santiago. Às 9h20min iniciamos no norte da praia dos Ingleses, e margeamos o morro das Feiticeiras pelo lado leste, à beira mar.

Foi um pouco complicado este começo. Caminhamos pelas pedras, e tivemos que usar as mãos como apoio em alguns momentos.

Mas a vista compensa. A paisagem é bem bonita. Vimos alguns pescadores, e até pinguim no mar. Este último foi uma agradável e incrível surpresa para nós. Dá para ver um pouquinho deste pinguim no YouTube (neste link adiantei o vídeo para o momento exato onde o pinguim aparece).

Seguimos contornamos o morro das Feiticeiras, passando próximo da Ponta das Feiticeiras, até a praia Brava. Mal pisamos na praia Brava, e já entramos na trilha das Feiticeiras, onde caminhamos por aproximadamente 1 km, quando entramos em uma bifurcação à direita, para subirmos até o morro da Cachoeira.
No morro da Cachoeira tivemos uma bela vista da praia dos Ingleses, morro dos Ingleses, praia do Santinho e morro das Aranhas.

Um cachorro também estava aproveitando o lindo dia no morro da Cachoeira.

Do outro lado, vimos as praias Brava e Canasvieiras. Tudo muito bonito. Quase no topo há uma rampa natural de voo livre.

Seguimos novamente em direção à praia Brava, e no caminho também foi possível avistar o morro do Rapa onde subiríamos a seguir.

Descemos o morro dentro do bosque, e chegamos no asfalto, na Avenida Epitácio Bittencourt. Nesta avenida há um restaurante e um mirante do litoral. Infelizmente o restaurante estava fechado, e o mirante foi um tanto quanto sem graça para mim. Preferi a vista em cima do morro. Nem foto tenho do mirante.
Quase na frente do restaurante, no outro lado da avenida, entramos na trilha do morro do Rapa. O início da trilha é praticamente na mata, sem muita paisagem. Mas depois dá para ter uma boa vista da praia Brava, morro da Cachoeira e morro das Feiticeiras.

E um pouco mais adiante dá para ver as praias da Lagoinha do Norte, para onde estávamos indo, Canasvieiras e Jurerê Internacional.

Na descida, passamos pela caverna do Urubu, pelo menos eu acho que era a tal caverna. Era um corredor entre pedras, onde no final há um pouco de vista para o mar.

Descemos para a praia da Lagoinha do Norte. Queríamos subir o morro das Canas, no outro lado da praia da Lagoinha, mas desistimos. Achamos que se houvesse trilha, seria pouco percorrida e não teria muita paisagem.
Por volta das 16 horas, acabamos voltando a pé até o Hotel Dom Fish, na praia das Casnasvieiras, onde estávamos hospedados.
Clique aqui para voltar ao menu.
Observações
- É uma trilha bem agradável com bonitas paisagens. O único trecho que achei mais complicadinho foi quando percorremos o morro das Feiticeiras à beira-mar, pelas pedras. O restante da caminhada foi tranquilo.
- Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras trilhas
Tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais desta região, e aproveito para compartilhá-la com você. Abaixo os links das caminhadas que percorremos na Grande Florianópolis:
PRAIA DOS INGLESES à LAGOINHA – trilha de 11 km em Florianópolis (este post)
MORRO VERDE à COSTA DA LAGOA – 18 km de trilha em Florianópolis
LAGOINHA DO LESTE e MORRO DA COROA – uma das mais famosas trilhas de Floripa
MORRO CAMBIRELA – o ponto mais alto da grande Florianópolis
MORRO DA PEDRA BRANCA – trilha curta e linda paisagem na Grande Florianópolis
Clique aqui para voltar ao menu.
Outras fontes
Está fazendo uma pesquisa para sua viagem? Sempre é bom ler mais de um website. Deixo aqui alguns posts, que encontrei em minha pesquisa, sobre a caminhada relatada neste post.
TRILHASEMSC – Trilha dos Ingleses para Praia Brava
QUANTO CUSTA VIAJAR – Trilha do Morro do Rapa
AMIGOS DO CAMINHO – Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela.
Este post vale 1 real?
Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo.
Qualquer doação é bem-vinda!
Se quiser nos ajudar, com qualquer valor, poderá usar a nossa chave Pix: doe@mochilaosabatico.com. Ou usar o botão do PayPal abaixo.😉
R$1,00
Afiliados
Outra forma de nos ajudar, é realizar compras nas lojas abaixo após clicar nos links deste post. Assim ganhamos comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.
Decathlon
AliExpress
Nike
Submarino
Nautika
Americanas
Gazin
Asus
Encontrou algum erro de gramática neste post? Me avise comentando abaixo. Obrigada!