América do Sul, Argentina, Santa Cruz

LAGO ROCA e CERRO CRISTAL – belíssima paisagem próxima de El Calafate

No verão de 2020 tivemos mais uma temporada na Patagônia, nosso lugar preferido do planeta. Percorremos de El Calafate, na Argentina, até a Villa Cerro Castillo, no Chile.

No 5º dia de nossa viagem estávamos em El Calafate e fomos conhecer o lago Roca, a 55 km da cidade. Ele pertence ao Parque Nacional Los Glaciares.

Tínhamos dois objetivos no lago Roca: subir o Cerro Cristal e ir até o refúgio do lago Frías.

Você também pode ver nossas caminhadas pelo lago Roca e Cerro Cristal no YouTube.

Menu do post

• Tracklog: Wikiloc
  • Período: início de janeiro de 2020

Clima

Na minha opinião, a melhor época para caminhar pelas trilhas da Patagônia é entre janeiro a abril, quando não há neve e as temperaturas estão mais agradáveis. Em dezembro ainda há uma probabilidade de alguma trilha estar fechada, devido ao excesso de neve que sobrou da última nevasca. Em maio a temperatura cai bastante e a neve ressurge no cenário.

Vale observar que:

• Toda a região próxima do campo de gelo Sul da Patagônia, que é o caso de El Chaltén, tem um clima imprevisível, caracterizado principalmente pelas fortíssimas rajadas de ventos no verão.
  • Janeiro é quando tudo fica lotadíssimo. Se não gostar da multidão, tente evitar a região próximo a esse período.

Para você ter uma ideia, abaixo segue um histórico da cidade de El Calafate durante o ano (fonte MSN).

Mês Temperatura (ºC) Precipitação máx. (mm) Neve (dias)
Janeiro
6 a 14
105

Como chegamos

Um dia depois de conhecermos o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate, fomos até o lago Roca, a 55 km do centro da cidade.

O transporte é realizado em Vans ou micro-ônibus, saindo da rodoviária de El Calafate. Compramos nossa passagem na hora e em uma bela viagem de 1 ½ hora fomos até o camping Lago Roca, com mais meia dúzia de pessoas.

Camping Lago Roca

A van nos deixou no camping organizado Lago Roca. Na Argentina os campings são divididos em: camping libre, agreste e organizado. O camping libre é o mesmo que camping selvagem, sem nenhuma estrutura. O camping agreste é pago e disponibiliza uma simples estrutura para os campistas, como banheiro e chuveiros. O camping organizado também é pago e tem uma estrutura melhor, como energia.

O camping Lago Roca é classificado como organizado, muito limpo, bem organizado (fazendo jus à classificação), tem um gramado para acampamento impecável e espaçoso. Além dos chuveiros, há água quente para lavagem de panelas e roupas. Disponibiliza um salão refeitório com 4 churrasqueiras internas e um fogão com chaleiras.

Também há um restaurante, um pequeno mini-mercado e aluguel de bicicletas e equipamentos de pesca.

Mas o mais precioso é a sua localização, está ao lado do lago Roca e a 1 km do início da trilha para o Cerro Cristal.

Roteiro

Ficamos 2 dias e 1 noite no camping Lago Roca, como segue:

1. Cerro Cristal
  2. arredores do Rio Carchorro

Abaixo segue o mapa de nossa caminhada:

Dia 1: Cerro Cristal

Distância
5h20min
1200 metros
1296 metros

Assim que chegamos no camping Lago Roca, montamos nossa barraca, fizemos um lanche e saímos para conhecer o Cerro Cristal ou Cerro de Los Cristales. Vi ambas denominações no caminho, e estou bem na dúvida qual é a correta.

A entrada da trilha fica a cerca de 1 km do camping.

Nós inventamos de ir caminhando beira lago, ao invés de irmos pela estrada de rípio. Não foi uma boa ideia. Não há trilha beira lago e tivemos que caminhar no mato em alguns trechos. Desconfortável mas bonito.

