Brasil, Sudeste

ILHABELA

Ilhabela fica no litoral norte do estado de São Paulo, a 203 km da capital, com 32 mil habitantes.

É formada por 14 ilhas, sendo que a maior é a ilha de São Sebastião, onde fica o Parque Estadual da Ilhabela, que faz parte dos Parques Estaduais de São Paulo.

O turismo é a principal fonte de renda, e este foi impulsionado após a década de 60 quando surgiu a balsa ligando a ilha ao continente e na década de 70 com melhorias da estrada.

O clima da região é o tropical litorâneo úmido, o mês mais quente é o fevereiro, e o período mais frio fica entre julho a setembro. A maior concentração de chuvas tende a ser nos meses de verão, e de junho a agosto os dias são mais secos.

Tempo Ilhabela
fonte: Climatempo

Em Ilhabela destaco três atividades que fizemos: mergulho autônomo, trilha Bonete e ficar de bobeira nas diversas praias da ilha.

Praia do Jabaquara (Ilhabela, SP)

BONETE

Fomos para Bonete e encaramos uma trilha de 12 km dentro do Parque Estadual de Ilhabela, para conhecer uma praia pouco movimentada, do jeito que gostamos.

trilha para chegar na praia de Bonete (Ilhabela, SP)
trilha para chegar na praia do Bonete (Ilhabela, SP)

É uma vila de caiçaras com pouca infraestrutura. mas ainda sim é possível se hospedar em um hotel bem aconchegante. Claro que não foi nesse hotel que dormimos.

A ideia era chegar em Bonete e pegar um barquinho para voltar à cidade no mesmo dia.

Barco na praia do Bonete (Ilhabela, SP)

Mas chegando lá não tinha ninguém disponível para nos levar de volta. Então tivemos que procurar uma pousada para passar a noite. Nós ficamos em uma pousada bem simples, sem luz elétrica e achamos que não saiu barato.

No dia seguinte voltamos de barquinho.

MERGULHO

Particularmente, não considero a Ilhabela como o melhor point de mergulho de São Paulo. Laje de Santos vale mais a pena, pela visibilidade (quando o mar está calmo) e vida marinha. Mas a vantagem da Ilhabela é que você já está em um local com belo atrativo turístico na superfície e mergulhar é uma atividade extra.

Mergulhando em Ilhabela (SP)

Exploramos muito pouco de Ilhabela e é um lugar que precisamos voltar.

DICAS E LINKS

Dicas:

• Leve um agasalho para usar à noite, pois na capital da vela venta bastante.
  • Não esqueça do repelente. É imprescindível usá-lo sempre.
  • Tente ir na baixa temporada. A alta temporada é muito cara e lotada.