Brasil, Minas Gerais, Pré-sabático, Rio de Janeiro, São Paulo

TRAVESSIA DA SERRA FINA

A Serra Fina fica na Serra da Mantiqueira, entre os estados de RJ, SP e MG.

A travessia da Serra Fina é considerada a mais difícil do Brasil, que para mim se resume a dois pontos: temos que carregar o equivalente para 24 horas de água (tem um ponto de água por dia, mas longe do acampamento) e o terreno é bem complicado, com uma pitada de escalaminhada e mata fechada e muito sobe-e-desce. Como choveu na semana anterior, tinha bastante lama e consequentemente tombos! Minha mochila voltou com alguns furinhos… snif… snif…

Quem quiser fazer a Travessia provavelmente irá falar alguns palavrões em algum momento, mas para um bom montanhista, no final das contas é bem recompensador.

Em maio de 2017, fizemos os 28 km em 4 dias, mas tem louco que faz em menos dias. Inclusive encontramos na trilha um casal com cachorro que estavam fazendo a travessia em um único dia.

DIA 1 – Capim Amarelo

Chegamos à noite e acampamos perto da Toca do Lobo. Acordamos cedo e no primeiro dia caminhamos 4,4 km por volta de 5 a 6 horas até o Pico do Capim Amarelo (2499 metros de altitude), mas o dia e a noite estavam nublados e não deu para apreciar a paisagem.

DIA 2 – Pedra da Mina

No segundo dia acordamos bem cedo, pois sabíamos que a próxima parada estaria concorrida. E para ajudar eu ando devagar quase parando. Encaramos uma descida que não seria tão difícil se não fosse a lama deixada pela chuva da semana anterior. Foi cruel. Quem decidiu vestir camiseta branca neste dia se arrependeu amargamente. A trilha neste dia estava bem fechada e molhada. Depois de 7,4 km e quase 9 horas de caminhada, chegamos na Pedra da Mina (2798 metros de altitude), por uns 10 minutos não encontraríamos lugar para nossa barraca. Estava lotado.

2017.05.01 Brasil - Pedra da Mina

DIA 3 – Pico dos Três Estados

No terceiro dia caminhamos 6,4 km por volta de 8 horas. Nos aventuramos a achar uma trilha no meio de um capim super alto em um terreno alagado, que mal dava para ver os pés. Dormimos no Pico dos Três Estados (2665 metros de altitude), onde fica a divisa entre MG, SP e RJ. 2017.05.02 Brasil - 3 estados

DIA 4 – Descida

No dia seguinte descemos 10 km por 7 horas um desnível de 1100 metros. Haja joelhos….

AVALIAÇÃO DA TRILHA

Trajeto completo) Da Toca do Lobo até Sitio do Pierre.

  • Total percorrido: 28 km
  • Tempo de caminhada: 13 horas (sem considerar paradas)
  • Elevação: subimos 3153 metros e descemos 3149 metros
  • Dificuldade: PESADA 

Para quem gosta de travessias, veja também o Parque Nahuel Huapi, localizado em Bariloche (Argentina).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s