Lago Roca

A entrada da trilha fica ao lado da estrada de rípio. A subida para o cume do Cerro Cristal é relativamente curta, mas bem empinada. No começo até que estava moleza, mas logo a inclinação fica mais acentuada. A paisagem nos acompanhou desde os primeiros passos, vimos até o Glaciar Perito Moreno.

Caso você queira ir ao Cerro Cristal e não conseguir chegar ao cume, um pouco de subida na montanha já vale o esforço.

Cerro Cristal com vista para o lago Argentino e glaciar Perito Moreno

No final tudo piora, a subida que já estava cansativa, fica mais acentuada e ainda por cima tivemos que subir entre pedrinhas escorregadias.

Patagonia Argentina El Calafate
subida final do Cerro Cristal

Mas no cume, a 1282 metros de altitude, junto com fortes ventos patagônicos, tivemos uma bela vista do glaciar Perito Moreno, lago Roca e lago Argentino, com as montanhas nevadas no horizonte.

Patagonia Argentina
cume do Cerro Cristal com vista para os lagos Roca e Argentino e glaciar Perito Moreno
close no glaciar Perito Moreno visto do Cerro Cristal

Até Torres del Paine no Chile conseguimos ver. Muito bonito.

Patagonia Argentina
Torres del Paine no centro um pouco à direita na foto, abaixo das nuvens

Pior que subir, foi voltar descendo sem cair nas pedrinhas escorregadias da trilha.

Retornamos pela estrada de rípio e passamos em uma área onde havia algumas pinturas rupestres. A trilha para as pinturas rupestres é bem curta, menos de 200 metros. E sua entrada, meio escondida, fica no caminho ao camping Lago Roca.

patagonia Argentina El Calafate
pinturas rupestres do Lago Roca

Clique aqui para voltar ao menu.

Dia 2: próximo ao rio Carchorro

Distância
550 metros
600 metros
300 metros

Como já mencionei no início do post, tínhamos dois objetivos no lago Roca: subir o Cerro Cristal e ir até o refúgio do lago Frías. Infelizmente não conseguimos ir ao lago Frías, pois o guarda-parque não permitiu o acampamento no meio do caminho. O único modo legal de ir ao lago Frías era caminhar em um dia os quase 30 km desde o camping La Roca, onde estávamos, até o refúgio 🥵. Definitivamente não é nosso estilo de caminhada e desistimos.

Depois de desistirmos de nossa ida ao lago Frías, optamos por uma caminhada na estrada de rípio, paralela aos lagos Roca e Argentino. Fomos até a Hosteria Nibepo Aike.

Lago Roca_El Calafate
Estancia Hosteria Nibepo Aike

Em certo momento a estrada vira uma trilha e é necessário uma autorização do guarda-parque. Esta autorização pode ser emitida pelo pessoal do camping mesmo. Mas na prática ninguém nos pediu a autorização. Passamos pela porteira da Estancia Nibepo Aike, e ninguém nos viu. Só as almas dos cordeiros perceberam nossa presença.

Patagonia Argentina El Calafate
Peles de cordeiros secando na cerca

A caminhada é praticamente sem subidas e muito agradável. Na altura da estância já havíamos deixado o lago Roca para trás e estávamos caminhando ao lado do braço Sul do lago Argentino. Porém a paisagem só começou a aparecer depois que passamos a Hosteria Nibepo Aike.

A paisagem do lago com as montanhas nevadas atrás, com o Glaciar Frías aparecendo no final, é de tirar o fôlego. A foto abaixo é daquelas que não conseguem captar o que os olhos viram.

Brazo Sur lago Argentino
Panorâmica do Brazo Sur do lago Argentino

Quase chegamos no rio Carchorro, mas faltando somente 5 km para o rio voltamos.

caminhamos até aqui

Teríamos que chegar até 18 horas no camping La Roca para pegar o ônibus de volta para El Calafate. Além disso percebemos que a trilha iria descer para um vale e provavelmente não veríamos mais a paisagem.

