América do Sul, Brasil, Ceará

LAGOINHA a MUNDAÚ – caminhando pelo litoral oeste cearense

O Ceará é um dos estados brasileiros de maior costa litorânea, com 534 km de extensão. Suas praias são divididas em duas regiões: litoral leste e oeste.

O litoral oeste, também conhecido como costa do Sol poente, é marcado por dunas e lagoas, acompanhados pelos grandiosos parques eólicos.

Depois de caminhar pelo litoral leste, entre Canoa Quebrada e Morro Branco, fomos conhecer o litoral oeste e começamos pelo trecho que liga Lagoinha a Mundaú, passando por Fleicheiras. Foi uma caminhada de 36 km em 2 dias.

Como chegamos

Depois de caminhar pelo litoral leste do Ceará, fomos de ônibus de Beberibe até Salvador e no mesmo dia, até Paraipaba.

Como chegamos tarde em Paraipaba, decidimos nos hospedar por lá. Descobrimos que não há muitas pousadas em Paraipaba e acabamos ficando em uma pousada perto de onde o ônibus nos deixou. Pousada dos Viajantes, com quarto barato, bem simples, pequeno e abafado. Foram R$ 40,00 a diária do casal e ainda bem que foi somente uma noite.

No dia seguinte um carro nos levou até Lagoinha, por R$ 5,00 individuais. Nas praias do Ceará muitos locais fazem lotação com seus carros.

Em Lagoinha ficamos na aconchegante pousada do Sol para partirmos no dia seguinte, rumo à Mundaú.

Resumo da travessia

  • País: Brasil
  • Cidades próximas: Paraipaba (CE)
  • Início: Lagoinha
  • Fim: Mundaú
  • Distância total: 36 km
  • Duração: 2 dias
  • Subida acumulada: 369 metros
  • Descida acumulada: 416 metros
  • Altitude máxima: 57 metros
  • Mapa: Wikiloc
  • Período do trekking: início de julho de 2018
  • Dificuldade: Leve Moderada.

Roteiro

Fizemos a travessia em 1 noite e 2 dias, como segue:

  1. Lagoinha a Guajiru
  2. Guajiru a Mundaú

dia 1: Lagoinha – Guajiru

Total percorrido
Tempo sem paradas
Subida
Descida
Altitude máxima
Dificuldade
17,5 km
4h10min
184 metros
228 metros
57 metros
Leve Moderada

Também passamos por:

  • mirante do Cruzeiro
  • riacho das Almécegas

Era lua cheia e saímos com a maré subindo. Isso significa que caminhamos um pouco na areia seca e um pouco fofa.

A praia de Lagoinha tem uma beleza diferente. Ao seu lado direito uma pequena duna misturada com árvores. Na maré mais baixa, pedras sobressaem sob as ondas. E é possível apreciar um belo pôr do Sol. No lado oposto da praia, uma construção não acabada tira um pouco o brilho natural do lugar. Futuramente será um hotel e bar do Hard Rock Cafe. A badalação promete.

Logo depois passamos pela Área de Proteção Ambiental das Dunas de Lagoinha e pelo baixinho mirante do Cruzeiro.

LRM_EXPORT_20180719_155219

O trecho depois de Lagoinha, tem uma paisagem de praia monótona. Sem falésias e dunas.

A monotonia é quebrada ao chegarmos no riacho das Almécegas. Uma mini lagoa é formada, provavelmente é a tal lagoa dos Jegues que os bugueiros levam os turistas. Dois quilômetros adentro fica a lagoa das Almécegas, onde o passeio de bugue vai. Nós não fomos, pois o desvio seria grande.

Tivemos a companhia de um morador até chegarmos em outro momento interessante do dia: atravessar o rio Trairi. Chegamos no auge da maré alta, por volta das 7h30min. O rio estava bem alto. Contornamos o rio por detrás, por um caminho veicular, no meio de árvores e flores rasteiras. Uma balsa manual estava parada no meio do rio e por sorte um rapaz no outro lado foi manuseá-la para nos socorrer e assim conseguimos atravessar o rio. A balsa foi projetada para atravessar carros, mas como era época de Copa do Mundo e dia de jogo do Brasil, todos estavam se preparando em frente à televisão. Ainda bem que o rapaz nos viu.

O percurso volta à monotonia anterior até chegarmos em Guajiru, onde nos hospedamos em uma simples pousada.

Assista abaixo como foi este dia.

dia 2: Guajiru – Mundaú

Total percorrido
Tempo sem paradas
Subida
Descida
Altitude máxima
Dificuldade
18,5 km
4h30min
185 metros
188 metros
14 metros
Leve Moderada

Também passamos por:

  • Fleicheiras
  • riacho Ferrão
  • Emboaca

A caminhada deste dia foi longa e novamente monótona.

A paisagem só mudou um pouco quando passamos por Fleicheiras. Não teve nenhuma beleza natural diferente, mas sim restaurantes e pousadas beira-mar. Dezenas de mesas e cadeiras invadem a praia. Só não vimos a lotação humana porque era muito cedo, e com certeza a maioria dos mortais naquela vila estavam dormindo.

Em Fleicheiras uma cadela caminhava pela água e quase que inconscientemente acariciei-a. Quando percebi, ela estava nos seguindo. A coitada nos acompanhou por quase 3 horas e quando o Sol apertou, desistiu.

LRM_EXPORT_20180719_155649

Atravessamos o riacho Ferrão com água um pouco acima do joelho. E depois de 2h30min atravessamos o vilarejo de Emboaca.

Caminhamos sem parar até Mundaú, nosso destino final.

Mundaú é um vilarejo bem calmo com uma simpática praça com vista para o mar, rio Mundaú, duna e parque eólico. Lugar ideal para apreciar o pôr do Sol.

LRM_EXPORT_20180719_155628

Assista este dia no vídeo abaixo:

Dicas

  • Comece a caminhar bem cedo. O ideal é dar os primeiros passos 30 minutos antes do nascer do Sol.
  • Use repelente, principalmente para dormir. O ataque de mosquitos é quase certo.
  • Em geral, durante nossa viagem ao litoral cearense, vimos somente Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Se não tiver conta nestes bancos, considere levar mais dinheiro para a viagem.
  • Leve dinheiro físico. Alguns lugares não aceitam cartão.
  • Evite caminhar descalço. Em alguns momentos vimos alguns cacos de vidro na areia.

Custos

Seguem alguns custos em reais (BRL).

  • Pousada dos Viajantes em Paraipaba, diária casal: $BRL 40,00
  • Transporte de Paraipaba a Lagoinha, individual: $BRL 5,00
  • Pousada do Sol em Lagoinha, diária casal: $BRL 150,00
  • Pousada em Guajiru, diária casal: $BRL 80,00
  • Pousada Sonho Meu em Mundaú, diária casal: $BRL 130,00

Cotação em 26/06/2018:
$USD 1,00 = $BRL 3,76

Dados sabáticos

1728 km trilhados
149 noites acampando
45 cidades
13 meses
4 países

Quer mais?

Nós, Paula Yamamura e Ramon Quevedo, estamos curtindo uma vida sabática, focando no que mais gostamos de fazer: viajar trilhando.

Nos acompanhe também em:

Compre nossas fotos na Shutterstock.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.