Voltamos para o camping às 17 horas, tomamos um refrigerante e retornamos de ônibus para El Calafate, onde fomos conhecer a agradável Laguna Nimez.

Observações

• Se quiser ir ao refúgio do Lago Frías, peça autorização no guarda-parque em El Calafate. O guarda-parque do Lago Roca deixou bem claro que é proibido acampar antes do refúgio do Lago Frías, o que obriga uma caminhada de 30 km de uma vez. Também é permitido pernoitar somente uma noite no refúgio. Outra informação que não ficou tão clara é que por motivo de segurança, só é permitido seu acesso em grupo de 3 pessoas ou mais.
  • Além do camping Lago Roca há a Estancia Nibepo Aike, onde é possível fazer cavalgadas na trilha do rio Carchorro.
  • O cume no Cerro Cristal pode ser realizado em um esquema bate-e-volta de um dia, retornando para El Calafate antes de anoitecer.
  • Caso queira se aventurar nesse destino, te desejo boa sorte, ou bons ventos como estão dizendo por aí ultimamente. Lembrando que cada um tem que se auto-avaliar para entender se tem condições físicas, psicológicas e técnicas para se enfiar na natureza. O que é fácil e divertido para alguns, pode ser um grande desafio e chato para outros.

Custos

Seguem alguns custos em pesos argentinos (ARS) e equivalentes em reais (BRL), conforme o câmbio e preço da época (janeiro de 2020).

• Restaurante, Milanesa a Cavalo + refrigerante, em El Calafate, individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Camping AMSA, em El Calafate, diária individual: $ARS 200 ($BRL 12)
  • Camping El Ovejero, em El Calafate, diária individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Mercado em El Calafate, comida para trilha, média diária individual: $ARS 84 ($BRL 5)
  • Ônibus de ida, de El Calafate até Lago Roca, individual: $ARS 600 ($BRL 37)
  • Ônibus de volta, de Lago Roca até El Calafate, individual: $ARS 500 ($BRL 31)
  • Camping Lago Roca, diária individual: $ARS 480 ($BRL 29)

Clique aqui para voltar ao menu.

Este conteúdo vale 1 real?

Nos ajude a pagar a hospedagem deste site e mantê-lo vivo. Abaixo há algumas alternativas de contribuição:

YOUTUBE

Se inscreva, comente, mande um Valeu, e assista nosso canal do YouTube.

BOOKING

Reserve sua hospedagem no Booking, ou alugue um carro na Unidas através de nossos links: Booking do Mochilão Sabático e Unidas do Mochilão Sabático. Você não paga mais nada por isso, e ganhamos uma pequena comissão.

AFILIADOS

Ao realizar compras nas lojas abaixo, após clicar em seus respectivos links, ganhamos uma pequena comissão em suas compras, e você não paga mais nada por isso.

Lojas de departamento

eDestinos
Assistente de Viagem

Nos acompanhe

Nos acompanhe em nossas mídias sociais e/ou receba nosso conteúdo por e-mail se cadastrando abaixo:

2 comentários em “LAGO ROCA e CERRO CRISTAL – belíssima paisagem próxima de El Calafate”

1. O esquema bate-e-volta de um dia, retornando para El Calafate antes de anoitecer como fariamos para pegar o ônibus de volta? Tem vários horários? Compra-se com antecedência no mesmo local que se comprou para ir? Adorei saber desse lugar maravilhoso! Obrigada!

1. oi Rosana! Lembro que havia somente dois horários de ônibus, de manhã e no final do dia. Acho que foi com a Caltur que fomos (não tenho certeza). Segue o link da empresa: https://caltur.com.ar/producto/el-calafate-bus-lago-roca/
      Não me lembro se paguei a passagem de retorno com antecedência, ou se paguei na hora direto para o motorista. Mas é melhor entrar em contato com a Caltur para tirar essa dúvida.
      Obrigada por ler meu relato. Espero ter ajudado.